Performancing Metrics

Super Phoenix: Organizadoras III

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Organizadoras III

Mas o que fez a Enigma de tão diferente ??? Vou confessar que, naquela época, eu não fazia ideia. Em 2005 eu estive em Portão e acompanhei um pedaço da gincana deles, o
suficiente para ver meia dúzia de charadas, artísticas e esportivas sendo solicitadas ao mesmo tempo. As charadas tinham um padrão bem diferente daquele que eu estava acostumado, agora as cores, formas e figuras eram utilizadas para embaralhar a resposta. Mas eu ainda não tinha entendido a mensagem. Tanto que em 2007, no primeiro ano da Phoenix, batalhamos para que a nossa gincana fosse organizada por eles. Graças a Deus que a Liga pensou diferente, e talvez, com uma suspeita de que estivéssemos tramando algo, e escolheu a Titãs (Novo Hamburgo, padrão Astuta).

Hoje posso afirmar com todas as letras : SE tivéssemos feito uma gincana da Enigma ANTES, não existira Phoenix. Mas por quê? E voltando a pergunta lá de cima, o que fez a Enigma de tão diferente? Hoje parece óbvio, mas vou dar um exemplo. Em mais uma das cenas impagáveis protagonizadas pela Phoenix quando sai de São Jerônimo.

Chegamos em Picada Café (2007), Beto, Mauro, Vítor e eu, perto da uma da madrugada. Estavamos indo para nossa primeira gincana como Phoenix e fomos conhecer a gincana da Enigma . Mal entramos na cidade e encontramos uma galera embrenhada em um mato ao lado do QG central, descemos do carro e fomos nos apresentar para o pessoal da Joaninha. Feitas as apresentações nos colocamos a disposição para ajudar. Imediatamente o líder deles nos disse o seguinte - "Tem uns paraquedistas escondidos no mato. Nesse aqui tem um e temos que encontrá-lo". Pena que não tinha uma máquina filmando a nossa cara. Ninguém entendeu nada e o máximo que consegui dizer foi - "Bom... se é um paraquedisda veio do céu. Esse cara deve estar pendurado em uma árvore !" Nem preciso dizer que não achamos nem a sombra do tal paraquedista.

Então aos poucos fomos entendendo a metáfora utilizada pela Enigma, sim, para quem não percebeu a Enigma fez uso, e muito bom, de uma metáfora para criar o seu estilo de gincana. A organizadora, durante a gincana, é uma agência de espionagem. A partir daí todo um cenário é criado e as equipes tem que entrar na viagem. As principais características da Enigma são:

- Uso intensivo da internet. Grande sacada ! É incrível como ninguém tinha pensado em divulgar suas tarefas de forma sistematizada pela web antes deles;
- Muitas tarefas. Esqueça tarefas de hora em hora, elas chegam sem hora marcada de acordo com o planejamento da organizadora;
- Charadas com uso de vários elementos: cores, imagens, formas, contagens malucas, vale praticamente tudo;
- Espiões. Talvez a mais emblemática das tarefas da Enigma. Uma foto ou vídeo revela uma pista sobre um local onde, em um raio de 50 metros a partir de um ponto de referência, está escondido um "espião" da agência enigma. Genial a idéia. A sequência de caças inicia por volta da meia-noite e termina perto das seis da manhã;
- Objetos lacrados. Não basta ter o objeto é precio tê-lo intacto, como se tivesse sido comprado apenas para a eventualidade de um dia ser solicitado pela organizadora;
- Caças simultâneos. Enquanto a galera está procurando um "espião", sempre tem uma caça paralela a um objeto único que também está escondido pela cidade.


Respondi as perguntas?

Mas, mesmo assim, seguimos defendendo a contratação da Enigma. Ela representava o futuro das gincanas, participar de uma gincana do velho estilo, mesmo que tenha seu charme, parece uma volta no tempo. A melhor comparação é a seguinte: você está em um carro a 160 por hora e, de repente, passa a andar a 80. Essa é a diferença entre os rítmos dos dois estilos.

Em 2008 finalmente fomos passear a 160 em São Jerônimo e para a nossa surpresa a Phoenix conseguiu resistir bem até o final da gincana. E se mais não fez, foi porquê não pode.

Mesmo assim foi uma experiência valiosa, com uma gincana bem organizada. Novamente recuperamos o terreno que havíamos deixado para trás e voltamos a fazer uma das melhores e mais competitivas gincanas do Estado.

Só não contamos com ela em 2009 devido a problemas contratuais que inviabilizaram a sua contratação, mas nada impede que, no futuro, tenhamos novamente nossa gincana organizada por ela.

Alguns integrantes deixaram a Enigma desde a sua fundação e ela mudou um pouco também. Normal, como em qualquer atividade. As suas últimas gincanas tem apontado o caminho das super gincanas, mais de 100 tarefas, objetos lacrados, espiões "impossíveis" de localizar, quase como se a organizadora estivesse em competição aberta com as equipes participantes. É evidente que não é nada disso, é muito provável que essa seja a estratégia da Enigma para se manter no topo, através do aumento do desafio que as suas gincanas proporcionam.

Até por que, no rastro da Enigma, surgiram várias organizadoras que apreciaram seu estilo e criaram variações a partir da metáfora inicial.

No próximo post: Racha Cuca

2 comentários:

  1. Achamos tantos paraquedistas como achamos um lugar para comer um Xis e tomar uma coca na madrugada de Picada Café. Isto é, NENHUM, NADA!!!

    A única coisa boa que lembro deste dia foi que fomos ouvindo o jogo do Grêmio contra o Caxias (4x0) que nos levou a próxima fase do gauchão!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci, era o Fábio e eu comemorando e o Beto e o Mauro lamentando mais uma virada histórica!!! hahaha... boas lembranças!

    ResponderExcluir