Performancing Metrics

Super Phoenix: Rivais Históricos - Parte IV

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rivais Históricos - Parte IV

Dando continuidade a série sem fim sobre a rivalidade das equipes de São Jerônimo, hoje vou escrever sobre a equiShalom.

Para começo de conversa a equiShalom não é uma equipe de gincana. Trata-se, na verdade, de uma Associação Cultural. Assim sendo possui estatuto e ata de fundação, algo não muito comum de se encontrar em equipes de gincana. A história da Shalom começa em 1998. Nesse ano houve uma revolta na base da equiMedonhos e uma galera resolveu sair para montar uma nova equipe. Esse pessoal era muito jovem e seria bem complicado para eles prosperar se não tivessem contado com dois fatores fundamentais, o apoio de uma antiga liderança dos Medonhos, o Leandro que entrou nessa para ajudar a comandar a nova equipe, e da adesão dos pais dessa gurizada que, além do incentivo, foram para dentro do QG ajudar seus filhos nessa empreitada. Escrito desse jeito, não parece com o início da própria Medonhos? A Shalom teve ainda mais duas "vantagens" que soube explorar muito bem, a primeira foi o fim da equipe Nova Era (lembram dela?) após a gincana de 1998. Boa parte do elenco dessa equipe acabou entrando para a Shalom. E a segunda foi justamente a juventude da nova equipe. Isso garantiria, em caso de sucesso nos primeiros anos, um número razoável de integrantes participando da equipe desde o seu início e uma perspectiva de continuidade.

O "racha da Medonhos", como o assunto ficou conhecido, foi longe de ser tranquilo. O pessoal da Medonhos fez imensa pressão para que a nova equipe não vingasse. Ser chamado de traidor era o mínimo. O barraco só não foi maior porquê a internet ainda não havia se popularizado na época. Na Liga, a Águia votou a favor da Associação Cultural Shalom e fez pressão para que ela fosse aceita, inclusive sem restrição alguma de verba de patrocínios ou direto a voto. Tudo para quebrar a Medonhos.

Assim o clima da gincana de 1999 foi bem tenso, com a Medonhos torcendo para tudo dar errado para a Associação Cultural Shalom. E não deu. Quer dizer, em termos de resultado foi o normal para o primeiro ano (como um jurado já escreveu para a gente), último lugar no baile e último lugar na gincana. Só que para a Medonhos não foi muito melhor, quem ganhou o show foi a Poupança e quem ganhou a gincana foi a Águia. Uma das cenas que eu lembro bem aconteceu depois do anúncio do resultado e da comemoração da águia. A gente estava na esquina da casa da Babá (para quem é de SJ a casa da esquina na frente da praça) e a Associação Cultural Shalom passou por ali fazendo uma carreata de um carro só. Foi legal de ver eles comemorando o fato de terem ido até o fim daquela gincana e mostrando que seguiriam adiante apesar daqueles primeiros resultados negativos.

Toda a minha simpatia, e da águia inteira, pela Associação Cultural Shalom acabou no ano seguinte quando ela venceu a tarefa "baile de escolha da rainha". Da minha parte nem tanto pela vitória, pois foi mais que merecida, mas sim pela comemoração deles. Até hoje lembro do Andrigo em cima do palco dançando o créu na velocidade 8 em direção a nossa torcida (quer dizer eu acho que era para nossa torcida). Uma coisa que eu acho que aconteceu é que a gente esqueceu que eles eram ex-Medonhos e como tal não tinham nenhuma simpatia especial pela Águia. Nos viam como rivais, só isso.
Na gincana a Associação Cultural seguiu na lanterna, mas nem se importou com isso, pois a vitória no baile salvou o ano e garantiu o crescimento da equipe. Para a Medonhos o ano foi beeeeeeem ruim, pois terminou a gincana em terceiro lugar, atrás da águia e da campeã, equiPoupança.

A rivalidade entre a Associação Cultural Shalom e a equipe Águia de Fogo ficou definitivamente estabelecida a partir de 2001, pois nesse ano a Associação Cultural Shalom teve novo êxito no baile de escolha da rainha e não foi um êxito qualquer. Nesse ano, houve grandes apresentações, especialmente da Águia de Fogo que investiu muito para tentar a vitória. Porém, a Associação Cultural Shalom apresentou um dos melhores bailes de todos os tempos, tanto visual quanto conceitualmente. Bah. Foi um abalo tremendo para a Águia que via vitória quase como uma obrigação naquele ano.
Esse foi, também, um dos últimos anos em que a Medonhos fez frente na gincana. Por muito pouco, mas muito pouco, eles não voltaram a vencer. Esse foi o ano da troca de resultado já contada aqui em outro post. A maldição da camiseta do octa seguia firme e forte*

* Desculpem, mas vou ter que interromper a narrativa para contar a história da maldição da camiseta com a oitava estrela. Reza a lenda que a Medonhos, em 1998, mandou preparar uma camiseta especial comemorativa ao octa (havia conquistado o hepta em 97). Dizem que a camiseta era linda, com uma estrela dourada para o novo título. Pois bem, desde que fizeram essa camiseta nunca mais conseguiram vencer uma gincana. Nada. Faz 18 anos que a camiseta está pronta e nada da Medonhos conquistar a oitava estrela. Claro que isso deve ser folclore, mas é uma bela história, não concordam?

A rivalidade entre Águia e a Associação Cultural Shalom ficou restrita, durante toda a primeira metade dos anos 2000, ao baile. Em 2002 a Águia voltou a vencer essa tarefa e novamente a gincana. Esse também foi o primeiro ano em que a Associação Cultural Shalom conseguiu ficar a frente da Medonhos em uma gincana. Até esse ano, se a Medonhos não vencia, pelo menos podia dizer que, na gincana, ficava a frente da Associação Cultural Shalom.

O ano de 2003 marcou o tricampeonato da águia, com o Adão, presidente da equipe naquele ano, literalmente lavando a minha camiseta de tanto chorar. Só quem conhece o cara para saber o quanto ele é sensível. rsrsrrsrs. Porém, nesse ano a Associação Cultural Shalom voltou venceu o baile, sustentando uma boa disputa em que ora um, ora outro vence.

Em gincana, a Associação Cultural Shalom só começou a fazer sombra para a Águia a partir de 2006, ano em que a Associação Cultural Shalom venceu a gincana por 5 pontos. Na verdade aquele foi um ano especial. A Águia não pode contar com vários de seus apoios, envolvidos com uma gincana da Enigma em Portão (teria sido proposital?), e teve que se virar sozinha, com um clima interno muito ruim. Com um clima melhor e um pouco mais de vontade de todos, o resultado teria sido outro e, bem, vocês não estariam lendo esse blog agora.

A Associação Cultural Shalom voltou a vencer a gincana em 2008, desse vez em disputa sensacional com a Medonhos. A diferença foi de apenas 70 pontos.Novamente a Medonhos beliscava a vitória mas, por detalhe, ela voltava a escapar. Tudo culpa da camiseta do octa, como agora vocês já sabem.
Esse resultado mostrava um alteração interessante, a Associação Cultural não vencia a tarefa do baile desde 2003, mas já havia vencido duas gincanas. Será que a Associação Cultural agora estaria focada apenas em gincana? Não, claro que não. Basta lembrar o barraco do final do baile desse ano, em que a Associação Cultural perdeu no descarte das notas dos jurados.

Em 2009 a Associação Cultural Shalom voltou a vencer o baile e, em 2010, ficou em segundo lugar na tarefa que foi vencida pela ...Medonhos. Que finalmente, após anos e anos, conseguiu um triunfo sobre a Associação Cultural Shalom, mesmo que tenha sido no critério de desempate.

A equipe campeã da gincana de 2010 não foi a águia, Associação Cultural Shalom, equiPoupança ou equiMedonhos, a vencedora foi a Phoenix. Uma equipe que participou pela primeira vez da gincana em 2007 e, que ao final da gincana, só podia comemorar o fato de ter aguentado em pé e estar disposta para participar no ano seguinte.

Sobre a nossa equipe ainda não sei dizer se seremos rivais de alguém. Uma coisa que eu sinto é que nossas ideias, exceto pela Kamikaze, são bem diferentes das demais. Isso não atrai muita simpatia, gera alguns conflitos, mas ainda não acho que alguém faça gincana pensando em nos vencer. Agora, se esse ano der problema de novo...

2 comentários:

  1. Muito bom o Post!!!
    Shalom 2011 rumo ao TRI!!!

    ResponderExcluir
  2. "O "racha da Medonhos", como o assunto ficou conhecido, foi longe de ser tranquilo. O pessoal da Medonhos fez imensa pressão para que a nova equipe não vingasse."

    Qualquer semelhança é mera coincidencia com 2009-2010 hehehehehe

    Enfim...lembro da epoca que surgiu a Shalon. Matias me convidou para entrar mas decidi continuar na Medonhos.

    Eu era um simples "camiseteiro" e comecei a participar mais ativamente a partir de 2006...

    E 10 anos depois do racha que deu origem a Shalon, eu participei do outro racha mais recente =P

    Márcio Daniel - Kamikaze

    ResponderExcluir