Performancing Metrics

Super Phoenix: São Jerônimo 2014

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

São Jerônimo 2014


Essa postagem deveria ter sido feita na semana após a gincana de São Jerônimo, porém, foi impossível fazê-la na época. Finalmente surge a oportunidade de fazer esse registro.

A gincana de 2014 foi, ao mesmo tempo, intensa, divertida e complicada. Foram divulgadas 129 tarefas. Sete delas de forma antecipada. Lembro que, pelos critérios deste blog, elaborados no momento em que escrevo esse texto, uma tarefa em cinco etapas são consideradas cinco tarefas.

A Xeque Mate fez uma gincana muito boa, atendendo completamente a expectativa que eu tinha deles. O aspecto em que eles mais se destacaram, na minha opinião, foi a postura na condução da gincana. Simplesmente excelente. Muitas vezes, aqui em São Jerônimo, o pessoal se empolga para defender a sua equipe,  as vezes pressionando um pouco a organizadora. A Xeque Mate sempre foi muito firme e clara em suas manifestações não dando margem para qualquer equipe entender que, pressionando, iria conseguir tirar alguma vantagem. Ficou muito claro quem conduzia a gincana desde o início e isso deu tranquilidade para todos. Aliás, nada mais natural que fosse sempre assim. Nós contratamos a organizadora para fazer a gincana, logo, deixem a organizadora fazer o trabalho dela. O nosso trabalho é tentar cumprir as tarefas.

A nossa equipe, dentro das nossas possibilidades, fez uma excelente gincana. Mas a Phoenix ficou em terceiro lugar e longe do segundo, como podem dizer que fizeram uma excelente gincana? Alguns dirão isso. A questão não é essa, sinto dizer, a questão é que não sei se qualquer outra equipe, competindo dentro das nossas limitação, conseguiria ter o nosso desempenho. Isso me deixou feliz, ver o quanto melhoramos em relação a nós mesmos, como equipe, do ano passado para cá.

Estamos trabalhando em reconstruir a equipe. Esse processo leva tempo e nele é fundamental descobrir com quem se pode contar dentro do QG. Também é fundamental formar pessoal, pessoas em que se possa confiar uma tarefa sem se preocupar. Essa foi a nossa grande vitória, descobrir várias dessas pessoas e saber que podemos fazer uma gincana melhor no ano que vem. Melhor para nós e não para outros.

Gostei muito do empenho de todos da Phoenix nessa gincana. Não tinha ninguém parado dentro do QG e isso foi muito legal. Todo mundo deu o máximo e nossos eventuais erros servem de aprendizado para o futuro. Uma coisa positiva dessas derrotas por grandes números é que nesses casos ninguém é culpado, nem precisa ficar se culpando. Qualquer erro de 500 ou mesmo 1000 pontos, se não tivessem ocorrido, não mudaria o resultado. Desta forma, é mais fácil de enxergar apenas o motivo que levou ao erro e pensar em como fazer para que ele não ocorra novamente.

O pessoal que veio de outras cidades merece destaque especial. Todo mundo veio ajudar na maior boa vontade e fez o seu melhor. Isso é o que conta. Muito obrigado por terem dedicado um pouco do tempo de vocês para virem até aqui, ou mesmo acompanhar de longe, e nos ajudar de alguma forma.

Detenidos, Trapo,  EquiTuTemComIsso!?, Pepino, Paranoia, Trio, Pakydermes, N.E.R.D., Galo Véio,  Mocó.

O resultado foi mais ou menos aquele que se esperava. A FSK ficou bem próxima da Águia, mas ainda não foi dessa vez que ganhou uma gincana e a diferença delas para a gente foi um pouco maior do que a gente desejava. A Poupança fez a melhor gincana dela em anos e a Medonhos vai ter que passar por um processo grande de reestruturação, mas já se reergueu outras vezes, pode fazer de novo.

O resultado de uma equipe é a soma da competência com fatores aleatórios que ora te beneficiam, ora prejudicam, menos os erros. O resultado da gincana dependem do teu resultado em relação aos outros.

A Phoenix estará novamente na gincana de 2015.

Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário