Performancing Metrics

Super Phoenix: Retrospectiva do Blog - 2013 - Parte I

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Retrospectiva do Blog - 2013 - Parte I

O final do ano finalmente chegou. "Finalmente chegou" sou eu decretando que o ano acabou, pois parece que 2012 não quer de forma alguma se despedir. Todo dia alguma equipe fecha uma nova parceria, parcerias são desfeitas e assim vai. Talvez estejamos mesmo vivendo o fim de uma fase. Possivelmente isso só seja percebido no final de 2013.

Pois bem, como decretei que o ano acabou chegou a hora e fazer a retrospectiva do blog. Fechar o ano com um balanço do que aconteceu com a Phoenix em 2012. Como temos muita coisa para lembrar vou fazer vários posts. E começa a viagem....


O Show

Vamos começar pela tarefa mais querida da gincana de São Jerônimo. O show das equipes. Não há fórmula mágica para se realizar um show, nem existem meios para prever a colocação que você obterá. Tudo depende dos jurados contratados para julgar o show e das apresentações das demais equipes. Resumindo, se as referências dos jurados forem semelhantes aquelas utilizadas na concepção do teu show e as apresentações das demais equipes estiverem fora dessas referências, e com qualidade, tanto estética quanto de elenco, menor ou igual a tua,  podes começar a comemorar. Caso contrário, tudo depende.

Nossa ideia foi evoluir sobre a base construída em 2011. Usar as boas referências desse ano como um ponto de partida. A partir dessa definição realizamos algumas pesquisas para encontrar alguma história para utilizar como argumento e assim chegamos na "Senhora da Luz Celestial" uma lenda Japonesa que descreve o eterno ciclo de nascimento e morte, construção e destruição.

A trilha acabou se revelando mais complicada do que eu imaginei que fosse ser. Foram muitos testes até encontrar as músicas que encaixavam com a apresentação. No final eu fiquei bem contente de que a Phoenix tenha voltado a usar uma trilha mais rock.

Um mantra da Phoenix sempre foi que a nossa equipe não preocupa com a colocação do show, o que nos preocupa é em fazer uma boa apresentação. E assim segue. Não posso dizer que todos os nossos objetivos foram alcançados com a nossa apresentação. O que faltou? Faltou algo muito subjetivo, algo que não se consegue comprar, algo que não se constrói, não se escreve, não se coreografa, não se produz. Acho que todo mundo na equipe concorda com isso.

O show de 2012, quem diria, marcou a despedida de duas equipes. Shalom e Kamikaze se despediram em grande estilo. A primeira deu adeus com uma vitória e um belo espetáculo, a segunda com a sua melhor apresentação e colocação, quarto lugar, as vezes essas coisas não andam juntas. Medonhos e águia fizeram um bom show, mas abaixo do que se comentava que seriam. Esse talvez seja o problema em criar grandes expectativas. A poupança acabou ficando em sexto lugar. Talvez o ano de 2012 tenha presenciado ao conjunto de shows mais equilibrados de todos os anos. Bom para o público.

Previsões para 2013?

Não é muito difícil de imaginar o cenário que se desenha para o show das equipes de 2013. A FSK de fôlego renovado, equipe nova é só empolgação, entrará muito forte na disputa. Reais chances de vitória, assim como tem reais chances de vitória a águia que conta com sua tradição, vontade de vencer essa tarefa e a presidência da Liga.
A Medonhos aparece como terceira força do show nesse momento, mas a diferença, no show, não é tão grande e não falta talento para que eles figurem entre as duas primeiras.
Phoenix e Poupança é um capítulo a parte. A nossa felicidade é que abaixo do quinto lugar não ficaremos.

Próxima post, gincana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário