Performancing Metrics

Super Phoenix: As águas de Março

terça-feira, 30 de março de 2010

As águas de Março



Chegamos ao fim do primeiro mês gincaneiro do ano de 2010. Foram várias gincanas legais nos últimos 30 dias e muitas datas confirmadas para as próximas competições. Agora uma parada até Junho quanto teremos a gincana de Três Coroas.

Hoje, ao apagar das luzes de Março, somos brindados com uma novidade muito bem-vinda por parte da Racha Cuca: A divulgação das soluções para os enigmas propostos em Charqueadas ! Muito bacana ! A reunião com os líderes depois da gincana é legal, a apresentação também, mas, muitas vezes, quem participa está tão cansado que mal consegue anotar o que é dito. Quanto mais entender alguma coisa. Ali o que se quer é que a reunião acabe logo para que o resultado seja anunciado. Olha aí o nosso líder concentrado na apresentação das soluções das tarefas na gincana do ano passado :

Pessoal concentrado na reunião dos líderes em São Jerônim... on Twitpic


Agora, com as dicas de solução a disposição ficará mais fácil estudar e entender como as charadas são resolvidas e, quem sabe, melhorar o aproveitamento nesse tipo de tarefa.

Obviamente que isso deve fazer com que mais pessoas consigam solucionar os enigmas, vulgarizando um pouco aquela que é, para mim, a mais charmosa das tarefas. Aquela que exige conhecimento e habilidade específicos, que independe da sorte ou bons contatos.

Isso me leva a pensar nas tarefas esportivas e na mudança do peso dos enigmas nas últimas gincanas.

Observando a pontuação dada as tarefas na última gincana pode-se observar que algumas vezes é melhor NÃO resolver um enigma do que ficar em último em uma esportiva. Isso por que a diferença de pontuação entre o primeiro e o último colocado estava em 250 pontos e havia enigmas valendo 180 ou 200 pontos. Como nas tarefas esportivas não se sabe, a priori, o que será solicitado aos representantes das equipes, muitas vezes a sorte decide o vencedor. Será isso justo?

Eu já participei de reuniões da Liga das Equipes em que era solicitada a redução da quantidade de enigmas e o aumento das esportivas. Óbvio que essa proposta parte de quem não está se dando bem em algum tipo de tarefa. Cabe a organizadora perceber essas manobras e garantir uma pontuação equilibrada.

Em uma gincana de seis equipes, como a que teremos em São Jerônimo, a graduação equivocada para algum tipo de tarefa pode trazer prejuízos irreparáveis.

Abraços,

Fábio D.

4 comentários:

  1. Colocações muito lúcidas, Fábio. Não é fácil adequar a pontuação de cada tipo de tarefa de acordo com o evento e o nível das equipes participantes. Que as organizadoras tenham sempre o bom senso como principal balizador.

    ResponderExcluir
  2. O Adão teriiia dormido antes ou depois de termos jogado discordei nesta reunião????

    ResponderExcluir
  3. E ae Brenner? Tranquilo? Esse assunto é antigo, mas nunca tinha feito post. Bom senso é que mais se precisa e o que menos se tem no mundo, ainda mais envolvendo competição. Mas não podemos perder a esperança.

    ResponderExcluir
  4. Vítor, isso teriiiiiia acontecido antes do discordei. A discussão foi mais no final quando anunciaram a anulação de duas tarefas....

    ResponderExcluir