Performancing Metrics

Super Phoenix: Maratona Gincaneira

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Maratona Gincaneira

Eu sou do tempo em que gincana ocorria uma vez por ano, sempre em setembro. Tão logo a gincana terminava a gente já começava a ficar com saudade e louco para a próxima começar. Isso entre os anos 80 e 90, claro.

Antigamente havia um grande espaço de tempo entre uma gincana e outra, dava para respirar antes do próximo mergulho. Atualmente mal termina uma gincana e começa a próxima.

A partir dos anos 2000 o rítmo foi aumentando progressivamente. Algumas equipes começaram a viajar e se fazer presentes. Primeiro, com algumas gincanas em outras cidades. E, logo adiante, devido a troca massiva de ajuda entre diversas equipes, veio o prazer (e a obrigação) de participar de gincanas o ano inteiro.

Para as equipes de São Jerônimo a aceleração foi ainda maior. Envolvidos que estamos em duas competições paralelas: o show das equipes e a gincana propriamente dita. Então, além de retribuir a ajuda recebida também trabalhamos na construção de um evento cada vez mais elaborado. E dá-lhe festa das equipes, reuniões semanais na liga, arrecadação de grana, trabalho no barracão, ensaios e mais ensaios, além das viagens de fim de semana.

Obervem a sequência que teremos em março/abril :

12 e 13/03 - Minas do Leão
19 e 20/03 - Picada Café
26 e 27/03 - Charqueadas
02 e 03/04 - Nova Petrópolis

Dá vontade de participar de tudo, só que infelizmente as vezes será impossível.

Em Setembro/Outubro será a mesma coisa, vejam o calendário que está se armando:

São Jerônimo: 17/09 (show das equipes), 23(desfile) 24 e 25/09 (gincana)
Portão: 01 e 02/10 (datas ainda não confirmadas)
Butiá: 08 e 09/10 (datas anunciadas via twitter)

Isso que não tenho as datas de Rolante, Taquara e Gravataí confirmadas.

Seria possível imaginar um calendário melhor, em que as gincanas não ficassem todas concentradas em poucas semanas? A primeira dificuldade está relacionada ao motivo pelo qual cada cidade escolhe as datas da sua gincana. Normalmente trata-se de uma data comemorativa do município e que conta com o apoio da prefeitura e da comunidade. E essas, em sua maioria, não estão preocupadas em retribuir apoio ou se você vai se arrebentar viajando o Estado inteiro em menos de um mês. O que conta é a festa do município. Eu, por exemplo, sou da opinião que gincana de São Jerônimo é em Setembro.

Uma ideia seria estabelecer oito datas para as chamadas grandes gincanas, que seriam regionalizadas. Essas gincanas ocorreríam entre março e novembro com rodízio entre as sedes. A região carbonífera, por exemplo, poderia ter duas datas: uma em março e outra em setembro. E assim, por diante. Claro que temos um grande problema fazendo isso, o distanciamento das comunidades com a gincana e o fim de peculiaridades de cada cidade. Como ficaria o show da gincana que os Jeronimenses tanto prezam?

Por essas e outras que nada vai mudar.

O grande barato da gincana é a diversão e a amizade por ela proporcionada. Então acho que não adianta participar de todas as gincanas apenas para fazer presença e, assim, garantir apoio lá na frente. O objetivo, ao menos no meu ponto de vista, é participar para se divertir. Se, por acaso, não der para ir em alguma, paciência.
Haverá gincanas em que a amizade falará mais forte, em outras será a rivalidade e assim por diante.

De qualquer forma, seria interessante ir fazendo uma poupança gincana. Não seria?

Abraços,

Fábio

Um comentário:

  1. Essas maratonas são tensas mesmo. Tem 2 por ano. Em março/abril e em setembro/outubro/novembro.

    Se, de alguma forma, pudesse migrar algumas gincanas para maio/junho/julho/agosto seria bem menos cansativo para os gincaneiros. Problema que as gincanas mais tradicionais, a dificuldade de mudar uma cultura é bem mais dificil. Sobraria para as mais recentes ou para as que não tem uma data muito definida...

    ResponderExcluir