Performancing Metrics

Super Phoenix: Aos vencedores as batatas - Baile da Gincana 2023

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Aos vencedores as batatas - Baile da Gincana 2023

Eu sei, eu sei, eu sei. Eu jurei não escrever sobre temas atuais, especialmente sobre a gincana de São Jerônimo, mas, ontem à noite, eu assisti, em alta resolução, as apresentações do 4 Festival de Artes Cênicas de São Jerônimo ou, para os velhos íntimos, o "Baile de escolha da rainha da gincana de São Jerônimo 2023" e ficou impossível não registrar algumas impressões por aqui.

Sempre é bom avisar que eu não tenho formação alguma na área, seja artes cênicas, plásticas ou, principalmente, dança. Porém, contudo, entretanto, todavia, sou nascido e criado em São Jerônimo, assisto a esses shows desde 1990 e, portanto, tenho toda a vivência necessária para, como qualquer outro cidadão da cidade, tecer minha opinião abalizada sobre o que foi apresentado. 

Uma coisa muito interessante sobre quem é da cidade é a seguinte: a gente não se impressiona com qualquer coisa. Quem vem de fora assiste a qualquer um dos shows da noite e acha sensacional, com a gente da terra é diferente. A gente já viu muita coisa e sabe que não é bem assim. Tem shows e tem Shows.

Buenas, feitas essas considerações vamos ao que interessa: 

O show desse ano teve três grandes vencedores! 

A primeira vencedora, obviamente, é a comunidade de São Jerônimo. Não são muitas as cidades que produzem espetáculos com essa qualidade, regularmente e, principalmente, com a tolerância à liberdade temática concedia às equipes.

Um amigo, da capital do estado, me questionou sobre essa liberdade. Ele perguntou se nunca havia tido polêmica por conta dos temas apresentados, alguns bastante fortes, devido ao radicalismo político, principalmente nos últimos tempos. 

Olha... o máximo que eu pude dizer é que eu nunca tinha ouvido falar de alguma polêmica maior e que política costuma passar, ainda bem, ao largo das equipes. Me parece algo tão natural que eu mesmo nunca tinha pensado a respeito. Que baita exemplo positivo a cidade dá em conviver, pelo menos durante as apresentações de sábado à noite, com a pluralidade de ideias.

Agora, vamos falar dos demais protagonistas da noite. E que protagonistas!

Só depois de rever os shows, com a qualidade adequada, é que eu entendi melhor o que tinha acontecido aquela noite e, também, o resultado final e a campeã. A diferença entre o primeiro e o segundo lugar foi de 0,2 pontos. Praticamente nada. E os Medonhos estão cobertos de razão em entender que poderiam ter vencido. Aliás, o show que eles apresentaram teria saído vencedor em vários dos anos anteriores. A ideia de amarrar um tema necessário, e pesado, com o universo gótico pop do Tim Burton foi muito bem sacada. Trilha repleta de versões de hinos do pop/rock, elenco e protagonistas possuídos, mandando muito bem e um excelente uso do telão para ajudar a contar a história que estava ocorrendo no palco. Realmente uma apresentação que merece todos os parabéns. Tudo teria dado certo, em termos de título, pois em termos de apresentação DEU tudo certo, se não houvesse mais uma apresentação... e havia...

Praticamente tudo o que eu escrevi acima pode ser aplicado ao show da FSK.  Acho que a melhor forma de começar a escrever sobre esse show é falar um pouquinho sobre qualidade,  esse atributo intangível, facilmente percebido, porém, não muito fácil de descrever.

O show da FSK transmitia qualidade desde o seu início. Ele entregou, desde o primeiro minuto, o que se espera de um espetáculo profissional. Qualidades presentes em tudo, no cenário, inspirado, talvez, na obra de Arthur Bispo do Rosário; no telão que, mais que um recuso de apoio à narrativa, se integrava perfeitamente a luz e cenário para compor a ambientação de cada cena; aos impecáveis figurinos e elenco.

Tudo isso ajudou muito a FSK sair vencedora da noite, porém, eu tenho a impressão que o ponto que a destacou das demais foi a presença da "brasilidade"  no argumento e trilha sonora. Esse toque me parece ter sido bem importante para o resultado final.

Ademais parabéns por trazerem ao palco temas atuais e importantes como violência contra a mulher, intolerância religiosa e mercantilização da fé, em apresentações muito bem feitas em que esses argumentos não pareciam "forçados". 

Esses temas tem surgido, aliás, com mais força, desde a metade da década passada, eu acho. Sinal dos tempos. Foi legal que as apresentações apresentaram uma luz no fim do túnel para os problemas apresentados, pois há de ter uma luz no fim do túnel.

Por fim, um pequeno reparo, eu acho meio repetitiva aquela parte da coreografia em que o grupo dominante "comanda" os dominados com uso das mãos ou um tecido amarrado ao elenco. Posso estar enganado, mas já vi aquilo antes. Mas esse é um detalhe menor, tenho certeza que soluções aparecerão por aí.

Para quem não assistiu aos shows, e ficou curioso, seguem as apresentações que ficaram em primeiro e segundo lugares.



Força SK



Medonhos



 Todos espetáculos estão disponíveis no canal da produtora Vídeo Versa (PlayList com todos os shows) para quem quiser (re)assistir. Vale muito a pena.

PS I: Eu NÃO estava no ginásio na noite do show. Estava viajando e acompanhei pela transmissão da Rádio Gazeta! (parabéns para eles pela iniciativa)

PS II: Não sei direito de quem foi a iniciativa, mas que boa ideia divulgar os vídeos gravados pela produto em alta qualidade. Grande material de divulgação. Somente por causa deles saiu esse post.

PS III: Não escrevi sobre todos os shows porque não teria tempo. O texto ficaria muito grande, mas todos que trabalham para fazer os shows estão de parabéns. O importante é estar feliz e satisfeito com o trabalho realizado.








2 comentários:

  1. Enquanto representante da FSK, agradeço os comentários e elogios a nossa apresentação! Cabe ressaltar que fizemos uma apresentação vencedora possivelmente com o menor gasto dos últimos anos (comparando entre o que as equipes dizem gastar). Fora isso, a msg tinha que ser passada de forma clara. E o texto de vcs comprova que foi.

    ResponderExcluir
  2. baita publicação. Irei assistir as apresentações a partir deste blog rs.

    ResponderExcluir