Performancing Metrics

Super Phoenix: Gincana no Envelope

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Gincana no Envelope

A última gincana com divulgação de tarefas através de envelopes que eu participei foi em 2007. Gincana da Titãs em São Jerônimo. O mundo todo já havia embarcado na internet com a Enigma, porém algumas organizadoras ainda não haviam migrado para o mundo virtual. Todas as equipes, com o tempo, foram migrando para seu site na internet ou já nascendo por lá.Estar fora da internet, nos dias de hoje, equivale a quase não existir no mundo real. Parece loucura, mas é por aí.

O mundo virtual, porém, esconde perigos. Principalmente se você possuir uma extensa fila de pessoas e equipes querendo a sua cabeça. Infelizmente para a Racha Cuca, e isso é inegável, os fatos de 2012, que vieram a tona recentemente, embora se falasse nisso desde o final do ano passado, contaminaram a organizadora mesmo que ela não tenha organizado nenhuma das gincanas com problemas em 2012.
A questão nem é a Racha Cuca, acredito, porquê nunca fiquei sabendo, ou presenciei, qualquer ato de desonestidade deles. Muito pelo contrário, tenho a organizadora por correta e honesta. A questão, penso eu, é outra.

O que aconteceu nesse final de semana em Butiá foi muito ruim, muito chato e muito desagradável. O que fiquei sabendo, dentro do QG da Mocó, no meio da tarde de sábado, é que esculhambaram com a gincana através de acesso indevido ao site da organizadora combinado com um ataque de DoS (Denial of Service ou ataque de negação de serviço). Pesquisem na web, é muito fácil fazer e não precisa ser nenhum hacker de filme. Basta querer. Quanto a terem acessado, ou não, tarefas antes delas terem sido divulgadas não sei dizer como nem se aconteceu mesmo. A partir daí a organizadora se viu obrigada a divulgar tarefas no envelope. Fazia muito tempo que eu não via isso e deu para perceber o motivo, a gincana fica muito ruim.

O que "salvou" a gincana foi que ataque ocorreu logo no seu início e havia uma parada programada para apresentação de tarefas artísticas entre às 20:00 e às 22:00. A organizadora antecipou um pouco a pausa e conseguiu se organizar o suficiente para distribuir dois lotes de tarefas em envelope, às 22:15 e às 23:15. Depois, disso a organizadora avançou para a divulgação de tarefas no Facebook e assim foi até o final, tarefas no face. Pelo menos o face ninguém derrubou ou invadiu.

 É impossível saber exatamente os reflexos que ocorrerão em consequência desse ataque. Muita gente, além da organizadora, foi prejudicada por esse ato, pelo menos todas as equipes. Se influenciou no resultado? Não sei, acho que não. Se acabou por aqui? Não sei, acho que não. Há muito ódio e ressentimento em todas as partes e não serei eu a julgar ou condenar quem quer que seja. Mas, a continuar assim, não sei onde vamos parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário