Performancing Metrics

Super Phoenix: Juntos Somos Um - Parte II

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Juntos Somos Um - Parte II


Hoje eu iria tentar escrever algo sobre a gincana de São Jerônimo, sobre as tarefas, sobre a organizadora, as equipes e o resultado.

Em um primeiro momento, a ideia era apenas escrever sobre as questões de trânsito e sobre como as equipes, promotores do evento e organizadoras precisam pensar seriamente sobre o assunto. Nada demais. Apenas escrevi com o meu tradicional estilo enfático.

Porém, entre eu escrever e publicar o post, fui acompanhando uma onda de indignação se formando entre a comunidade gincaneira em função de comentários feitos em um programa de rádio e, depois, através do twitter de um jornalista/comunicador.

Provavelmente, o que foi dito e escrito saiu do jeito que saiu por que essas pessoas nos enxergam como adultos infantilizados que participam de gincanas como as de escola de antigamente. Eles não sabem, nem tem como saber, o que é uma gincana hoje e o que ela representa.

Então, em um programa diário, em que se precisa de pauta, alguém fala uma bobagem e está feita a porcaria.

As gincanas são eventos gigantes no interior do estado, mas o que é o interior do estado para quem vive na capital? Para quem só olha para o que está próximo? Para quem está se distanciando das pessoas comuns?

As gincanas são quase o que se pode chamar de cultura alternativa, "indie', coisa de aficionados. E somos mesmo. Somos apaixonados por esse evento. Viajamos o estado inteiro para estar junto de nossos amigos e para "brincar" junto com eles.

O que as gincanas me trouxeram de mais valioso? Amigos. A possibilidade de participar junto com a minha família, de estarmos todos ligados por um laço adicional. Não é o meu passatempo, é o nosso. E assim é para todo mundo que é apaixonado por isso.

Estamos muito longe de ser um problema. Somos muito mais uma solução. Mas temos falhado em divulgar a parte mais legal da gincana, ficamos muito focados em resultado. Só os finais de semana de ensaio para o show de São Jerônimo fazem um trabalho fantástico em relação a transmissão de valores como responsabilidade, compromisso, persistência. Valores que usamos em toda a nossa vida e que são aprendidos, também, através das gincanas;

Acho que melhor do que revidar à falta de informação com agressividade, temos que aproveitar essa oportunidade para mostrar o que temos de bom e de melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário