Performancing Metrics

Super Phoenix: Rolante sem Bônus

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Rolante sem Bônus

Olá,

Acabei de me atualizar sobre a gincana de Rolante no site da Esfinge onde fiquei sabendo, com uma semana de atraso, de que a tarefa de desfile não terá bônus. Não há maiores explicações no porquê da Liga de Rolante ter feito essa solicitação, nem explica se esse critério, não haver bônus, será aplicado em todas as tarefas da gincana. Também não perguntei para ninguém. Porém, a tarefa "O tempo não para...." pede a construção de uma ampulheta e, diferente do que ocorreu em Taquara e em Minas do Leão em tarefas semelhantes, não concede bônus.

Essa polêmica sobre bonificar tarefas é antiga. Os defensores da bonificação entendem que esse recurso estimula as equipes a produzirem tarefas mais caprichadas e que a pontuação igual faz com que "qualquer porcaria" valha exatamente a mesma coisa.

Por outro lado, há aqueles que entendem que a bonificação é solicitada especialmente por aqueles que saem melhor nesse tipo de tarefa. E que mesmo três equipes tendo apresentado tarefas de ótima qualidade, apenas uma é premiada.

Esse tipo de tarefa sempre terá um componente subjetivo muito forte. Em tarefas apresentadas com qualidade semelhante sempre haverá alguém descontente com o resultado. Porém, se o bônus não for absurdamente alto, vide o desfile em São Jerônimo, por exemplo, é até uma boa premiar o esforço. Por outro lado, realizar uma tarefa artística com qualidade pode ser uma opção da equipe, independente de bônus, não é?

Enfim, gincana também é isso.

PS: Apenas para exemplificar usando a pontuação do desfile em SJ:

1 - 550 pts
2 - 540 pts
3 - 530 pts
4 - 520 pts
5 - 510 pts
6 - 500 pts

Legal, né? Parece mais justo com todas as equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário