Performancing Metrics

Super Phoenix: Gincana

terça-feira, 10 de abril de 2012

Gincana

Gincana
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma gincana é um tipo de competição recreativa que tem o objetivo de pôr à prova as habilidades físicas ou mentais dos membros de duas ou mais equipes.

As gincanas são divididas em várias provas com características extravagantes e sem utilidade prática, alguns exemplos são:

"Corrida do saco": os competidores devem percorrer o mais rapidamente possível uma distância dentro de um saco que vai em média até suas cinturas
"Ovo na colher": os competidores devem percorrer o mais rapidamente possível uma distância equilibrando um ovo numa colher sem deixá-lo cair
"Cabo de guerra: um número variável de competidores de duas equipes puxam em sentido contrário uma corda. Vence quem conseguir que toda a equipe adversária atravesse uma linha pintada no chão
"Caça ao tesouro: a organização da gincana elabora pistas para que as equipes possam encontrar um "tesouro". Ganha a equipe que alcançar o objetivo em menos tempo.

Há também provas de caráter cultural, com perguntas de temas e formatos variados, como "stop", charadas etc."

Olha só! É por isso que quando eu falo para alguém que um dos meus passatempos é participar de gincanas, as pessoas me olham de um jeito estranho. Elas devem estar ficar pensando algo como "mas o que tem de divertido correr com uma colher na boca ou correr dentro de um saco?".

Realmente, pela descrição acima. Gincana é um tipo de divertimento com prazo de validade, algo que somente se faria até os quinze anos de idade, depois nem pensar.
As gincanas das quais a gente participa são um pouquinho diferentes dessas (embora tenha quem morra de vontade de ver, outra vez, uma boa corrida do saco). Elas podem ser divididas em cinco eixos principais:

1. Charadas (enigmas): Tradicionais quebra-cabeças em que o raciocínio lógico deve (ou pelo menos deveria) ser utilizado para se encontrar um objeto que deverá ser entregue. A regra de ouro para essa tarefa sempre foi: charada complicada cuja resolução resulta em um objeto fácil de entregar.

2. Caças: Encontrar algo ou alguém dentro de um limite de tempo estipulado pela organizadora. Normalmente cada uma das tarefas é dividida em várias etapas.As mais comuns são:
Pessoa escondida: A organizadora libera um vídeo ou fotos com pistas sobre o local onde um integrante da organizadora estará escondido. Normalmente em local ermo. Essa pessoa fica imóvel e quem a encontra deve entregar a ela um cartão ou senha que identifique que ela foi encontrada. Tarefa para o pessoal que tem carro (ou carona).
Objeto escondido: Um número variável de objetos (de um a oitenta) é deixado em algum local da cidade e deve ser encontrado. Normalmente o local é mais fácil de ser localizado e o objetivo é envolver pessoas de todas as idades.
Encontrar membro da organizadora para obter tarefa: Em algum local da cidade, normalmente fácil de encontrar, há um membro da organizadora que irá liberar uma tarefa antecipada. Encontrar essa pessoa te dá direito a um bônus e ver a tarefa antes. Desde o ano passado foi incrementada com a necessidade de apresentar um objeto para poder retirar a tarefa. Um arco e flecha, por exemplo.

3. Objetos (velharias): Encontrar a revista da turma do didi número 1, um ingresso do show que a Legião Urbana fez em Porto Alegre em 1990, uma edição do jornal zero-hora do dia 01/01/2000, uma lata de refrigerante de alguma promoção, álbum de figurinhas da copa união, etc... Aqui vale a criatividade da organizadora e a capacidade dos gincaneiros de guardarem esses objetos ou saberem quem tem. Uma boa rede de contatos é fundamental.

4. Esportivas: Seria a categoria mais indicada para se encaixar a corrida do ovo na colher. As organizadoras tem procurado ser bem criativas nesse ponto, evitando a corrida do saco, por exemplo.

5. Artísticas/Curiosidades: Caracterizar pessoas como super-herói, apresentar shows musicais, dança, teatro, desfile; apresentar dois irmão nascidos no mesmo dia do mês, mas em meses diferentes; etc...


E era isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário