Performancing Metrics

Super Phoenix: Como mensurar o imensurável?

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Como mensurar o imensurável?



Findada a polêmica em torno do regulamento da gincana e da escolha da organizadora, a liga volta o seu foco para discutir o regulamento do show de escolha da rainha da gincana de São Jerônimo.

Na última terça-feira houve reunião e uma primeira alteração foi sugerida. A proposta, apresentada pela águia, é mudar a forma como os jurados pontuam cada apresentação. Para melhor entendimento vou explicar como é hoje:

São 8 jurados que devem julgar 4 quesitos:

Caracterização do tema: elenco, figurino, cenário, trilha sonora, criatividade, originalidade, roteiro, todos em harmonia com o tema proposto;

Desempenho da Rainha: interpretação, adequação do personagem ao tema proposto e seu desempenho no palco;

Elenco: adequação dos personagens ao tema proposto, desempenho no palco;

Conjunto da apresentação: É a avaliação do plano geral da apresentação.


Os jurados são separados em pares que devem julgar um único quesito. Cada quesito recebe notas entre 8 e 10. Simples assim.


O que foi proposto?

Seriam apenas 5 jurados e esses deveriam dar notas entre 9 e 10 para todos os quesitos. A maior e a menor nota de cada quesito seria descartada.

A justificativa apresentada foi a seguinte: O descarte eliminaria as notas de algum eventual jurado "mal intencionado" e a redução do número de jurados reduziria o custo.

Algumas curiosidades sobre essa "nova" proposta:

* A forma atual de julgamento é a mesma que foi utilizada entre 1996 e 2003;
* Entre 2004(?) e 2008 a forma de julgamento era praticamente essa proposta pela Águia exceto notas entre 8 e 10 e 8 jurados;
* A Associação Cultural Shalom, maior rival da águia quando o assunto é show, passou a participar em 1999. Venceu o show em 2000, 2001, 2003, 2009 e 2010 terminou empatado no primeiro lugar. Todos esses resultados obtidos na atual forma de julgamento;
* A águia, no mesmo período da Associação Cultural Shalom, venceu o show em 2002, 2005, 2006, 2007 e 2008. Curiosamente a maioria das vitórias foi conquistada com o regulamento em que os jurados dão notas para todos os quesitos e há descarte;

Algumas perguntinhas:

- Existe jurado mal intencionado?
- Será que a forma do julgamento (jurado especialista / jurado generalista) muda o resultado final do show?

E no final:

Gente o show é apenas arte. Por que se preocupar tanto com notas? Afinal elas não passam de representações numéricas subjetivas quanto a qualidade de um espetáculo. Vale muito mais a aceitação do público e o encantamento do todo em relação ao que foi apresentado. Pouco importa a colocação obtida, importa, isso sim, aquele momento mágico que é estar ali, em frente a todos, mostrando algo único para a nossa audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário