Performancing Metrics

Super Phoenix: Organizadoras IV

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Organizadoras IV

No post anterior eu escrevi sobre a Enigma e como ela revolucionou as gincanas em quantidade e qualidade.
Só para vocês terem uma idéia , a gincana de 2007, organizada pela Titãs, teve 31 tarefas e terminou em uma grande baderna durante as esportivas. A da Enigma em 2008 teve 76 !!! E terminou tudo sob controle.

O sucesso da Enigma inspirou outras organizadoras a partirem para o mesmo caminho, mas para que você tenha sucesso você precisa fazer diferente, propor algo novo, que faça com que você seja lembrado. Não basta esconder alguém no meio do mato, entregar uma foto para as equipes e mandar procurar. Se você fizer só isso, estará apenas copiando a original.

Quem melhor entendeu essa mensagem até agora, na minha opinião, foi a Racha Cuca. Esses caras de Portão, ao melhor estilo Enigma, criaram a sua própria metáfora. Eles seriam conhecidos por vilões e o QG Central seria o seu esconderijo. Todos os integrantes da equipe possuem codinomes baseados nos vilões dos episódios do Chapolim Colorado. E foram justamente os vilões e jagunços que vieram a São jerônimo em 2009 organizar a nossa gincana.

O que escreverei agora é suspeito, pois foi a nossa melhor colocação até agora, mas todo mundo gostou muito da gincana deles. Ainda tem coisas para melhorar, isso é fato, mas se levarmos em consideração que a equipe foi criada apenas em 2008, nada mais natural. Conversando com eles percebe-se a nítida intenção de seus componentes de fazer o melhor e de não se tornar uma equipe previsível. E isso é muito bom.

Uma coisa que chama a atenção é a comparação com a Enigma, afinal a Racha Cuca dominou o ano de 2009 organizando um sem-número de gincanas Estado a fora. Muito se fala sobre a semelhança entre elas, mas quem participa de gincanas organizadas pelas duas equipes observa algumas diferenças significativas. Dentre elas destaco:

- Os vídeos dos jagunços e vilões são sensacionais. A alteração de voz, a edição das imagens, o figurino, tudo realmente muito bom e engraçado. Dê uma olhada no youtube é diversão na certa. Esses vídeos contribuíram para chamar a atenção para a equipe;

- O número de tarefas é menor, mas a gincana não é monótona. A Racha Cuca vem dosando a velocidade com que as tarefas são divulgadas, de tal sorte que a gincana não se torne nem uma maratona intransponível, nem chata.

- Há graduação de pontuação nos objetos, ou seja, se forem solicitados 5 copos e tu entregares dois, você receberá pontuação proporcional. Se entregares todos, ganha um bônus. Excelente.

- As surpresas ! A tarefa "Quem tem não diz" divulgada em Nova Petrópolis e "A Revolta" de Rolante, foram sacadas muito boas. Essas tarefas são dois baita exemplos de avanços sobre uma base já formada.


Enfim, acredito que essa organizadora, se tudo der certo e a gurizada não se arrepender, ainda vai organizar muita gincana por aí.

Bom, fica por aqui essa pequena retrospectiva sobre as organizadoras que já passaram por São Jerônimo.

Ainda bem que estamos muito bem servidos de organizadoras.

Forte Abraço !

PS:
"Quem tem não diz" = G Magazine do Vampeta (ninguém entregou ou disse que tinha)
"A Revolta" = encontrar 5 vilões simultaneamente escondidos em uma mesma área, em 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário