Performancing Metrics

Super Phoenix: Mascotes das Equipes - Final

terça-feira, 27 de julho de 2010

Mascotes das Equipes - Final

No primeiro post dessa série falei sobre o mascote da medonhos. Hoje segue um post com os demais mascotes.

Já contei essa história há uns 10 anos, quando eu era o responsável pelo site dessa equipe. Esse texto acabou circulando bastante por aí, mas, de qualquer forma, acho que vale a pena escrever novamente sobre o assunto.

Para contar a história desse mascote vou voltar um pouco no tempo. A vencedora da primeira gincana de São Jerônimo, em 1983, foi uma equipe chamada EquiPoupança formada, principalmente, por funcionários da Caixa Econômica Federal. Em 1984 não houve gincana, e isso explica por que estamos na XXVII edição e não na XXVIII, em 1985 os funcionários do Banco do Brasil, cuja agência fica em frente à CEF, tentaram participar da gincana como os colegas do outro lado da rua. Porém, o desejo acabou adiado para o ano seguinte.

Somente em 1986, que os funcionários do Banco do Brasil, mais seus amigos e familiares, conseguiram se organizar para participar da gincana.
A escolha do nome da nova equipe foi inspirada em um seriado de TV da época chamado "Águia de Fogo". Era um seriado sobre um helicóptero utilizado no combate ao crime. Logo, ao ouvir o nome da nova equipe, as pessoas associavam a equipe a um helicóptero. Assim, foi grande a surpresa ao descobrir, durante o primeiro desfile, que ela seria representada por uma "águia literalmente de fogo". A imagem nesses primeiros anos (86-89) era a de uma equipe pequena, descontraída e sem muito compromisso com a vitória. E isso refletia no desenho do mascote em que a águia parecia estar realmente de fogo, com um ar, como direi, alterado. No final dos anos 90 o mascote mudou e a águia passou a ter um aspecto mais agressivo, fruto das mudanças no perfil da equipe.


A gloriosa Poupança tem duas histórias. A primeira é de 1983 quando uma equipe formada por funcionários da Caixa Econônica Federal foi campeã da primeira edição da gincana. A segunda começa em 1991 quando outra equipe chamada EquiPoupança vence a gincana de São Jerônimo logo na sua estréia. E nessa segunda vida o mascote adotado pela poups foi o "Tio Patinhas" em uma óbvia referência as origens bancárias dessa equipe. Uma característica interessante é que a poupança passou a estilizar o seu mascote conforme o "tema" a ser apresentado no show das equipes. Assim, há diferentes versões do Tio Patinhas, conforme o ano em que ele foi desenhado.

O que eu não sei dizer com certeza é se essas duas poupanças são duas metades da mesma equipe ou se são duas equipes diferentes com o mesmo nome.


A Shalom participou da gincana pela primeira vez em 1999 e como era, em seu início, uma equipe muito ligada aos movimentos de jovens católicos como ONDA e CLJ adotou como mascote uma pomba, presumivelmente aquela da paz. Acredito que a proposta naqueles tempos era diferenciar a Shalom da sua equipe de origem, a medonhos, e eles até conseguiram através de uma retomada do que a medonhos era nos anos 80 e no início dos 90 e que foi se perdendo com o tempo. Voltando ao mascote, a pomba foi estilizada lá pela metade dos anos 2000 e segue firme e forte nas camisetas da equipe.


Sobre a Kamikaze eu só vou falar depois que eles participarem da primeira gincana. Ainda não sei qual será o mascote deles, se é que vai haver um.

E a gente vai ter um post próprio, afinal de contas o blog é nosso.

5 comentários:

  1. Ainda estamos decidindo muitas coisas sobre a imagem, mascote, cores, bandeiras etc da equipe.

    Detalhe, 4 equipes da cidade tem como mascote uma ave (um pato, uma águia, uma fênix, uma pomba), outra um humano (guri travesso, moleque, medonho), será que viremos com outro ser humano, outra ave ou "um terceiro continente a sua escolha"?

    ResponderExcluir
  2. Fábio, descobri o blog há poucos dias. Parabéns pela iniciativa, ao menos pelo que eu sei, inédita. É muito bom ler um pouco sobre a história e informações sobre as gincanas. Embora seja um blog de uma equipe, os posts são relativamente imparciais e trazem muitas informações do mundo gincaneiro. Está realmente de parabéns!
    Abraço, Pedro Lucas (Pepino).

    ResponderExcluir
  3. E ae seu Pedro Lucas !!!

    Obrigado pelos elogios. Algumas considerações:
    1. o blog é totalmente parcial !
    2. acho que não é inédito, só a forma como os assuntos são tratados.

    Quanto tempo que não conversamos. Se a gente se achar em Rolante paramos para bater um papo.

    Abraços !

    Fábio

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curioso com o que eu postei e que nem lembro e olha que tenho boa memória...hehe

    ResponderExcluir
  5. Oi, só pra acrecentar... quem criou o Mascote dos Medonhos foi a Andréia, isso foi um ano depois da Equi Medonhos Surgir.

    ResponderExcluir