Performancing Metrics

Super Phoenix: Rasgaram o Estatuto da Gincana !

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Rasgaram o Estatuto da Gincana !

Todo o regulamento ou estatuto deveria começar com a seguinte frase:

"A lei existe para ser cumprida."

Pois nesse final de semana assisti, estarrecido, a quatro equipes perpetuarem a maior violência contra a gincana de São Jerônimo em todos os meus quase vinte anos de gincana.

Não sei se é do conhecimento do público em geral, mas a presidente de fato da Águia de Fogo, Marcela, convocou uma reunião extraordinária da Liga das equipes horas antes do início do cumprimento da tarefa do show de escolha da rainha para propor a alteração de um dos itens do regulamento do show. Segundo ela, o tempo de montagem e desmontagem do cenário deveria ser acrescido em 15 minutos, passando de 35 para 50 minutos.

Para ajudar segue o texto que consta do regulamento original do show:

"3.1 Cada equipe disporá de um tempo de 50 minutos para a sua apresentação, assim
distribuídos: Colocação, montagem, apresentação e retirada do cenário, sendo a retirada do
cenário do ginásio, permitido apenas ao fim da apresentação. O tempo total para montagem
e desmontagem do cenário não poderá ultrapassar 35 (trinta e cinco) minutos, sendo cada
minuto ou fração excedente, limitados em 10 (dez) minutos, penalizado em cinco décimos
(0,5) e dez por cento (10%) da premiação, a serem descontados do total obtido pela
apresentação."

O argumento era de que a chuva atrapalharia a montagem dos cenários.

De nada adiantaram os protestos da Phoenix de que não pode haver votação na Liga no mesmo dia da proposta sem a concordância de todos. Águia, shalom e poupança, em sessão presidida pelo vice-presidente da Liga, Márcio da equiMedonhos, rasgaram o estatuto e aprovaram a alteração, mesmo que de forma ilegal com a abstenção da equiMedonhos.

Ficou registrado em ata, a pedido da Phoenix, de que a votação era nula já que feria o parágrafo único do capítulo 19 do Estatuto da Liga.

A equipe organizadora Racha Cuca foi comunicada da alteração e a aceitou, pois, para eles, o regulamento do show é de responsabilidade da Liga.

Somente a Shalom utilizou o tempo extra gentilmente oferecido pela Águia de Fogo através da sua presidente de fato, Marcela, com concordância da equipePoupança.

Fato relevante: Durante o início da montagem do cenário da equiShalom chovia muito fraco, tão fraco que carregamos nosso caminhão sem proteção. Não caiu uma gota durante a montagem do cenário das demais equipes.

Agora, a verdade:

A Shalom procurou a Marcela e pediu que ela entrasse com esse pedido, pois SABIA que corria o risco de estourar o tempo de montagem e de ser penalizada por isso. Porém, apelou para os bons sentimentos e para a ingenuidade da presidente de fato da águia, pois sabia da boa vontade que ela tem para com o evento.

Ao pensar defender o evento e ajudar seus amigos da Shalom, sem querer, a presidente de fato da Águia proporcionou uma agressão sem precedentes ao Estatuto do evento que ela mesma diz ajudar.

Os regulamentos existem para serem cumpridos. Todas as equipes sabem a mais de um ano do tempo necessário para montar e desmontar o seu cenário, logo, eles devem ser projetados para serem montados e desmontados dentro desse limite, faça chuva ou faça sol.

Se há necessidade de aperfeiçoamente que se faça, mas para o próximo ano, ou ANTES que todas as equipes projetem cenários que possam ser montados dentro do tempo e somente UMA faça um cenário maior e tire proveito disso.

Infelizmente o que a Marcela não percebeu é que ela foi usada para o benefício de outra equipe. E abriu um precedente perigoso que é a criação de um grupo que decide regulamentos sem obedecer a lei estabelecida, que faz valer a sua vontade no grito, que não respeita o direito das minorias.

Muitas vezes confundimos o "defender o evento" com o "vale tudo pelo evento". Pois digo: não vale! As regras existem para todos e defender o regulamento é defender o evento. Algumas pessoas se valem de um adesivo no peito "Viva o baile" para proveito próprio, para defender seus interesses. Está na hora de olhar melhor e pensar sobre com quem estamos andando e com quem estamos conversando...

A Phoenix foi uma voz solitária nessa reunião. E o engraçado é que o chato, o encrenqueiro é aquele que luta pela lei.

Um regulamento não pode ser válido somente quando me convém, a lei tem que servir para todos em todos os momentos. Mas chegamos em um ponto em que o mais esperto está vencendo, então está na hora de ser esperto também.

Para quem tem dúvida, basta ler trechos do Estatuto da Liga abaixo reproduzidos:


DO CONSELHO DELIBERATIVO
...
Art. 13º - Compete ao Conselho Deliberativo:

a) Elaborar o regulamento da Gincana Cultural de São Jerônimo;
b) Elaborar o regulamento do Show de Escolha da Rainha da Gincana Cultural de
São Jerônimo;
...

g) Decidir sobre os casos omissos no estatuto e nos Regulamentos;
h) Projetar e decidir sobre qualquer alteração estatutária;



CAPÍTULO V – DAS VOTAÇÕES
Art. 19º - As votações deverão se realizar sempre na reunião seguinte a que o
assunto foi posto em pauta e registrado em ata.
Parágrafo Único – Caso surja algum assunto a ser decidido com urgência, este
poderá ser votado na mesma reunião, perante consenso do Conselho deliberativo.
*** A Phoenix não concordou com a votação, logo não houve consenso!

CAPÍTULO VI – DAS PENALIDADES
...
Art. 22º - As equipes associadas, que não cumprirem o presente Estatuto e também
não acatarem as decisões da LIEGCSJ, perderão seus direitos de associada e por
conseqüência não poderão participar de qualquer evento organizado pela LIEGCSJ.
...
*** Tem quatro equipes que descumpriram o presente Estatuto.

CAPÍTULO IX – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
...
Art. 28º - Os casos omissos neste Estatuto serão resolvidos pelo Conselho
deliberativo.
...
*** Esse foi o argumento da presidente de fato da Águia, Marcela, para realizar a votação. O problema é que esse artigo remete ao capítulo V, artigo 19, paragráfo único, ou seja, se um não quer não pode haver votação no mesmo dia da proposta.


Conclusão, pela primeira vez na vida, assisti a três equipes arriscarem ser excluídas da gincana para beneficiar outra.

Que isso nunca mais ocorra, mas, para mim, a Liga está sepultada. Rasgem os regulamentos e decidam na hora, ao saber de suas conveniências do momento. Ou melhor perguntem para o G3 o que vale e o que não vale.

Para quem não sabe o que é G3 é a junção da águia, shalom e poupança para "defender o evento". Óbvio que não é por colocação, pois daí a poupança estaria, definitivamente, fora do grupo.


abraços indignados!

7 comentários:

  1. Oi amiguinhos!! Finalmente alguém criou coragem e falou a verdade sobre a GRANDE BOSTA que foi feita nesse Baile!!! Na verdade so estou comentando aqui porque quero ver o circo pegar fogo mesmo e quero a Shalon se foda com o jazz deles e foto da rainha estilo tia's carmen's club.
    Sobre rasgar o regulamento, isso era obvio que iria acontecer, se em eventos de maior porte e com uma organização bem maior ja acontece, o que impede de acontecer em uma gincana que é comandada pelo mingau!hahahahahah.
    Sobre a marcela e a esperteza da águia nem vou comentar ja não é desse que eles que eles dão uma de topera!
    Fora os metidos a "intelectuais" do orkut, defecando pela boca e criando tópicos para lá de interessantes como: "qual camiseta é mais bonita?"
    Fora os espertos da Shalon que devem ter gastado oque? 40 mil naquele baile, para ficar 100pts na frente do 2 lugar? nao sei se isso é inteligencia ou babaquice.
    O que mais me deixa chateado nisso tudo é que o baile cade vez mais aparenta nao ter mais nada haver com a gincana, com duas equipes gastando mundos e fundos, para ter um trofeu e poder esfregar ele na cara uma da outra e gincana perdendo com isso. Depois dessa rasgada de regulamento então, foi realmente o fim.
    MAS TUDO PELO EVENTO !!!!
    ABRAÇOS AOS AMIGOS DA PHOENIX!

    ResponderExcluir
  2. Bom Fábio, por incrível que pareça, e todos vão achar graça, mas dessa vez concordo plenamente contigo.
    Quando você ficou sabendo do motivo para a reunião extraordinária, voltou até o nosso "barraquinho" onde todos estavam trabalhando na produção do elenco, comunicou os fatos, ouviu as opiniões, pegou o nosso presidente e retornou para a reunião.
    O que me pergunto é : será que nas outras equipes aconteceu isso também, porque durante o baile o desconhecimento do ocorrido era geral.
    Ouvi pessoas da Águia comemorando que a Shalom tinha ultrapassado o tempo de montagem e seria descontada na pontuação, quando a própria Águia foi quem propôs o aumento do tempo.
    Realmente não consigo entender o motivo pelo qual quatro equipes se unem em benefício de uma só, e se vierem me dizer que o "evento" é maior do que a competição, ótimo, então que ele seja separado do resto da gincana, a não ser que as outras equipes também não queiram mais competir durante as tarefas. Se uma equipe se atrasar para a entrega de uma tarefa, as outras irão se juntar e votar extraordinariamente para ampliar o horário de entrega? Acho que não, mas bem que podiam, poxa gente, compreensão, é pelo bem do evento !!!

    ResponderExcluir
  3. William,

    você foi muito feliz no teu comentário. É isso mesmo, cada vez mais o show se distancia da gincana. São duas coisas completamente diferentes obrigadas a conviver. O show se tornou uma disputa de egos insuportável.
    Mas quem sabe o pessoal volta a razão? Não devemos perder a esperança.
    VIVA O REGULAMENTO !!!!

    Abraços
    PS: não sei a tua equipe, mas se estiver a procura de uma estamos de portas abertas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este papo de TUDO PELO EVENTO é ridículo, se fosse assim então que não houvesse pontuação e colocação no baile. Cada um apresentaria seu show para o público e o "evento" seria o mesmo!
    Mas nããoooo...Como disse o William, eles querem o troféu para esfregar na cara um dos outros. E ainda querem ter a oportunidade de avacalhar a apresentação de quem não se dispõe a gastar o valor de um carro 0km para cumprir uma tarefa da gincana. Como se isso fosse motivo para vergonha...
    Esta é a parte triste da história...A parte engraçada é que o resultado do baile seria diferente se não fosse esta palhaçada toda! Quem seria a vencedora?? Tcham, tcham, tcham, tcham!
    O melhor é ver que nossa equipe é rotulada como barraqueira, revoltada e do contra, mas foi a única que teve o bom senso de lutar pela nossa GINCANA, tentando não violar o seu regulamento. Agora o precedente foi aberto..Salve-se quem puder!

    ResponderExcluir
  6. Umas das coisas que eu temo em relação ao baile/gincana é a seguinte: anos atrás parecia que a equipe que ganhava o baile e se esforçava para tal era aquela que queria lutar pelo titulo da gincana. Agora parece que as equipes (duas) "cagam" dinheiro para ganhar o Baile nessa guerra de egos. O que eu temo é que daqui a alguns anos, ou esse ano mesmo, uma das equipes diga "ganhei o baile, nao me interessa a gincana" ou " ganhamos o baile, nao temos a obrigação de ganhar a gincana"...
    a sensação de que o baile esta cada vez mais se distanciando da gincana e que isso so cresce de uns 3 anos para cá.
    sobre o REGULAMENTO: se todas as 5 equipes tivissem se reunido e falado: "ok, vamos dar mais 15 mim para montar o cenario". Por mim tudo bem.
    AGORA: se ta escrito la nas regras, assim como ta no blog aqui. Podem chamar a equipe de revoltada, e o caralho a 4 se esta na regras da gincana tem que ser cumprido e acabou. No momento que 1 equipe disse: nao! Acabou e vamos seguir o que esta escrito nas "regras do jogo".
    Dai o pessoal passa por cima das regras, pq gastou "dim dim" no baile e nao quer correr o risco de perder. DAI ACONTECE ISSO: tira o tesão da competição, poe em cheque a credibilidade da liga/regras/etc, desvaloriza o ensaio geral.....e assim vai.
    Quem teve a brilhante ideia de mudar o regulamento a seu favor, tinha que botar uma dentura no cú e rir para o caralho, tomar no cú tranquilo.
    ISSO QUE ACONTECEU NO BAILE TEM QUE SER DIVULGADO... É MUITO NAO SABER COMPETIR, É COISA DE CRIANÇA CHORANA O QUE ACONTECEU LÁ
    FODA-SE!!!

    abraços!

    ResponderExcluir
  7. Na verdade eles, Águia, também ficaram com medo de estourar o tempo, a quantidade de cenários que eles tinham, acharam que iriam estourar, deram um tiro no próprio pé.

    Gritaram tanto antes do baile com as mudanças sem conversar com os integrantes e foram a primeira a fazer a mesma coisa no baile, pelo "bem do evento".

    E "viva o baile!" hhehehe

    ResponderExcluir