Performancing Metrics

Super Phoenix: Rivais Históricos - Parte III

terça-feira, 7 de junho de 2011

Rivais Históricos - Parte III

O post de hoje é sobre o final da década de 90 e início dos anos 2000. Nessa época a rivalidade entre as equipes ficou bem fragmentada, a Medonhos brigava com a Shalom, a Poupança com a Águia e a Águia com todo mundo.

Entre 1990 e 1999 ocorreram 10 gincanas todas elas vencidas por Medonhos ou Águia, exceto uma. Em 1991 a vencedora foi a equiPoupança. A mesma equipe a vencer a nossa gincana pela primeira vez, em 1984, embora muitos considerem que a equiPoupança que voltou a participar da gincana (ficou afastada de 85 até 89) em 1990 não seja a mesma equipe de 1984. Controvérsias a parte, a Poupança voltou e logo no segundo ano ganhou a gincana. Mas não foi só isso! Em 1990 foi criada uma grande novidade para a gincana, o chamado "Baile de escolha da rainha da gincana", hoje conhecido por "Show de escolha da rainha", pois os patrocinadores não conseguiam entender o que era um "baile de escolha da rainha".

Pois bem, em 1990 a finada equiBarrosa venceu o "baile", porém em 1991 e 1992 só deu Poupança, que não apenas venceu como convenceu. Podem agradecer a Poupança a criação de um "estilo" de apresentação que perdura até os dias de hoje, aquele começo mais lento que vai num crescendo até o ápice que é chamado de "música final", esconder a rainha que surge de onde ninguém espera, uso de efeitos especiais, etc. Um dos grandes responsáveis por esse grande início de década da Poupança foi o Radinho que, infelizmente, faleceu muito cedo e acho que a Poupança nunca mais foi a mesma depois disso.

Essas duas vitórias seguidas entusiasmaram a Poupança e criaram um inimigo a ser batido. Dentro da Águia virou uma obsessão vencer o baile e isso aconteceu em 1993, quando o baile da águia teve três motocicletas circulando dentro da quadra de esportes durante a apresentação. Depois disso a águia foi vencendo essa tarefa até perder para a Medonhos em 1997.

Os anos passaram e a gente até já tinha esquecido da equiPoupança quando, em 1999, a Poupança voltou a aprontar. Ganhou o baile e, ainda por cima, utilizando uma música que a águia já tinha usado para encerrar a sua apresentação, em 1992. Bah! Na Águia ninguém digeriu aquilo. Como uma equipe podia ter a cara de pau de utilizar uma música marcante de outra equipe??? Para piorar a águia se achou injustiçada, reclamou a beça e a Poupança, em sua carreata da vitória (sim o baile/show é a única tarefa do mundo a dar direito a carreata), colocou um de seus integrantes vestido com a camiseta da águia e usando fraldas (acho que era o Mano Pochete). Bom, daí virou guerra. A águia deu o troco uma semana depois vencendo a gincana. Aí foi a vez da gente colocar alguém vestido com a camiseta da Poupança e vestindo fraldão.

Agora tudo estava no seu lugar, que dizer, isso a gente achava, pois em 2000, na primeira gincana da Falange em São Jerônimo, a grande vencedora foi a... EquiPoupança, que fez uma baita gincana, contando, inclusive, com ajuda de uma tal de Recruta ou Flowers, não me lembro direito. Mas foi um alerta: A Águia não era mais a única a contar com apoio externo. Seguindo o exemplo da Águia outras equipes se reforçaram e quase que a Medonhos consegue um baita resultado em 2001, o famoso ano em que o resultado foi alterado e a Medonhos "roubou" o troféu de primeiro lugar. Em 2004 a Poupança conseguiu um feito e tanto, vencer a tarefa do show de escolha da Rainha e a gincana da cidade. Depois disso entramos na era das "famílias", dos grandes grupos se ajudando mutuamente, e eu acho que a Poupança não entendeu direito o que estava acontecendo ou, se entendeu, não estava disposta a entrar nessa onda. O resultado é que 2005 foi o último ano com a Poupança disputando as primeiras colocações na gincana (segundo lugar em 2005).

Desde então a equiPoupança segue na luta, participando da gincana, se divertindo e buscando, quem sabe, voltar ao protagonismo do início dos anos 2000.


Ainda não acabou. No próximo post uma justa homenagem a equiShalom!

PS: Depois de vencer a gincana em 1991 e o baile em 1991 e 1992, a equiPoupança só voltaria a vencer em 1999 (baile da rainha). Os anos entre 1993 e 1998 foram complicados para a Poupança com várias colocações ruins, foi durante essa fase negra que o famoso grito de guerra da equipe foi criado "Não é mole não, só é poupança quem é de coração".

3 comentários:

  1. Na década de 90, com a polarização entre Equi...Medonhos e Águia de Fogo, a Equi Poupança também era chamada de terceira via, "nem o bem, nem o mal".

    Sobre a Flowers/Recruta, não sabia deste detalhe que colaborou na vitória da Equi Poupança, ambas são extintas equipes da cidade de Rolante, legando seus integrantes principalmente para Pinel, Caipira e Coyote e, posteriormente, fragmentada por todas as equipes rolantenses.

    ResponderExcluir
  2. A Equipe Flower foi bicampeã da Gincana de Rolante em 1994 e 1995, com o fim do apoio da empresa que dava nome à Equipe, em 2000 virou Recruta, e em 2005, após seu término, foi criada a Equipe Coyoti, considerada a descendente direta dessas equipes. Interessante que boa parte da Equipe nem sabe dessa ligação antiga com a Poupança, que se fez novamente a partir de 2014.

    ResponderExcluir
  3. O blog da Phoenix também era cultura. kkkkkkk

    ResponderExcluir