Performancing Metrics

Super Phoenix: Raio-X da gincana 2009

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Raio-X da gincana 2009

Esse foi um ano muito diferente para quem participa da gincana de São Jerônimo. Houve ameaça de cancelamento do show das equipes, pela primeira vez nossa gincana aconteceu em Outubro e uma pequena equipe entrou na briga com as grandes.

A organizadora da edição 2009 da nossa gincana foi a Equipe Racha Cuca. Já conhecida de outras gincanas, veio fazer seu batismo de fogo em São Jerônimo. Uma gincana tradicional, grande, disputada e, as vezes, complicada.

O objetivo desse post é fazer uma pequena radiografia dos estilos de tarefas apresentados, do comportamento das equipes participantes e da organizadora.

Vamos começar pelas equipes:


Não é novidade que todas as equipes de São Jerônimo apóiam e são apoiadas por equipes de todo o Estado. Também não é novidade que a disputa entre elas é muito acirrada.
O que talvez tenha sido novidade para a organizadora é que aqui as equipes utilizam de todos os meios possíveis para vencer, muitas vezes chegando no limite entre a esperteza e a desonestidade. Assim, não dá para vacilar e tem que estar preparado para tudo, pois qualquer brecha será explorada.

Nenhuma equipe se entregou em momento algum da gincana e isso foi muito bom, pois valoriza a gincana como um todo. Não cheguei a observar algum problema maior, apenas que fica a ressalva de que temos que ter mais cuidado no trânsito. Não havia bônus para quem achasse um vilão ou jagunço antes dos outros então dava para maneirar.

Tarefas noturnas, caças e assemelhados

Muito boa a dinâmica pensada pela organizadora. Para manter as equipes sempre em movimento os caças foram divididos em três eixos:

1- Jagunços: Descobrir o local onde tem alguém escondido e retirar uma tarefa antecipada;

2- Velas: Encontrar um local e encontrar velas pretas

3- Vilões: Descobrir o local onde tem alguém muito bem escondido, ir até lá e encontrar o cara.


Essas são as tarefas que mais mobilizam pessoas nos QGs e são adoradas por todos. Foram muito legais, mas algumas pequenas ressalvas devem ser feitas:

a) Perseguição à organizadora: Ficou muito difícil para a organizadora fazer a noturna. pois carros e motos a perseguiam praticamente colocados aos seus carros. Foi-se o tempo de uma perseguição discreta, para tentar ver onde seria o próximo vilão. As equipes maiores colocaram carros espalhados por pontos estratégicos da cidade em uma tentativa de cercar a organizadora. Resultado: uma tarefa de caça anulada e outra inventada para despistar as equipes.

b) Prêmio para equipes maiores: O caça de encontrar pequenas velas espalhadas em locais da cidade acaba premiando as equipes com maior número de integrantes. Azar de quem tem meia dúzia de gatos pingados como nós, mas o choro é livre.


Enigmas

Quem gosta desse estilo de tarefa não teve do que reclamar. Foi liberada uma grande quantidade de enigmas e muitos deles não foram resolvidos o que demonstra o alto nível de dificuldade das tarefas.


Objetos

A Racha Cuca manteve seu histórico e liberou uma boa quantidade de objetos. Houve algumas surpresas como o selo fiscal de São Jerônimo, que foi uma boa resposta para quem diz que os objetos nada tem a ver com a cidade.

Os copos dos trapalhões também foi outra boa sacada.


Artísticas e Esportivas

Foi um bom número de tarefas nessa área e isso manteve boa parte do QG alerta para a confecção de figurinos e transporte de pessoal.

Houve três tarefas em que foram solicitadas pessoas, o que para nós é um desespero, mas conseguimos cumpri-las dentro das nossas possibilidades.

Voltamos a ter tarefas na praça durante a tarde de domingo, uma justa homenagem as nossas gincanas passadas.


No geral foi uma boa gincana, bastante movimentada e que deixou todo mundo que gosta efetivamente de gincana feliz.

Espero poder contar com a Racha Cuca no próximo ano novamente em São Jerônimo.

até +

Nenhum comentário:

Postar um comentário