Performancing Metrics

Super Phoenix: Blog em retrospectiva, 2011 - Parte II

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Blog em retrospectiva, 2011 - Parte II

E o que dizer do desempenho das equipes jeronimenses em 2011? Esse blog se propõe a fazer uma análise isenta, imparcial e politicamente correta de cada uma das equipes participantes da nossa tradicional gincana.

EquiPoupança: Essa tradicional equipe mantém, desde 2008, exatamente o mesmo desempenho, penúltimo no show, último na gincana. Em 2011 não foi diferente. O problema maior foi a diferença para a quinta colocada, 3055 pontos. Em 2010, para se ter uma ideia, essa diferença foi de apenas 800 pontos, ou seja, piorou a situação do Michael Jackson!!!
Para quem vê de fora a Poupança parece conformada com essa situação. Já ouvi alguma coisa a respeito dos motivos que levaram a essa derrocada, cada um tem uma teoria um pouco diferente e o certo é que nunca há um motivo único. Enfim, mais um ano ruim em termos de resultados para uma das tradicionais equipes de São Jerônimo.

Equipe Kamikaze: Uma das surpresas da gincana. Derrubou, inclusive, as previsões desse blog feitas no final ano passado. Eu não sei o que aconteceu com a Kamikaze e, para o bem deles, espero que eles saibam. O último lugar no show foi, de certa forma, normal. Quando digo normal quero dizer que alguém tem que ser último nessa tarefa e, normalmente, se espera (deseja) que seja ou a Phoenix, ou a Poupança, ou a Kamikaze. É só dar uma olhada no Facebook ou no falecido orkut. O problema foi a quinta colocação na gincana. De liquidar com o bolão da gincana. A Kamikaze teve um início promissor em 2010, pois obteve o quarto lugar na gincana. Dessa forma, era normal a expectativa de um de seus líderes, durante a entrega do último lote de tarefas, de que a Kamikaze estaria em, pelo menos, terceiro lugar. Infelizmente, para eles, faltaram 2165 pontos para atingir o objetivo. O problema, a partir dessa diferença de pontos, não aponta para apenas uma ou duas tarefas. O que terá dado tão errado? Resumindo, piorou a situação do Michael Jackson.

EquiMedonhos: Aqui está um exemplo de equipe vem buscando seu espaço após alguns anos como coadjuvante. Após o excelente primeiro lugar no show de 2010, faltava confirmar que aquela vitória não teria ocorrido por acaso e melhorar, nem que fosse um pouquinho, a colocação na gincana. Do meu ponto de vista a Medonhos atingiu todos os seus objetivos. Foi segundo colocada no show, com direito a muitos elogios, e quarto colocada na gincana. Quem diria que eles iriam conseguir superar a Kamikaze, hein? Talvez só eles. O irônico é que a Medonhos foi a equipe mais inconformada com o resultado da gincana. Questionou, questiona e, pelo jeito, questionará para sempre o resultado do show de escolha da rainha. O que, independente do mérito, talvez seja bom para a nossa gincana. Faz falta a Medonhos como protagonista da gincana e enfrentando as demais. Resumindo, melhorou a situação do Michael Jackson.

EquiShalom: Em uma gincana cheia de surpresas, mais uma. A Shalom vem fazendo, nos últimos anos, gincanas, digamos, irregulares: em 2007 terceiro lugar no show e na gincana; em 2008 segundo lugar no show e campeã da gincana; em 2009 primeiro no show e quarto na gincana; em 2010 segundo no show e terceiro na gincana. Seria 2011 o ano da regularidade? Em termos. Havia grande expectativa pelo show que seria apresentado pela Shalom, inclusive pelo risco de repetir a rainha da equipe. O resultado final ficou muito abaixo do esperado, "apenas" um quarto lugar. Digo "apenas" por se tratar da Shalom, equipe que vai para essa tarefa sempre como uma das favoritas. A questão é que talvez o resultado tenha sido influenciado mais pela competência dos adversários do que por falhas da equipe. É uma forma de ver as coisas, não é? Na gincana a Shalom conseguiu manter a terceira colocação, obtendo confortáveis 1300 pontos de vantagem sobre a quarto colocada. A coisa melhora se você fizer as contas e perceber que a diferença para a segundo colocada foi de apenas 710 pontos, melhora mais se você descontar os 400 pontos do show das equipes (diferença entre a primeiro colocada no show e a quarto colocada no show). Sobram apenas 310 pontos. Seria bom, se não fosse a quarta colocação no show. Resumindo, estabilizou a situação do Michael Jackson.

Águia de Fogo: Os resultados obtidos pela Águia em 2011 não surpreenderam. Primeiro no show e segundo na gincana são colocações normais para essa equipe. Chamou a atenção a forma como a Águia veio para a gincana, com sangue nos olhos, com 25º comando, em uma verdadeira blitz na tentativa de vencer a tudo e a todos. Deu quase certo. Se no show não teve para ninguém com farta distribuição de notas 10, na gincana a conversa foi diferente. Não que a diferença (contra) de pontos tenha sido grande como foi em 2010, mais de 2800 pontos. Em 2011 a diferença ficou em 880 pontos, porém havia a quase certeza de que esse ano seria aquele de voltar a vencer a gincana como foram todos os anos seguidos de derrota desde 1990. Isso mesmo, a última sequência de derrotas da Águia havia ocorrido entre 1986 e 1989. Desde então, perdia um ano e ganhava no outro. Isso até agora. Será que a Águia trocaria a vitória do show pela vitória na gincana? Boa pergunta... Se sim, piorou a situação do Michael Jackson. Se não, estabilizou a situação do Michael Jackson.

Phoenix: Derrubou o bolão do show das equipes. Quase ninguém esperava uma apresentação tão competente por parte da Phoenix. Terceiro no show, para a Phoenix, não acontece todo dia, aliás, em cinco participações, essa foi apenas a segunda vez entre as três primeiras. A Phoenix entrou na gincana animada com o resultado do show e com a obrigação de fazer uma gincana tão boa quanto foram as suas últimas duas participações: em 2009, quinto no show e segundo na gincana; em 2010, quarto no show e primeiro na gincana. A grande dúvida, por parte de alguns, era a seguinte: foi sorte ou foi competência? Bem, espero que depois da gincana desse ano a resposta tenha ficado clara. Embora sempre vai haver quem, devido a um mecanismo de defesa chamado negação da realidade, vai seguir achando que não é nada disso. Foi roubo! Foi sorte! Foi sei lá o que... rsrsrsrs. Primeiro lugar na gincana duas vezes consecutivas e terceiro lugar no show?! Ressuscitou o Michael Jackson.

2 comentários:

  1. É uma pena a Shalom vir com esta irregularidade nos ultimos anos, é uma equipe que me agrada muito!!! E a Phoenix vem fazendo um trabalho diferenciado das demais e o resultado ta ai!
    Agrandando ou não a equipe está um passo a frente das demais.... que venha 2012 !!!

    ResponderExcluir
  2. E ae Rafael! Lendo o teu comentário refleti um pouco mais sobre o assunto. A Shalom tem feito boas gincanas. Ela oscilou mais entre 2007 e 2009 (3-1-4), nas últimas duas manteve o terceiro lugar. Acho que tem mais a ver com a concorrência, que é forte na nossa cidade, do que com algum problema dela. Quanto a Phoenix é complicado falar estando dentro da equipe, mas posso dizer que não estamos a frente de ninguém. O que aconteceu, nos últimos três anos, é que a equipe encaixou e conseguiu se colocar em condições de disputar as três primeiras colocações (em uma gincana de seis equipes, terceiro é bem razoável).
    Mas tudo isso é tese. rsrsrsrs. Quem sabe o que o ano que vem nos reserva? Só o caboclo trancarua.

    ResponderExcluir