Performancing Metrics

Super Phoenix: Liberato 2012 - Final

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Liberato 2012 - Final



Por mais ou menos duzentas e oitenta e oito razões não escrevi sobre o final da gincana do Liberato desse ano. Porém, acompanhamos de perto essa gincana e vale registrar algumas curiosidades.

O regulamento.

Muito se tem discutido em São Jerônimo o regulamento da gincana nesses últimos dois anos. Pois bem, o regulamento da gincana da Liberato foi criado com mais ou menos essa lógica. Vejamos:


"Pelo presente, fica estabelecido o seguinte Regulamento Geral da Gincana Liberato 2012, acordado entre esta Direção e os representantes das equipes constituídas e que, ao final, fica por elas subscrito.
(...)
2.8 Serão apresentadas de 70 até 80 tarefas numeradas, em ordem aleatória;
(...)
2.20 A proporção de pontuação das tarefas seguirá o seguinte padrão global, conforme solicitação da contratante:
25% para charadas;
25% para tarefas esportivas e artísticas;
25% para relíquias;
25% para tarefas de busca/caça (localização de objetos e agentes);
"


Se o regulamento foi muito parecido com o que teremos em São Jerônimo, obrigação de manter uma proporção quanto a pontuação (lembrando que em São Jerônimo é ainda mais rígido, pois devem haver tarefas na mesma proporção de pontos e quantidade), o resultado então... acredito que será muito semelhante.

Resultado Oficial

1º Lugar: Equipe TNT (15635 pts)

2º Lugar: Equipe Máfia da Graxa (15360 pts)

3º Lugar: Equipe Atrôpelando (14830 pts)

4º Lugar: Equipe Trio Eletro (14815 pts)

Observem que a diferença de pontos entre as equipes foi

Primeiro para o segundo lugar: 275 pontos
Segundo para o terceiro lugar:  530 pontos
Terceiro para o quarto lugar: 15 pontos!!!

Quem acompanhou a gincana ou, pelo menos, os comentários posteriores, ligando o filtro para separar o que é reclamação normal de quem perde do que é justo, percebeu que não foi uma gincana das mais tranquilas. Sobrou para todo mundo...

O comunicado abaixo emitido pela equipe Infinitum conta um pedaço dessa história.

"Cumprindo às determinações da Fundação Liberato (contratante) , a Equipe Infinitum cancelou algumas tarefas de busca. Essa decisão ocorreu por motivos disciplinares que colocaram em risco a integridade física dos alunos da instituição, que chegaram a cometer agressões físicas entre si, ainda na manhã do sábado...
(...)
Fica a esses estudantes a lição de que o verdadeiro espírito gincaneiro não aceita atitudes que violem a integridade física e moral entre adversários. Nenhuma tarefa ou gincana pode ser mais importante do que o respeito pelo próximo.
(...)
Parabéns à Direção de Ensino da Fundação Liberato por apoiar aos seus alunos na ideia da realização da gincana e agir de forma enérgica e correta quando a situação fugiu das boas intenções gincaneiras, mesmo que tenha sido por uma minoria sem bom senso..."


Há tempos venho escrevendo sobre as gincanas MMA. Está na hora de dar uma parada, segurar o freio de mão e repensar algumas coisas. Essa história de briga é legal para quem gosta de brigar, mas, muito rápido, irão acabar com as gincanas.

Pena que várias tarefas tenham sido canceladas. Em uma gincana tão parelha qualquer tarefa a mais poderia ter feito a diferença. E nem precisava ser uma tarefa que foi cancelada. Uma lógica, uma esportiva, uma colocação em uma esportiva....

Enfim... até a gincana do ano que vem... e vamos torcer para que a maratona que se inicia em Taquara tenha espírito gincaneiro de sobra e violência de menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário