Performancing Metrics

Super Phoenix: Organizadoras I

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Organizadoras I

São Jerônimo teve as suas primeiras gincanas organizadas por pessoas da própria comunidade que se dispunham a bolar as tarefas e sofrer a "pressão" das equipes derrotadas.

Em 1990 houve a primeira experiência com organizadoras de outras cidades, para esse ano a comissão organizadora, na época ligada aos organizadores da Festa de São Jerônimo, popularmente conhecidos por "festeiros", chamou uma equipe de Charqueadas para organizar nossa gincana. Dessa experiência surgiu o baile de escolha da rainha da gincana que hoje, por motivos comerciais, é conhecido por Show de Escolha da Rainha.

A partir de 1991 a gincana voltou a ser organizada dentro do município, porém o acirramento da rivalidade entre as equipes e o fato de que os organizadores possuíam, evidentemente, familiares e amigos distribuídos entre as equipes competidoras tornou a pressão sobre os responsáveis pelas tarefas quase insuportável. A cada gincana se sucediam denuncias de supostos favorecimentos para um ou para outro. O auge da desconfiança ocorreu em 1994 após o estravagante EMPATE entre Águia e Medonhos na primeira posição.

Depois disso certamente não daria para prosseguir como estava. A prefeitura assumiu a organização do evento e em 1995 contratou uma única empresa para cuidar do carnaval e da gincana. Nesse ano cinco equipes estavam na disputa: Águia de Fogo, Medonhos, Poupança, Barrosa e Nova Era. Somente doze anos mais tarde a gincana de São Jerônimo voltaria a contar com cinco equipes. A gincana, porém, foi bastante confusa onde acabou ficando em último lugar quem estava certo da vitória, a Poupança, e a Medonhos, em quem ninguém apostava, acabou se sagrando vencedora. Durante o resultado o nome da equipe Águia de Fogo sequer foi citado. A confusão foi tão grande que no ano seguinte surgia o que prometia ser a solução de todos os males: Foi criada a Liga Independente das Equipes de Gincana de São Jerônimo.

A proposta foi radical para a época, desvincular o evento da festa da Igreja e da influência da prefeitura municipal. Novamente foi contratada uma equipe de Charqueadas para organizar a gincana. Não tenho lembrança de maiores problemas, nem de nada de especial sobre a gincana. Mas aconteceu algo nesse ano que mudaria para sempre o curso das gincanas em São Jerônimo. Em Outubro ou Novembro daquele ano ocorreu a gincana Municipal de Taquara e a Equipe Zebrão precisava formar uma frase utilizando as letras existentes nas placas dos carros da época. Após uma breve pesquisa descobriram que o 'RA' que faltava estava em São Jerônimo. Para conseguir a placa entraram em contato, como conseguiram o número do telefone dele eu não sei, com um despachante dessa cidade. Esse despachante conseguiu a placa e comentou sobre a gincana de São Jerônimo e recebeu da Zebrão a promessa de que a ajuda prestada seria retribuída. O nome do despachante : Enir Machado dos Santos, para quem ainda não lembrou quem ele é, trata-se do Dézinho, equipe Águia de Fogo, pai do Vítor da Phoenix (e do Binho e da Sheila).

Não sei se foi coincidência, dá para jurar que não foi, mas para o ano de 1997 foi contratada uma equipe de Taquara para organizar nossa gincana, uma equipe conhecida pela sua qualidade, seriedade e um estilo inconfundível, a equipe ASTUTA. Essa equipe revolucionou a gincana de São Jerônimo ! Nunca antes se tinha visto enigmas tão complexos, objetos tão impossíveis, esportivas tão legais (na época chamavamos as esportivas de "provas de rua"). A vencedora foi a equiMedonhos, mas ao contrário de anos anteriores, ninguém questionou a organizadora pelo resultado, antes disso, todos a queriam novamente para o próximo ano.

A partir desse ano atingimos a maioridade e entramos para o time das maiores gincanas do Estado.

A ASTUTA marcou época como organizadora, criou um estilo próprio que depois foi seguido por várias outras organizadoras como Falange, Tchê, Gênesis, etc..
Em nossa cidade ela organizou as gincanas de 1997, 1998, 1999, 2002 e 2003.

No próximo post mais sobre as organizadoras que já passaram por São Jerônimo.

2 comentários:

  1. Muito legal a retrospectiva Fábio! Eu sou testemunha daquela primeira ligação do QG da Zebrão para São Jerônimo, cujas placas tinham as letras RA. Naquela tarefa também buscamos documentos em Pelotas 'SE' e outras localidades e ficamos em primeiro lugar naquela tarefa. Lembro bem daquele contato e que no ano que a Astuta começou em SJ o Adão e vc vieram a Taquara para ajustarmos uma parceria, depois até fomos de ônibus assistir a um baile no segundo ano da Astuta em SJ.
    ABÇ a todos!

    ResponderExcluir
  2. E ae Léo !!!

    Bah! A audiência do blog está cada vez mais qualificada.

    Só fazendo uma pequena correção, quem foi a Taquara ajustar a parceria com a Zebrão foi o Adão, o Azambuja e as namoradas deles. Segundo o Adão, naquele dia chovia que nem o diabo e o QG ficava na casa do Fausto, atrás de uma revenda da Fiat.

    Eu lembro que tu era o terceiro elemento, dava apoio de Taquara e, para mim, só foi aparecer em SJ muito tempo depois. Nem sabia dessa tua ida até lá para assistir ao show.

    Eu tenho um post pronto sobre a história dos apoios (QG2 e etc...) que será publicado depois da sequência sobre as organizadoras.

    Abraços,

    ResponderExcluir