Performancing Metrics

Super Phoenix: Gincana de Charqueadas vai ser uma loucura

quarta-feira, 23 de março de 2011

Gincana de Charqueadas vai ser uma loucura

Olá amigos gincaneiros,

Faltam dois dias para a gincana de Charqueadas, logo sou obrigado a fazer alguns registros sobre esse evento que ocorrerá na cidade vizinha a nossa querida São Jerônimo.

O clima segue quente em Charqueadas. Esquentou bastante durante a discussão sobre o desfile e ainda mais depois do resultado das primeiras tarefas. Quem não conhece a rivalidade que existe por lá pode até estranhar os comentários postados na página de recados do site da Racha Cuca, mas é assim mesmo. Acho que o tipo de rivalidade que existe ali pode ser comparada com aquela existente em Gravataí, isso que os comentários de Gravataí foram bem mais amenos. Os comentários são mais agressivos, por assim dizer, em parte pelo fato da tarefa do show/rei/rainha abrir a gincana uma semana antes das demais tarefas, com isso se tem tempo de sobra para tocar flauta nos perdedores, reclamar da injustiça dos jurados, chamar a mãe do outro para briga e assim por diante.

Tem como o resultado de tarefas como "show das equipes" não gerarem toneladas de reclamações sobre injustiça nas notas dos jurados? Não. E digo os principais motivos:

- O meu show sempre será o mais bonito. Paixão é isso, não é? O feio se faz bonito aos olhos de quem ama. Quanta poesia. Tem quem defenda a sua camiseta até o fim, cego para todos os defeitos da sua própria apresentação e observador das suas qualidades. Porém, atento aos defeitos das outras;

- Jurados que pela primeira vez estão assistindo e julgando uma apresentação desse tipo, logo não há comparação com anos anteriores e nem experiência para fazer uma avaliação adequada. Não é incomum o pessoal da própria cidade avaliar melhor uma apresentação, no todo, do que um jurado;

- Critérios de avaliação subjetivos (vá dar nota para criatividade);

- Apresentações inéditas, que serão vistas ao vivo uma única vez, e com propostas completamente distintas. Como comparar um musical e uma comédia, por exemplo. Quem disse que para vencer tem que saber dançar bem? Quem disse que tem que ser bonito para vencer? Quem disse que o luxo é que trás a vitória? Nada disso está descrito nos quesitos de julgamento.

- vários elementos apresentados em conjunto dentro de um curto período de tempo. As apresentações tem entre 10 e 15 minutos com elencos compostos de muitas pessoas, fica muito difícil prestar atenção em detalhes.


Enfim, só não há maiores polêmicas quando alguma das apresentações é claramente superior as demais e olhe lá.


Existe favorito para vencer a gincana? Sim, a favorita é a TNC. Se isso vai se confirmar já é outra coisa. Segundo me contaram, ela está com duas dezenas de apoios importantes, se preparou muito bem para a gincana e deve ganhar com tranquilidade. Isso foi o que me disseram. Bem, tem que lembrar que há mais duas concorrentes no páreo, SPN e GR. Será que alguma delas pode surpreender? A SPN está passando por um momento de reestruturação da equipe depois de perder o apoio da Águia e de toda a família gincaneira (se estou errado me corrijam). Esse trabalho deve render frutos para eles a médio e longo prazos. O GR é apoiado pelas coirmãs, que não sei se estarão em peso em Charqueadas, se estiverem melhora muito.


Para terminar uma historinha sobre a gincana de Charqueadas. Em 2007, primeiro ano da Phoenix, desesperados por conseguir apoios em outras cidades, entramos em contato com a TNC e nos oferecemos para ajudar na gincana deles. Montamos um QG em São Jerônimo e fomos a Charqueadas para dar uma força. A nossa surpresa com a gincana foi muito grande, pois, naquela época, o padrão de tarefas de Charqueadas não era nada parecido com o que tinhamos nas demais gincanas em que participavamos. A estrutura no QG era bem reduzida e o quente era ficar na porta do QG central onde eram liberadas tarefas através de envelopes. Daí era só pegar uma lanterna, abrir a tarefa sobre o capô do carro e começar a resolvê-la ali mesmo, tipo bicho. Só ficou definitivamente pior quando caiu uma bomba dágua perto das 5:00a.m. e a gente teve que ficar encolhidos, Marco, Adão, Bárbara e eu, embaixo de uma lona para não tomar o maior banho. No fim a parceria acabou não dando certo e a gente não voltou mais a participar in loco da gincana de Charqueadas.


Até +

Nenhum comentário:

Postar um comentário