Performancing Metrics

Super Phoenix: O troféu roubado !!!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O troféu roubado !!!

Olá,

Aqui estou novamente com mais uma história do baú da gincana de São Jerônimo: "O troféu roubado".

Esse fato aconteceu em 2001 e é bastante conhecido pelos gincaneiros da nossa cidade. Apesar disso vou relatá-la, em respeito aos meus 9 leitores de outros municípios.

Estamos na noite de sábado, 29 de Setembro de 2001, chove horrores. Enquanto praticamente toda a águia de fogo está concentrada no centro da cidade a espera do resultado da gincana, uns poucos acompanham o resultado pelo rádio em um QG de apoio, mais conhecido como casa do Adão, para ajudar a equiPepino de Portão.

Temíamos pelo pior, ou seja, uma vitória de nossos arqui-rivais da época: os Medonhos. A boataria e as planilhas apontavam que eles, por pequena margem de pontos, seriam os vencedores aquele ano.

Enquanto o Adão e eu pilotamos a churrasqueira, as gurias (Bárbara, Jaqueline e Cláudia), acompanham as tarefas que vem via fax. Sim, eu disse FAX. Naqueles tempos pré popularização da internet o apoio era feito via o velho aparelho de fax. Acreditem, nem sempre houve organizadoras com sites para divulgar tarefas.

Passa um pouco das oito e meia quando o locutor da 1440, Claiton Dornelles, mais conhecido por Claitinho, anuncia o resultado final: Medonhos campeã da gincana com uma vantagem de 130 pontos sobre a gente. Assim que sai o resultado as gurias nos chamam para ouvir a transmissão, ainda lembro da entrevista do Régis, presidente da Medonhos na época e hoje na Kamikaze, dizendo "Papai do céu olhou para baixo e nos deu esse título".

Assim que soubemos do resultado nos preparamos. Finalmente eles poderiam nos dar o troco por anos de gozações. Voltamos para o nosso churras cabisbaixos, esperando pelo adversário vir nos debochar. Uns três minutos depois a Jaque apareceu na porta e avisou "Parece que está dando problema lá no resultado". Nem ouvimos, seguimos bebendo e nos preparando para repelir o ataque adversário. Então, aconteceu!

Ouvimos urros vindo deus-sabe-de-onde, gritos de euforia, seguidos por barulho de um exército marchando sobre o campo inimigo. O Adão se armou de um espeto, me olhou e disse: "Mas já nos acharam???" . Não tive nem tempo de responder, quando me virei vi as gurias gritando e comemorando: "Ganhamos !!! Ganhamos !!! Mudaram o resultado !!!!"

Deixamos tudo que estávamos fazendo e saímos feito loucos para o nosso QG, no caminho nos explicam que havia um erro na planilha de pontuação. A organizadora considerou a tarefa do show como tarefa cumprida e deu a mesma pontuação para todos. Após a correção da planilha, ficamos com 200 pontos a mais que a medonhos nessa tarefa e fomos campeões por míseros 70 pontos.

No QG ficamos sabendo que quem alertou sobre a pontuação foi o seu Bolzan, da Shalom. Assim que ele deu o alerta o Paulinho invadiu o palco (acho que era um caminhão) e começou a espernear e exigir a revisão da planilha. Enquanto isso o Claitinho narrava na rádio "Atenção! O Paulinho invadiu o palco. Calma Paulinho ! Calma Paulinho ! O resultado já está dado, não vai mudar". Então muito mais gente começou a pressionar a organizadora que teve que reconhecer o erro, muito provavelmente em função de estar organizando duas gincanas no mesmo período, e, em cima do palco, mudar o resultado e anunciar a nova ordem de classificação.

Foi um Deus nos acuda! O pessoal da Medonhos, como é de se esperar, não ficou nada contente. A organizadora teve que literalmente fugir da cidade, todo mundo se empurrando,discutindo, comemorando e, enquanto isso, um dos integrantes da Medonhos fugia com o troféu da gincana. Isso mesmo ! Roubaram o troféu da gincana !

Quatro horas depois, quando voltamos para o QG de apoio encontramos nosso churras carbonizado na churrasqueira, a casa aberta, pratos de plástico espalhados pelo chão, realmente parecia que um pelotão havia passado por lá e arrasado com tudo.

Quanto ao troféu, a Liga se reuniu e optou pela pior solução, levou o assunto para a justiça. Houve, então, mandados de busca e apreensão executados em, pelo menos, duas residências de integrantes da Medonhos, onde nada foi encontrado. Se a Liga tivesse exigido a devolução do troféu sob pena de desfiliação da Medonhos acho que teria sido mais fácil.

Em 2007, no nosso primeiro ano, uma pessoa da Medonhos veio nos oferecer o troféu para desfilarmos e provocar a águia. Educadamente rejeitamos a oferta.

Mesmo na Phoenix não perdemos a oportunidade de relembrar esse acontecimento. Durante o nosso desfile, em 2009, simulamos o roubo do troféu. Eu, com a camiseta amarela da seleção Brasileira, tinha o troféu roubado das minhas mãos por um cara de verde (Tibério). Que era perseguido aos gritos de "pega ladrão"!!!! Quem sabia da história entendia parte da cena. Para entender a camiseta da seleção tem que conhecer a história do Suriname.

Hoje a águia pode pedir o troféu de volta sem fazer força, já que aceitou como seu integrante aquele que roubou o seu troféu.

Até a próxima !

4 comentários:

  1. Muitas coisas parecidas já aconteceram nas gincanas da Liberato. Inclusive, como relatei no post de vocês sobre a gincana desse ano, erro na planilha de pontuação. Infelizmente no final da história não houve justiça, muito menos profissionalismo por parte da equipe organizadora. A mesma não teve a coragem que corrigir um erro que já tinham adimitido.

    ResponderExcluir
  2. "Hoje a águia pode pedir o troféu de volta sem fazer força, já que aceitou como seu integrante aquele que roubou o seu troféu."
    RACHEI DE RIR! hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Bah, pior que essa história foi uma loucura,... até pq uma das casas que foi procurado o trofeu foi a minha, meu pai era presidente nesse ano, e como ele tava meio ruim da pressão arterial ele não quis ficar no resultado, mas quando deu que a gnt tinha ganho viemos láh da casa dele, quando chegamos jah tinha mudado o resultado, e o dia da busca e apreenção, bah, naquela manhã estava o pai tava em poa, quando a gnt vê, para um carro do oficial de justiça e mais dois da policia na frente de casa, minha mãe começou a chorar e os cara querendo entrar... ai no mandato tava nosso endereço errado, ai a mãe ligou prum monte de gnt... tava um fuzuê lah nas Vila das Acassia... ai o Regis disse pra mãe deixar eles entrar duma vez, então ela libera pra eles entrar... mas ai os nossos cães que jah tinham notado a movimentação vieram pra checar... quando eles viram os rotwailler deram pra tras, queriam que ela prende-se eles... hahahah, ela não queria de jeito nenhum, alegava que eles não tinham mandato pra prender os cachorros... bom, no fim eles entraram e não encontraram o dito "trofeu". Naquele dia eu chorava de medo, mas hoje me fino de rir,... e tem história.

    ResponderExcluir