Performancing Metrics

Super Phoenix: TatuCascalho - Duas Vezes Campeã

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

TatuCascalho - Duas Vezes Campeã

A TatuCascalho é a campeã da gincana municipal de Portão 2010. Um merecido prêmio para uma equipe que não mediu esforços para alcançar esse objetivo. Quem acompanha as gincanas e , sobretuto, os bastidores delas, já antecipava que essa conquista estava próxima. Pois eles vem trabalhando há muito tempo com seriedade, analisando cada característica dos seus adversários e procurando sempre melhorar. Uma grande equipe composta por grandes gincaneiros. Parabéns TatuCascalho.

A Gincana

Algumas vezes a gente ensina e em muitas outras a gente aprende. Essa foi a vez de aprender. Que oportunidade tivemos nesse final de semana de assistir a algumas aulas. Só por isso já teria valido a pena a viagem. Mas também tinha uma gincana da Enigma para resolver.

O padrão Enigma foi seguido a risca. Muitas charadas, muitos objetos, mais de 100 tarefas (115 no total).

Objetos.


A surpresa, para mim, foi a divulgação da maioria dos objetos apenas pela rádio ou através de exibição no QG central. Deve ser para complicar a vida de quem acompanha de longe, testar a atenção das equipes, sei lá. O certo é que atrapalha a tradicional busca em velocidade pela internet. Mas, pelo que se vê na planilha, nada que tenha realmente atrapalhado a vida das equipes. Quem tem, tem. Quem não tinha, não teve.

Charadas.

Nem cheguei perto. Pelo que me falaram, muita pesquisa, algumas tarefas com muita fadiga (conta, conta, conta), enfim, tarefas com padrão da Enigma.

Caças.

Vou tentar escrever com todo o jeito. Ficou mais fácil, pois ganhamos. Se a gente perde iria parecer coisa de perdedor. Como participei integralmente dessa parte da gincana posso dizer o seguinte: Foi a pior noite de caças que eu já participei. Foi a pior pelos resultados, basta olhar a planilha, e foi a pior pela impossibilidade de encontrar alguma coisa. Quando UMA equipe zera toda uma tarefa de caça, pode ser problema dela, mas quando QUATRO dentre cinco equipes zeram TODAS as etapas de uma tarefa o problema é da organizadora. Até por que a quinta equipe fez apenas UMA das seis etapas. A tarefa do Baú foi mal pensada, para dizer o mínimo. Ela fez com que muitas pessoas perdessem a noite e a gincana atrás de um objeto que somente poderia ser encontrado através da sorte e olhe lá. Uma coisa é dificultar, outra é complicar até tornar impossível.

Quem perde com isso? Todo mundo. As equipes, pois desestimula as pessoas que estão na rua, e a organizadora, pois essas pessoas não irão gostar da gincana.

Exagero? Dêem uma olhada nesse extrato de planilha de resultados.

39. Baú do Tesouro Enigma I 0 0 0 0 0
41. Baú do Tesouro Enigma III 0 0 0 150 0
42. Baú do Tesouro Enigma IV 0 0 0 0 0
43. Baú do Tesouro Enigma V 0 0 0 0 0
44. Baú do Tesouro Enigma VI 0 0 0 0 0
45. Baú do Tesouro Enigma II 0 0 0 0 0


A Caça ao espião foi, sem dúvida, uma das grandes invenções que a Enigma trouxe para o mundo das gincanas. É uma tarefa esperada por muitos, que agrada a todos desde o seu surgimento, mas não é que não foi tão legal quanto costumava ser. O motivo, basta olhar o extrato da planilha. Das seis etapas, apenas em duas as equipes pontuaram, nas mesmas duas. Talvez tenha faltado competência às equipes, mas também faltou, algumas vezes, que a tarefa fosse mais precisa em relação ao local onde o caça seria. De novo acho que a organizadora tentou dificultar a tarefa, só que exagerou na dose resultando em filas intermináveis de carros perdidos durante a noite.

