Performancing Metrics

Super Phoenix: Tarefa Cumprida

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Tarefa Cumprida

O clima esquentou na gincana de Charqueadas. Em reunião realizada na noite de ontem (23/02) ficou decidido que o desfile das equipes será tarefa cumprida, ou seja, uma vez atendidos os quesitos solicitados pela organizadora todas as equipes ganham a mesma pontuação para a tarefa. Entretanto, foi mantida a eleição do melhor desfile como forma de premiar aquela equipe que se destacou na tarefa.

Essa é a notícia, a fria notícia. Agora vamos um pouco adiante... mesmo correndo o risco de ser incompreendido.

Em São Jerônimo a tarefa desfile segue esse mesmo critério há vários anos, pois as equipes entendem que devemos ter apenas uma tarefa subjetiva, com graduação de pontos, durante a gincana. Por causa desse critério a Racha Cuca não pôde, na nossa gincana do ano passado, por exemplo, dar bônus para a equipe que apresentou o melhor vídeo do Charles Enriquepédia ou para o melhor jingle.

Há dois motivos principais para fazermos esse pedido às organizadoras, o primeiro é que a subjetividade do julgamento pode vir a alterar o resultado geral da gincana (vide o que ocorreu em SJ em 2008) e o segundo é o envolvimento, pessoal e financeiro, gigantes, que todos temos na preparação do show de escolha da rainha.

Para quem não é de São Jerônimo ou Charqueadas vou exemplificar o que quero dizer com envolvimento: de Maio a Setembro TODOS os teus finais de semana estão reservados para trabalhar para o elenco da equipe. A partir de Julho TODAS as tuas noites durante a semana estão reservadas para confecção do cenário e figurino. Logo, não sobra tempo para mais nada, além do inevitavel desgaste que isso gera. E tem equipes que trabalham ainda mais do que eu citei aqui.

Um outro motivo é a tradição, em São Jerônimo, de desfiles de rua mais simples. Nossa ideia sempre foi usar o desfile como uma espécie de convite para a comunidade participar da gincana que está começando. Nossa ênfase sempre foi na brincadeira e na descontração durante a execução dessa tarefa. Luxo, espetáculo, etc... isso fica reservado para o show.

Essas são as razões pelas quais São Jerônimo prefere um desfile, digamos, mais light.

Imaginem agora se fosse proposto, e aprovado, na Liga das equipes que o show de escolha da rainha valeria a mesma pontuação para todas as equipes. E apenas a distribuição de troféus do primeiro ao sexto colocados. Meeeeeeeeeeeuuuuu Deuuuus.

No mínimo diríam que "querem acabar com o baile"!!!!!

Pois então, é mais ou menos isso que acaba de acontecer em Charqueadas, por que, salvo engano, o desfile tem grande importância para as equipes daquela cidade.

Nesse momento, e sem entrar no mérito do que motivou a mudança, a grande questão é: Haverá desmobilização/desinteresse por parte das equipes devido ao fato do desfile se tratar de "tarefa cumprida"?

A resposta a gente terá somente na noite do dia 25 de março durante a apresentação da tarefa. Eu prefiro acreditar que os belos desfiles apresentados em Charqueadas são fruto, antes de mais nada, do desejo que as equipes tem de fazer uma grande apresentação. Em segundo lugar, da vontade de ganhar e esfregar isso na cara dos derrotados e, só então, da pontuação extra obtida pela melhor colocação. A decisão tomada em Charqueadas afeta somente esse último aspecto deixando os outros dois intactos. Evidente que estou escrevendo em tese.

Eu tenho me divertido muito nos desfiles da Phoenix nos últimos anos e algumas equipes tem apresentado grandes desfiles independente da pontuação ser igual para todos.

Por enquanto, prefiro acreditar que teremos belos desfiles, ainda mais alegres e descontraídos em Charqueadas. Se não der certo dá para voltar atrás, não dá?

Abraços,

Fábio

Um comentário:

  1. Se essa é a preocupação, não se preocupem não vamos decepcionar ninguém!! Sério já to cheia desse zumzumzum, se os "queridos" estão com um ESPETÁCULO para a avenida, pois então mostrem esse espetáculo e parem de blá, blá, blá!

    ResponderExcluir