Performancing Metrics

Super Phoenix: Urbana Legio Omnia Vincit

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Urbana Legio Omnia Vincit

O post de hoje é um totalmente fora do comum, pois não fala sobre gincana, nem sobre algo relacionado. Enfim, se alguém não curtir é só parar de ler... sem ressentimentos.

Ontem à noite recebi uma mensagem de um velho amigo me dando uma dica: "Cara, tá passado o show da Legião com o Wagner Moura na MTV". Só então me lembrei de que tinha mesmo um show marcado para passar na TV, com direito a divulgação através da capa do segundo caderno da Zero Hora.
Peguei o controle remoto e fiz uma viagem direta, sem escalas, de volta aos anos 80. Assisti todo o show, troquei ideias e lembranças com meu camarada durante o programa e depois li o monte de críticas na net (que já estouravam durante a apresentação).
A Legião Urbana, antes de ser uma das maiores bandas de rock que o Brasil já teve, liderada por um vocalista icônico e carismático, foi a banda da minha adolescência e dos meus amigos. Eu sou daqueles que acredita que a música realmente marca a nossa vida, nos transporta a vários lugares e épocas na medida em que serve de trilha sonora para os nossos melhores e piores momentos. Logo, ouvir Legião me leva de volta para São Jerônimo na década de 80 (credo como sou velho). Velho, nostálgico e um pouco piegas, mas isso vem com a idade, acho eu.

Pois bem, como sou da época do auge da banda não me surpreendi com a falta de habilidade do Bonfá e do Dado, respectivamente baterista e guitarrista da banda, ninguém deveria estranhar o jeito que eles tocam. A Legião não foi concebida para ser sustentada pelo apuro técnico de seus músicos, sua origem está no punk, "faça você mesmo", e no folk político dos anos 60, "o que importa é a mensagem", logo, ninguém vai a um show deles esperando um solo de guitarra de 15 minutos.
A grande expectativa da noite não era dedicada aos músicos, nem as músicas, todas cantadas em uníssono pela platéia, mas, sim, ao  "substituto" do cara que montou a banda segundo o conceito acima. Um sujeito com uma presença de palco gigante e com uma das vozes mais marcantes do rock brazuca. É, Wagner Moura estava numa furada. Primeiro por ele não ser cantor, ele é um ótimo ator. Segundo, por que a comparação com o vocalista original e "dono" da banda seria cruel com qualquer um.

Acredito que o show foi concebido dentro do espírito da banda, ou seja, tudo extremamente simples, com grandes intervalos entre uma música e outra, erradas de tempo, pausa para afinar guitarras, etc... Durante boa parte do show fiquei com a sensação de estar assistindo a uma banda de garagem ensaiando com a diferença de que ali estava a Legião tocando parte do seu repertório e um público em clima de adoração.

E o Wagner Moura? Bem, eu comecei achando ruim, que o cara estava desafinando em todas, que estava fora de tom, depois eu comecei a sentir a já famosa vergonha alheia. Só que, estranhamente, eu não parava de assistir ao show. Normalmente nessas situações eu teria trocado de canal e pronto. Daí eu me dei conta de duas coisas, a primeira foi a autenticidade que o cara estava passando ao tentar cantar as músicas. Era um fã em cima do palco, com a sua banda favorita, dando o máximo. A segunda, era que ele não parecia querer aparecer mais que a banda ou substituir alguém, o que seria inevitável se algum vocalista famoso estivesse em seu lugar ou mesmo apenas alguém que soubesse cantar. Essa deve ter sido a sacada de convidá-lo, além, claro, de se tratar de um artista famoso que deu muita visibidade ao show.

Momento nostálgico que deu certo dessa vez, mas, se insitirem nisso, vai virar o fio. Para finalizar, uma pena que os Renatos não puderam comparecer a festa.

Durante o show Andy Gill, do Gang of Four, fez uma participação. Aproveitando a deixa, uma listinha com algumas poucas músicas e bandas que inspiraram não só a Legião, mas várias bandas dos anos 80.


Gang of Four - Damage Goods
http://www.youtube.com/watch?v=JFU_1h7io0Y

Sex Pistols - Anarchy In The UK
http://www.youtube.com/watch?v=LOy8zvmIgvo&feature=fvst
"dont know what I want, but I know how to get it"

The Clash - London Calling
http://www.youtube.com/watch?v=4vHvzybkqfo
"A nuclear era, but I have no fear"

Joy Division - Love will tear us apart
http://www.youtube.com/watch?v=qHYOXyy1ToI&feature=related
"Love will tear us apart, again"

The Cure - A Forest
http://www.youtube.com/watch?v=7ZwVgQ4Wq7E
"Find the girls when you can... I hear her voice calling my name, the sound is deep in the dark..."

The Smiths - How soon is now
http://www.youtube.com/watch?v=_U5HpeA_WSo&feature=relmfu
"I am human and I need to be loved, just like evebody else does"

The Smiths - Panic
http://www.youtube.com/watch?v=GLp2ynuaRCM&feature=relmfu
"Burn down the disco, hang the blessed dj because the music that they constantly play"

New Order - Age of Consent
http://www.youtube.com/watch?v=8ahU-x-4Gxw&feature=fvsr
"I'm not the kind that needs to tell you just what you want me to"

Echo & The Bunnymen - The Killing Moon
http://www.youtube.com/watch?v=aX1PwkgwsG0&feature=related

PIL - Rise
http://www.youtube.com/watch?v=jPj-8_wOZcA&feature=related
"I could be wrong, I cold be right"


Um comentário:

  1. E vocês tem a cara de pau de dizer que o Adãones fala coisas sem sentido. Sem sentido é um post sobre o Legião Urbana no blog da Phoenix.

    ResponderExcluir