109. Espionagem (Espião 01) 0 0 0 0 0
110. Espionagem (Espião 02) 300 300 300 300 0
111. Espionagem (Espião 03) 0 0 0 0 0
112. Espionagem (Espião 04) 0 0 0 0 0
113. Espionagem (Espião 05) 300 300 300 300 300
114. Espionagem (Espião 06) 0 0 0 0 0


Esportivas/Artísticas

Aqui a Enigma fez gol ao dar um bônus para a equipe que tivesse a melhor torcida acompanhado os seus durante essas tarefas. A Tigres do Caribe aceitou o desafio e fez a melhor torcida com todo o merecimento.



O resultado



Vale a pena dar uma olhada na planilha de resultado por tarefa distribuída pela Enigma. Talvez essa tenha sido a mais equilibrada de todas as gincanas por ela organizadas. Tarefa a tarefa é impressionante observar a paridade entre primeiro e segundo lugares, sendo que a decisão ficou no detalhe. Mais emocionante impossível.

Nada mais fácil do que assistir ao resultado da gincana dos outros. A tensão muda de lado. Se em São Jerônimo, apesar dos sinais claros de que havíamos vencido, eu somente fui acreditar após o anúncio do resultado. Em Portão foi diferente. Eu dizendo "Tá ganho", "Vamos ganhar" e todo mundo dizendo "perdemos", "não deu". Claro, muito fácil fazer isso na gincana dos outros, mas devo confessar que quando anunciaram que a diferença havia sido de apenas 390 pontos, ou uma tarefa. Fiquei nervoso. Todo o trabalho, tudo decidido em uma tarefa.

Foi bonito de assistir aos temíveis vilões, jagunços e cabrôncios se desmanchando em choro ANTES do resultado. A aflição era tanta que pensamos em chamar a SAMU para o caso de vitória. A questão é que poucos acreditavam nela. A tensão era perceptível no ambiente. Eu não olhei para o palco durante o anúncio do resultado, fui para o lado da torcida e olhava para eles, para ver a expressão deles na hora do resultado. E olhando para eles ouvi o anúncio de que a TatuCascalho era a grande campeão. Faltaram braços para tantos abraços.

Teve uma frase do Fabiano, após o resultado e antes da carreata, que resume tudo : "Cara, como é bom vencer!"

9 comentários:

  1. Na verdade os vilões, espiões, etc foram invenção da Equipe Ninja de Nova Petrópolis, que criaram a caça aos ninjas.

    ResponderExcluir
  2. Vilao chorando??nao é verdade!!!hehehehe...Nao esquece o post do roubo do carro!!hehehe...
    abraço. Xandi

    ResponderExcluir
  3. Ninjas!? Sério !? Para tu ver, achei que fosse invenção da Enigma.

    Até o chefe Racha Cuca estava chorando !!!! hehehehehe.

    Roubo não !!!! hahahahahaha !!!!
    (Já tem umas duas ou dez histórias dessa gincana engatilhadas para o próximo post).

    ResponderExcluir
  4. Pois é a Valquíria disse hoje... "vou desmarcar meu cardiologista, se não morri ontem... não vai ser hoje" hehehehe... e tenho que concordar com o Fabiano é muito bom vencer!!!! E melhor ainda é saber que nosso trabalho deu certo, e a prova disso é o troféu de organização. Abraço... Jú

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Poxa, ler o post e os comentários me deixaram muito na vontade de estar lá! Que coisa faltou muito tempo ($$$) pra eu poder ir...

    Parabéns a Tatu pela conquista!

    ResponderExcluir
  7. tri foi ver o jagunço e o cabroncio bebados.

    HSDIOHASDOIHAOISDHAD

    ResponderExcluir
  8. Vilao tambem tem coracao e por sinal muito forte.O post do roubo do carro vai bombar, e nao podemos de esquecer de pedir para o Sr.Carlos Felipe ir novamente na Rua Novo Hamburgo com Sapiranga para procurar o bau.hehehe.
    Um abraco Edu.

    ResponderExcluir