Performancing Metrics

Super Phoenix: Gincana de São Jerônimo - Muitos anos de história

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Gincana de São Jerônimo - Muitos anos de história

Recentemente o jornal Portal de Notícias publicou uma boa matéria intitulada "Gincana Cultural movimenta a cidade há 28 anos".

O texto conta, de forma resumida, o desenvolvimento da nossa gincana até os dias de hoje. O texto é bem interessante, tão legal que resolvi acrescentar algumas coisas e fazer uma pequena correção quanto a gincana de 1984, uma vez que, até onde eu saiba, não houve gincana em 1984. A primeira gincana, criada por iniciativa dos festeiros[1] da festa de São Jerônimo, realmente ocorreu em 1983 e suas participantes eram todas vinculadas a algum estabelecimento comercial ou entidade. Poupança (Caixa Econômica Federal), Ótica Lux, Coremaq, Auto São Jerônimo e Rotary Club de São Jerônimo.

Em 1984, por motivos que ignoro, não houve gincana. Ela voltaria, com novas equipes, apenas em 1985. Nessa edição participaram a equipe Léo (Lions Club de São Jerônimo), EMAUS (grupo de jovens vinculado a igreja católica) e equiMedonhos (formada principalmente por alunos do "ginásio"[2] e seus pais e professores). Não sei se havia mais alguma equipe nessa gincana.

A Águia de Fogo começou a participar em 1986, a antológica foto que encerra a matéria do jornal é de 1987, nela aparece praticamente toda a equipe que participaria da gincana daquele ano. Um fato bastante curioso ocorreu na gincana de 1988, essa gincana marca a primeira e única participação de uma equipe de outra cidade na gincana de São Jerônimo. A recém-nascida TNC, equipe de Charqueadas, participou dessa gincana, junto com a equiPolenta, Léo, Medonhos e Águia.

A gincana de 1989 marcou a última participação da equipe Léo na gincana de São Jerônimo, depois de anos de combate com a Medonhos essa equipe acabou e seus integrantes foram, quase na integridade, absorvidos pela Águia de Fogo. A partir de 1990 a Águia passou a rivalizar com a Medonhos na gincana. A gincana de 1990 também marca o surgimento de uma nova equipe, a grande equiBarrosa, composta, principalmente, por funcionários da prefeitura municipal. A gincana de 1990 nos reserva, também a primeira edição da tarefa mais querida pelos jeronimenses, o "baile" de escolha da rainha. O início da décade de 90 foi pródigo no surgimento e desaparecimento de equipes. Em 1991 participaram da gincana equiPM (sim, a equipe dos soldados da brigada militar em sua primeira e última participação), equiBarrosa, Águia de Fogo, equiMedonhos e a estreante equiPoupança. Aliás, cabe aqui ressaltar que foi a partir dos "bailes" montados pela equiPoupança para a gincana de 1991 e de 1992 que o estilo de apresentação das equipes tomou forma.
A equiMistura foi mais uma dessas equipes de um ano só. Originada do primeiro "racha" de uma equipe em São Jerônimo, essa equipe, que tinha o objetivo de criar uma equipe apenas de ,e para, adolescentes, participou apenas da gincana de 93 e foi importante para o surgimento de uma outra equipe, a Nova Era.

O ano de 1994 marca o fim da primeira fase das gincanas de São Jerônimo. Essa foi a última gincana organizada por pessoas da comunidade e a última a estar, de alguma foram, sob coordenação dos festeiros da Festa de São Jerônimo. Provavelmente o empate entre Medonhos e Águia tenha levado a essa decisão. De qualquer forma, a gincana seguinte, ocorrida no ano da graça de 1995, foi organizada pela prefeitura municipal que contratou uma empresa para ser responsável por todos os eventos da cidade, leia-se carnaval e gincana. A experiência foi, digamos, traumática. Então, para resolver seus próprios problemas e gerenciar seu evento as equipes decidiram criar a "Liga Independente das Equipes da Gincana de São Jerônimo" (Nós e nossa queda pelo carnavalesco). A popular Liga das Equipes. A gincana de 1996 encerra esse período de transição com a Liga assumindo a gincana e contratando uma equipe de Charqueadas para organizar a gincana. Estava tudo pronto para a segunda fase da gincana.

A segunda fase da gincana inicia em 1997 com a Astuta. Uma das melhores organizadoras de gincana que tive o prazer de conhecer e participar. A partir daqui nada seria como antes, principalmente por que é a partir dessa gincana que as equipes de São Jerônimo começam a receber apoio externo. A mudança no estilo é elogiada por todas as equipes fazendo com as edições de 1998 e 1999 sejam realizadas pela mesma organizadora. Se o ano de 1998 foi o ano da despedida da Nova Era, o de 1999 foi o de estréia da equiShalom. Surgida do primeiro racha a ocorrer em uma das grandes equipes.

É interessante, também, perceber a evolução no "baile" de escolha da rainha nos anos 90. De acordo com tipo de cenário, proposta eles podem ser divididos em três grupos, 1990-1993, 1994-1996 e 1997-1999.

O período entre 1999 e 2006 é o de maior estabilidade entre as equipes participantes. Águia de Fogo, Shalom, Poupança e Medonhos competiram durante oito edições sem o surgimento ou desaparecimento de outras concorrentes. Isso até um certo pessoal resolver criar uma equipe nova em 2006. Os anos entre 2004 e 2006 já anunciavam que mais uma fase da gincana chegava ao fim, o modelo Astuta de gincana estava sendo substituído e essa mudança, certamente, chegaria até São Jerônimo. A Phoenix participa da sua primeira gincana em 2007, justamente na gincana de transição entre uma fase e outra da gincana. A partir de 2008, São Jerônimo adere ao modelo Enigma de gincana e as equipes passam para um novo patamar, mais veloz, dinâmico e moderno. O exemplo da Phoenix é seguido por alguns integrantes da Medonhos que decidem criar a Kamikaze em 2009 e participam pela primeira vez da gincana em 2010.

A gincana de 2011 marcou o aniversário dos 150 anos da cidade de São Jerônimo e seis equipes participaram da gincana mantendo a tradição que já dura 29 anos ou 28 edições, o que preferirem.


[1] Casais encarregados de arrecadar fundos e organizar a festa do padroeiro da cidade.
[2] Na época Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau São Jerônimo, hoje, Instituto Estadual de Educação São Jerônimo



Fases

Fase I
1984-1996 : Organizadoras da cidade e arredores. Equipes pequenas. Sem participação de gincaneiros de outras cidades.
Fase II
1997-2007 : Organizadoras como a Astuta, por exemplo. Equipes grandes. Participação de gincaneiros de outras cidades.
Fase III
2008-dias de hoje: Organizadoras como a Enigma, por exemplo. Equipes grandes. Participação intensa de gincaneiros de outras cidades.


Campeões ano a ano

1983 - Poupança (não equiPoupança, apenas poupança) Edição I
*1984 - Não houve gincana
1985 - equiMedonhos Edição II
1986 - equipe Léo Edição III
1987 - equiMedonhos Edição IV
1988 - equipe Léo Edição V
1989 - equiMedonhos Edição VI
1990 - Águia de Fogo Edição VII
1991 - equiPoupança Edição VIII
1992 - Águia de Fogo Edição IX
1993 - equiMedonhos Edição X
1994 - equiMedonhos e Águia de Fogo (primeiro e, espero, último empate) Edição XI
1995 - equiMedonhos Edição XII
1996 - Águia de Fogo Edição XIII
1997 - equiMedonhos Edição XIV
1998 - Águia de Fogo Edição XV
1999 - Águia de Fogo Edição XVI
2000 - equiPoupança Edição XVII
2001 - Águia de Fogo Edição XVIII
2002 - Águia de Fogo Edição XIX
2003 - Águia de Fogo Edição XX
2004 - equiPoupança Edição XXI
2005 - Águia de Fogo Edição XXII
2006 - equiShalom Edição XXIII
2007 - Águia de Fogo Edição XXIV
2008 - equiShalom Edição XXV
2009 - Águia de Fogo Edição XXVI
2010 - Phoenix Edição XXVII
2011 - Phoenix Edição XXVIII

A propósito, os primeiros três leitores a escreverem um comentário que contenha o nome dos três integrantes da Phoenix que estão na foto que encerra a materia do Portal ganharão, inteiramente grátis, um super brinde do blog.


até +

9 comentários:

  1. jorge antônio, seco, e bárbara

    abraços adão quero meu brinde

    ResponderExcluir
  2. poh Adão, acho que essa tu não vai levar... Em 87 a Barbara ainda era criança!!! Chuto na Jane, além dos outros 2, Pinto e Seco!

    ResponderExcluir
  3. Pinto, Seco e Bárbara. Além de seus descendentes, só que pela metade...

    ResponderExcluir
  4. Pois é, quem votou em mim se deu mal, porque eu não estou nessa foto não!!! Já o Seco está mega fashion de oclinhos e calça vermelha, é o pai do Restart, hahaha! Muito legal a foto!!! Outra coisa, que eu me lembre a EquiMistura começou no ano de 1992, logo participou por dois anos e não só em 93.

    ResponderExcluir
  5. Bah...mistério do terceiro integrante!
    O Tio Jorge e o Seco tá na cara... mas e o outro?? Acho que é a Jane ali no chão!

    E Vitor, tu não vale pq deve ter colado do Fábio aí no trabalho. O brinde é meu :P

    ResponderExcluir
  6. isto é ter história em Gincana, mto bacana, mto bem escrito!!!

    ResponderExcluir
  7. Viram que a Águia tem outros fundadores? Não é só aquele!!!

    ResponderExcluir
  8. Procurando a lista dos vencedores, achei esse texto de quase uma década. Grande saudosismo.

    ResponderExcluir