Performancing Metrics

Super Phoenix: Medonhos 25 anos

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Medonhos 25 anos

Hoje, pela manhã, recebi um email do Vítor me passando um link para um vídeo produzido pela Medonhos. De cara pensei em se tratar de mais um desses vídeos motivacionais e "upa-upa-vamo-que-vamo" que praticamente todas as equipes produzem para turbinar a motivação dos seus integrantes. Sendo que alguns deles são de primeira linha.

Fiquei surpreso ao constatar, logo no início do filme, que se tratava de um especial sobre os 25 anos da Medonhos. Só então me dei conta de que não lembro de outra equipe, em atividade fundada, em 1985. Ponto para eles.

Durante seus quase 10 minutos de duração temos a sensação de que estar assitindo a um honesto depoimento sobre o que ocorreu com a equipe, principalmente nos últimos 13 anos, de 1997, ano das últimas vitórias, até a saída do pessoal para a Kamikaze no ano passado. E isso não é pouca coisa.

A Medonhos é uma das equipes de gincana clássicas que temos aqui no RS. A primeira vez que eu ouvi falar de gincana foi através deles, se não me engano em 1987. Naquele ano fui convidado a participar da gincana por um vizinho, o Leandro (para os Jeronimenses entenderem: pelo E.T.), ele me disse que para participar era muito simples, bastava comprar uma camiseta branca em um loja qualquer e depois pintar em casa o nome da equipe nela. Vejam só, as camisetas eram feitas artesanalmente e cada um fazia do jeito que achava melhor ou conseguia. Pois bem, fiz a minha camiseta e me fui ao QG que ficava na escola Castro Alves. Confesso que fiquei um pouco decepcionado, como eu não tinha carro, dependia de conseguir alguma carona para ir atrás das tarefas. Como eu não conseguia carona nunca, restava ficar plantado no QG esperando alguma coisa para fazer. A questão é que as tais tarefas eram divulgadas através de envelopes e poucos tinham acesso a elas e essas pessoas ficam em áreas restritas, onde nem todos podiam entrar. Claro que é muito pouco provável que eu pudesse ajudar em alguma coisa, mesmo que todas as tarefas me fossem entregues diretamente. Pode ser que nem tenha sido desse jeito, mas essa é a memória que eu tenho daquela gincana e só muito tempo depois eu entenderia o porquê do sigilo em relação a algumas coisas dentro da equipe.

Apesar de eu ter aposentado a minha camiseta-feita-a-mão e só ter voltado a participar de gincana em 1989 pela equiCENEC, na sua primeira e última aparição em gincanas, foi um experiência válida. No ano seguinte, a convite da Bárbara minha namorada e outra ex-medonhos, fui para Águia de Fogo e durante toda a década de 90 tive na Medonhos a minha maior rival. Rivalidade daquelas de desfazer amizades. Quem diria.

Muitas coisas aconteceram desde então e hoje eu acho a Shalom muito mais parecida com o que foi e representava a Medonhos nos seus primeiros dez, doze anos. Mas, de qualquer forma, ela segue firme para mais uma gincana.

Parabéns aos Medonhos pelos seus 25 anos.


Ah, sim. Taí o link para o vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=Akp93Wq9OvM

3 comentários:

  1. Oi, pelos Medonhos, agradeço os Parabéns... esperamos completar mais 25 ainda... heheheh
    Parabéns pelo blog... realmente muito bom, informativo e imparcial, não temos o que reclamar. E viva a Gincana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Laury,

    Gostei do "Viva a Gincana" ... me deu ideia para mais um post.

    Grato pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Capaz Fabio, somos visitantes assiduos ao blog... quando entro na internet eh uma das minhas entradas automaticas, tah até como meus Favoritos... heheheh
    Parabéns Mesmo!

    ResponderExcluir