Performancing Metrics

Super Phoenix: Raio X da Gincana de Taquara

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Raio X da Gincana de Taquara

O post de hoje tenta fazer uma análise um pouco mais profunda sobre a gincana de Taquara. Ontem, sem a planilha, ficou difícil analisar o trabalho da equipe Esfinge. Espero que com os números abaixo a gente consiga ver melhor a proposta da organizadora. Bem, vamos aos números e análises.

Esportivas - 18 no total
Esse deve ser mais ou menos o número de tarefas desse tipo que teremos em São Jerônimo. São tarefas que exigem habilidade e um pouco de sorte, as vezes muita sorte. Nesse quesito a Força Tarefa ficou na frente seguida de perto pela Laranja Mecânica. Na comparação com o desempenho das demais equipes, esse foi o ponto fraco da Paranoia, pois aqui a FT abriu 1055 pts de diferença. (não considerei as esportivas do desafio que estão em quesito a parte)

Caças - 25 no total
Correria para esvaziar QG. Pena que a chuva quase nos matou e tirou o ânimo de muita gente. A Esfinge propôs vários tipos de caça. Em Rolante deve seguir o mesmo modelo e quantidade, para São Jerônimo acredito em pequenas mudanças em função do regulamento da Liga. Descobrir os locais através dos vídeos é tarefa das mais complicadas, as vezes se tem a impressão de que o Anúbis está filmando apenas os próprios pés.rsrsrsrsrs. Atenção aos detalhes é que pode fazer toda a diferença. Nesse quesito a FT ficou na frente com a Paranoia em sua cola a apenas 140 pontos. A Laranja deixou as outras escaparem um pouco aqui.



Objetos - 20 no total

Objeto é um pouco de sorte e bons contatos. Sorte é pedirem aquilo que você ou alguém da sua equipe tem, bons contatos e ter para quem ligar e aquela pessoa ter o que você precisa.

A quantidade de objetos foi bem pensada pela organizadora e foram solicitados alguns objetos  relativamente recentes. Para algumas pessoas pedir objetos "novos" é "queimar" o objeto, para outros a oportunidade de todos pontuarem. Interessante que a Esfinge não aparenta ter uma "linha" a seguir. São solicitados tipos de objetos bem distintos de épocas variadas. Alguns até lembraram a Enigma, caso do brinquedo da década de 80 na caixa. Aqui a Paranoia pulou na frente e conseguiu deixar a FT um pouco para trás (-500) e a Laranja bem mais atrás (-1100). O aproveitamento máximo foi de 60%, padrão para esse tipo de tarefa.
Os objetos devem decidir a gincana de São Jerônimo, pois não haverá quantidade de charadas ou rua suficiente para alguma equipe se destacar. Portanto, oremos para que tenhamos uma mão boa para jogar.



Charadas - 29 no total
Desempenho extraordinário da Paranoia (93% ou 27/29). Eu achava que isso nunca mais iria ocorrer, pois nos últimos tempos eu havia percebido que as charadas tinham deixado de diferenciar as equipes. Todas resolviam mais ou menos o mesmo número e as mesmas charadas, ou seja, ou as charadas eram possíveis para todos ou impossíveis para todos. Surpreendentemente a Esfinge conseguiu fazer algo "novo" nessa antiga modalidade, tarefas que alguns mataram e outros não. Isso ocorreu até com a Paranoia, uma das duas  que ela não conseguiu decifrar foi decifrada pela FT e pela Laranja. Aqui a Paranoia abriu  2200 da FT e inacreditáveis 3400 da Laranja, praticamente decidindo a gincana. Acredito que em Rolante a quantidade e o estilo das tarefas deva ser o mesmo. Em São Jerônimo, para alegria de uns e tristeza de outros, deve ser bem diferente, bem menos charadas e ninguém vai fazer nem parecido com o que a Paranoia fez.

Desafios - 6
Grupo de tarefas diferenciado em que você tinha que descobrir o local, levar o objeto solicitado e cumprir uma esportiva. Achei uma tarefa bem diferente de todas as outras e resolvi separar como um quesito próprio. A Paranoia fez a lição de casa e conseguiu abrir 600 pontos da FT e da Laranja que terminaram empatadas.



Resumindo, gostei bastante da gincana da Esfinge. As tarefas foram bem distribuídas em quantidade e pontuação, o inesperado (quer dizer, para quem conhece os caras nem tanto) foi o desempenho da Paranoia nas charadas. Mas isso é do jogo. A impressão que tenho é que a grande gincana deles será em Rolante, dia 15 de Setembro.

* Não contei as tarefas artísticas e outras. O tempo é curto e priorizei aquelas tarefas com maior possibilidade de decidir a gincana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário