Performancing Metrics

Super Phoenix: Gincana em Picada Café - Parte II

segunda-feira, 21 de março de 2011

Gincana em Picada Café - Parte II

Em Minas do Leão participamos efetivamente da gincana foi, portanto, fácil falar com propriedade sobre esportivas, caças, charadas e objetos. Em Picada Café fomos apenas expectadores privilegiados, porém algumas coisas chamaram a atenção desse blog e valem a pena ser destacadas.

O JAGUNÇO VOLTOU !!!! O JAGUNÇO VOLTOU !!!!


Demonstrando grande humildade e sensibilidade a Racha Cuca atendeu aos apelos da comunidade gincaneira e voltou a produzir vídeos com o GRANDE JAGUNÇO. Está certo que ainda não foi dessa vez que o Cabrôncio pode participar, mas já foi muito legal poder rir novamente com os vídeos do Jagunço. Foi muito bom pode assistir novamente a uma das marcas registradas da Racha Cuca em ação. Bola dentro da organizadora.


Vilões

A julgar pela planilha de resultados, o pessoal que saiu para a noite em Picada Café não pode se queixar. Todo mundo encontrou um boa quantidade de vilões e mesmo assim houve diferença entre as equipes. Destaque para a Holland que encontrou ao menos um vilão em cada uma das etapas. Essa é um ideia que eu defendo, o caça não deve ser tão fácil que todo mundo encontre tudo, nem tão difícil que não se encontre praticamente nada. Todo mundo fica feliz e, olhando na planilha, se observa que, no final, a diferença de pontos entre as equipes é praticamente a mesma sendo mais fácil ou mais difícil a caçada, o que muda é que ninguém vai reclamar que estava impossível.


Figurinhas

Faltaram figurinhas para as outras equipes. Desempenho excepcional da Joaninha, pude presenciar no QG o pessoal chegando com os bolsos e as mãos cheias de figurinhas. Pelo volume entrando no QG deu para imaginar que iria dar problema para as outras equipes e não deu outra, Joaninha 900 x Outras 690 (viúva negra - 330, Aracuã - 300, Holland - 60).
Uma bela diferença de, no mínimo, 600 pontos para as rivais somente nesse quesito.


Charadas

Nesse quesito Joaninha e Aracuã detonaram 25 das 26 charadas propostas. Desde os tempos da Astuta que não via um desempenho desses, isso demonstra que grandes charadistas estavam trabalhando nas duas equipes. O desempenho da viúva negra também foi muito bom com 22 charadas, um pouco abaixo ficou a Holland com 20. Parece que todo mundo está forte nesse quesito.


Objetos

Aproveitamento normal nesse quesito. Foram doze objetos solicitados, quantidade normal para a RC, e desses a Joaninha fez seis dois a mais que a Aracuã. Um destaque foi a tarefa "O som das novelas" (que considerei como objeto e não como outras). Nela as equipes deveriam apresentar a maior quantidade de LPs de trilha sonora de novelas que contivessem músicas do conjunto Roupa Nova. O diferente aqui foi o tempo, uma hora e trinta para conseguir os objetos e apresentar no QG central. Novamente destaque para a Joaninha que conseguiu a maior quantidade de discos.


Grand Slam?

Motivado pelo twitter da @equipepino fiz uma grande (ironic mode on) pesquisa no google (wikipedia) sobre Grand Slam e puxei de lá a seguinte definição:
"Os quatro torneios Grand Slam são os mais importantes eventos de tênis do ano, em termos de pontos no ranking mundial, de tradição, valor dos prêmios em dinheiro e de atenção do público. São o Australian Open, o torneio de Roland-Garros, Wimbledon e o US Open, que acontecem nesta ordem (...). O termo Grand Slam é usado, em tênis, para denominar o feito de ganhar todos os quatro torneios de tênis no mesmo ano"

E daí? E daí que há alguns anos tem se convencionado que as quatro grandes gincanas, daí o termo Grand Slam, seriam: Picada Café, São Jerônimo, Portão e Rolante. Por ordem de ocorrência. Pois bem, nada contra Picada Café, adoro essa cidade, o povo de lá é um dos mais educados e gente boa que já encontrei em gincanas, a cidade é limpa e organizada, a serra tem um charme todo especial, etc... Mas... será que Picada Café é uma das quatro grandes? Não sei se é maior que Gravataí, por exemplo. Sei que Taquara, historicamente, é mais importante. Butiá, Minas do Leão, Nova Petrópolis, Três Coroas e Charqueadas tem grandes gincanas também.

Deixo com os meus doze leitores essa importante questão sobre o Grand Slam: Fica como está ou incluímos mais equipes? Ou Substituimos um das equipes?

Outra sobre o grand slam, poucas equipes teriam conseguido vencer essas quatro gincanas no mesmo ano. Uma delas seria a Arcano (2009) e a Phoenix (2010), quer dizer, ano passado a gente teria ganho São Jerônimo, Portão, Rolante e Picada Café (com a Joaninha que não é oficialmente apoio nosso (e a gente ajuda eles), e como o Marco estava lá e ele nos ajuda então é nóis). Isso considerando apoio como vitória, coisa que pessoalmente discordo um pouco bastante.


Resultado final de Picada Café:

XIV Gincana Municipal de Picada Café

* 1° Lugar: Joaninha – 24160 pontos
* 2° Lugar: Araquã – 23300 pontos
* 3° Lugar: Holand – 20660 pontos
* 4° Lugar: Viuva Negra – 18865 pontos
* Disciplina: Araquã
* Melhor QG: Joaninha

Parabéns para a Equipe Joaninha pela grande conquista.

2 comentários:

  1. Pelo tamanho, dimensão e paridade que se encontra, a gincana de Gravataí é uma dos grandes slams, Picada Café está ficando para trás.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida nenhuma São Jerônimo, Portão e Rolante fazem parte do Grand Slam das gincanas, e dificilmente alguma dessas cidades perderá o posto. Agora quanto a 4ª integrante tambem acho Gravatai atualmente um pouco a frente de Picada Cafe.

    Porem como historicamente Taquara tem maior tradicao em gincanas, e com a Equipe Enigma organizando lá esse ano, creio que em breve Taquara estara entrando de vez no Grand Slam. Fica aqui minha aposta pro futuro...

    Quanto a Minas e Charqueadas, são gincanas que sim estão crescendo muito, porém faz pouco tempo que ambas as cidades começaram a chamar a atenção do mundo gincaneiro, coisa de 3 anos pra cá! Antes disso ambas as gincanas eram muito diferentes das demais no estado! Acho que só o tempo dirá se ambas essas cidades conseguirão manter ou até elevar o nível que estão atualmente.

    ResponderExcluir