Performancing Metrics

Super Phoenix: É nós no DVD !!!!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

É nós no DVD !!!!

Nesse último final de semana pude assistir na íntegra aos shows de escolha da rainha 2008. Ao final da sessão não pude deixar de pensar sobre o assunto mais polêmico do show desse ano: o critério de julgamento utilizado pelos jurados para escolher a equipe vencedora.

Para quem não acompanha a gincana de São Jerônimo e muito menos o show: os jurados foram acusados de terem cometido uma grande (no mínimo) injustiça no resultado.

Teria havido realmente alguma injustiça no resultado ? Houve alguma equipe prejudicada ?

Bom, para início de conversa temos que recapitular quais são os critérios de avaliação que todo jurado deve julgar durante os aprox. 15 minutos de apresentação de cada equipe:

"a) desempenho da rainha:interpretação, adequação do personagem ao tema proposto e seu desempenho no palco;
b) desempenho do elenco: adequação dos personagens ao tema proposto, desempenho no palco; c) caracterização do tema: elenco, figurino, cenário, trilha sonora, criatividade, originalidade, roteiro, todos em harmonia com o tema proposto;
d) Conjunto da apresentação: Será uma soma das notas dos 08 (oito) jurados.
A Comissão Julgadora será composta de 8 (oito) jurados, sendo 4 (quatro) especializados em Teatro e 4 (quatro) em Dança e todos julgarão todos os itens (Caracterização do tema, Desempenho do elenco e Desempenho da Rainha), que pontuarão de 7 (sete) à 10 (dez), fracionado em decimais, cada item, sendo eliminada a nota mais alta e a mais baixa."

- Fonte: regulamento do show de escolha da rainha da gincana 2008

Obviamente todos os quesitos são totalmente subjetivos, assim fica a critério do jurado decidir a partir do que vê no palco qual pontuação cada um deve receber. Quando a cortina abre cada jurado tem 15 minutos para avaliar os quatro quesitos acima, fazer uma avaliação identificando onde cada apresentação foi melhor ou pior em relação as outras e dar uma nota. Sinceramente, alguém acha que seria possível?

Caso o jurado preste muita atenção na rainha de uma equipe, não perceberá o seu elenco, se fizer o contrário não verá a rainha ou o cenário. Dá tempo de escutar a trilha sonora com atenção? É claro que não !!!

O que ocorre é que o jurado vê O TODO, o tamanho do cenário, a quantidade de pessoas sobre o palco, o colorido do figurino, o brilho das gigantescas coroas, as emocionantes criancinhas e a chuva de prata, ouro, incenso e mirra que brotam do fundo do palco. Em resumo, o luxo da apresentação, quase como se fosse uma ala de escola de samba sobre o palco. O resto, é tudo muito parecido. Ninguém consegue prestar atenção na trilha e perceber se a edição foi bem feita ou se está de acordo com tema e ajuda a contar a história, se a atuação do elenco e da rainha estavam de acordo com o tema e foram bem realizadas, o mesmo vale para coreografias e qualquer coisa que não cause impacto.

Vamos nos colocar no lugar do jurado, somos convidados a viajar a uma cidade estranha e julgar uma "apresentação para escolha da rainha da gincana de uma gincana". O que você espera assistir? Se alguém acha que uma filmagem de algum show de anos anteriores possa ajudar, esqueça! O DVD reduz muito o tamanho real das apresentações. Assim, ele se vê obrigado a distribuir as notas em cada quesito de acordo com o TODO que ele gostou mais.

Seguindo esse raciocínio, apresentações mais luxuosas SEMPRE terão as melhores notas em todos os quesitos mesmo que não mereçam e aquelas de menor investimento terão notas muito parecidas, mesmo que também não mereçam. Simplificando ainda mais: cada apresentação recebe notas proporcionais ao valor investido no show. Orçamentos de 30.000,00 receberão notas de 30.000,00.

No princípio, nosso show privilegiava a criatividade. A melhor rainha não seria necessariamente a mais bonita, hoje é aquela que pertença a equipe disposta a gastar o que tem e o que não tem para botar seu bloco no palco.

Duvidam? É fácil, basta cada equipe gastar, no máximo, 8.000,00 no show do ano que vem e veremos.

PS: O autor desse texto achou a colocação da Phoenix justa, só não concorda com as notas recebidas.

3 comentários:

  1. Até que enfim alguém pensa como eu. Venho dizendo isso já faz um tempo, mas infelizmente as pessoas com quem troco idéias acham, que o baile deve ter valor de investimento livre. Eu NÃO CONCORDO, acho sim que somos julgados assim exatamente como você comentou. E ACHO que deveria ser regulamentado um valor x para gastar no baile, igual a todos e cada um que se vire para criar e evoluir dentro deste limite, pois só assim veremos quem realmente é o melhor, o mais criativo, mais bonito. Sendo assim um regulamento, e gostaria de ver as equipes com um baile realizado com um valor igual. Pois se continuar assim como está, daqui um tempo teremos equipes gastando 40, 50 ou mais...

    Abraços a todos e pensem bem neste comentário, principalmente aqueles que nos representam na liga....

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda,

    Infelizmente não vejo como o show caminhar nessa direção (custo regulado). O mais provável é que algumas equipes sigam gastando até secar a fonte. Depois vamos ficar lembrando dos velhos tempos, igual se faz com o carnaval. Realmente não me importo muito com isso, cada um faz o que quer com o seu dinheiro. Apenas acho que o julgamento por quesito (jurados para cada quesito), seria mais justo e com maior equilíbrio entre as notas.

    ResponderExcluir
  3. Não sou membro da equipe phoenix, mas acho interessante debater o futuro sustentável da nossa gincana.

    Concordo que o nosso show precisa de uma reformulação para que possa continuar existindo por muitos e muitos anos, mas tenho alguns questionamentos quanto à idéia de um teto para o show:

    1- Como fiscalizar se a Equipe "A" ou a Equipe "B" realmente gastaram um valor dentyro do permitido?

    2- Será que um corte brusco nos orçamentos não implicaria em uma imensa queda de qualidade dos espetáculos também? (aqui sugiro um corte gradual, se realmente houver resposta para a questão 1)

    3- Haverá, dentro das equipes, pessoas interessadas em construir um bom espetáculo se não disponibilizarão de um bom $ para tal, o que gerará muito, mas muito mais trabalho interno?

    Aguardo as respostas para que possamos continuar este debate!

    Parabens phoenix pelo blog!

    ResponderExcluir