Performancing Metrics

Super Phoenix: Quando a gente pensa que já viu de tudo...

sábado, 7 de abril de 2012

Quando a gente pensa que já viu de tudo...

Equipes de gincana deveríam ser proibidas de definir a pontuação de uma tarefa. Parece óbvio, mas não é. O que está acontecendo na gincana de São Jerônimo, desde o ano passado, vai contra tudo o que um gincaneiro de verdade deveria defender.

Desde de que a Phoenix foi campeã pela primeira vez, em 2010, o que estamos assistindo na Liga das Equipes de São Jerônimo é um show de "deixa ver como podemos fazer para vencer deles". O último ato desta triste peça foi escrito na última terça-feira, dia quatro de Abril, quando as seguintes propostas foram apresentadas na Liga:

a) Pontuação do desfile:
Primeiro lugar : 500 pontos
Segundo lugar : 450 pontos
Terceiro lugar : 400 pontos
Quarto lugar : 350 pontos
Quinto lugar : 300 pontos
Sexto lugar : 250 pontos

A primeira vista parece pequena a diferença de pontuação entre as equipes, porém, se for combinada com essa outra proposta:

b) A pontuação da tarefa show será definida em:
Primeiro lugar : 1000 pontos
Segundo lugar : 750 pontos
Terceiro lugar : 500 pontos
Quarto lugar : 400 pontos
Quinto lugar : 300 pontos
Sexto lugar : 200 pontos

A diferença entre o primeiro colocado e o terceiro pula, por essa proposta, de 300 para 500 pontos!!!

A coisa fica ainda pior quando se fala em utilizar novamente o regulamento do ano passado que prevê:

a) "...nenhuma tarefa poderá valer mais do que 50% da pontuação obtida pela equipe campeã do show de escolha da rainha". Resumindo, nenhuma tarefa pode valer mais de 500 pontos. Isso a pontuação máxima, utilizada em poucas tarefas da gincana. Justamente as mais difíceis de se conseguir.

b) Tarefas como charadas, objetos, caças, esportivas e artísticas estão divididas em seis grupos que devem valer, cada um, 18% dos pontos e das tarefas da gincana.


Para fins de comparação, no ano passado a Phoenix obteve o terceiro lugar no show das equipes ficando a 300 pontos da equipe que obteve a primeira colocação. Imaginando que nesse ano obtivessemos novamente o terceiro lugar no show e também no desfile a diferença seria de 600 pontos. O dobro.

Só é pior para a equipe que ficar em sexto lugar nessas duas tarefas. Sempre é bom lembrar que alguém vai ficar em sexto. Essa equipe ficaria a 1050 pontos da primeiro colocada. Como o valor máximo das demais tarefas é 500 pontos, essa equipe pode fazer sozinha DUAS TAREFAS de pontuação máxima que não tira a diferença do show e desfile.

Claro que quem propôs esse absurdo sabe disso e da risada se achando o mega esperto. Só que eu acho muito triste. Um retrato do que temos de pior no meio gincaneiro.

Eu fico impressionado que os integrantes das equipes que defendem esse tipo de coisa não tenham vergonha de se dizer gincaneiros. É constrangedor que se escondam atrás de argumentos covardes como "não foi nós que propomos...". Não foram vocês que propuseram, mas foram vocês que votaram a favor! Dá no mesmo. Ainda mais quando se sabe que esse jogo já está combinado. É a maior demonstração de medo que já assisti em uma gincana. Há cidades no Rio Grande do Sul em que uma mesma equipe venceu várias gincanas consecutivas e nem por isso seus adversários se socorreram de artifícios tão baixos. Nessas cidades as equipes que são derrotadas em um ano procuram melhorar para o ano seguinte, dentro das regras da organizadora. Se não der certo eles tentam de novo e é assim que deve ser.

Mas parece que certos "gincaneiros" de São Jerônimo não gostam de gincana. Gostam de vencer, de qualquer jeito, na marra. Só falta propor que as tarefas em que só eles pontuem valham mais... opa, é isso que estão fazendo no show e desfile. Essas são as tarefas em que eles tem muito mais chance de irem bem que as outras. Por que será que não fazem o mesmo com as charadas?

Para finalizar, duas coisas:
- Ainda não escreveram no regulamento que não podemos vencer
- Esquecem que moramos em um Estado em que as pessoas não só não gostam de injustiças como se revoltam contra elas.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Será que todo ano será assim...com um novo regulamento para desbancar a phoenix....

    ResponderExcluir