Performancing Metrics

Super Phoenix: Phoenix Entrevista: Formiga Organizadora

quarta-feira, 30 de março de 2011

Phoenix Entrevista: Formiga Organizadora

Olá amigos, dando sequência aos posts entrevistando organizadores hoje trazemos uma excelente entrevista com o pessoal da Formiga. Eles estarão em Nova Petrópolis no próximo final de semana. Vamos a entrevista.

Blog : Por que o nome formiga? Contem um pouco sobre as origens de vocês.
Bom, em 2002 a Escola onde a Equipe que participamos monta o seu QG para participar da Gincana Municipal resolveu organizar uma gincana para seus alunos. A então diretora convidou alguns integrantes da Equipe para elaborar as tarefas. Reunimos seis pessoas e resolvemos organizar o evento, mais para proporcionar uma brincadeira para a gurizada. Foram mais tarefas esportivas e alguma coisa de tarefas de rua, mas já foi uma experiência legal. Tínhamos que escolher um nome e para isso tinha que ter um significado. Escolhemos EQUIPE FORMIGA, por se tratar de um dos maiores exemplos de trabalho em equipe que encontramos na natureza. São organizadas e estão dispostas a trabalhar incessantemente para que o seu formigueiro sempre esteja limpo, organizado e com bastante comida, é claro. Depois disso organizamos uma gincana no nosso bairro, depois numa escola grande do município e assim foi indo. Alguns integrantes saíram, outros entraram, e estamos aí até hoje.

Blog : Por que a cidade de Portão tem hoje tantas organizadoras de gincana? É algo na água da cidade (rsrsrs) ?
Portão possui uma Gincana Municipal desde 1993. Nossos pais já participavam de gincanas e acabamos crescendo nesse meio. Vivemos isso desde a infância e tudo acabou virando uma paixão. A mesma que temos por Grêmio e Inter, por exemplo, ou a mesma que temos por uma pessoa do sexo oposto, pois várias vezes temos que deixar a nossa vida pessoal um pouco de lado para organizar esse tipo de evento. O problema é que Portão só tem uma gincana por ano e o pessoal acaba sentindo falta disso. Acho que talvez isso possa explicar o surgimento de tantas organizadoras por aqui. A vontade de passar uma maior parte do nosso tempo no meio gincaneiro. A diminuição desse tipo de prestação de serviço também contribuiu, e muito, para a que nova geração resolvesse encarar esse tipo de trabalho. Na época existiam a Equipe Astuta, Falange, Ninja, Cia. Fumaça, Equilíbrio, Kutuka, Equipe Tchê, todas com passagem por Portão. Qual delas que ainda existem? Nenhuma..... A partir da chegada da Enigma, que criou o movimento de gincana via Internet, as coisas começaram a mudar e as facilidades aumentaram. Mas boa parte disso é vicio mesmo, não podemos negar.

Blog : Como vocês definiriam o estilo das gincanas organizadas por vocês? Há alguma característica que vocês gostariam de destacar?
Todo mundo busca uma inspiração para começar uma coisa nova. Conosco não foi diferente. Sempre procuramos manter o estilo das gincanas que crescemos vendo. As chamadas "GINCANAS ROMÂNTICAS", como o meu grande amigo Pedro Lucas gosta de enfatizar, hehehe. Nesse ponto, infelizmente, as gincanas atuais deixam um pouco a desejar. A tecnologia acabou contribuindo para que isso viesse a acontecer. Acesso à Internet é um dado que hoje em dia é indispensável para se organizar uma gincana, e naquele tempo isso não existia. O cara do blog deve ter participado de muitas gincanas onde todas as tarefas deveria ser transcritas e tudo mais...hehehe. contudo, não se pode fechar os olhos para o atual estilo das gincanas e das equipes. Por isso, procuramos mesclar os dois modos. Gincanas com algum romantismo, com as gincanas de alto tecnologia, para que todo mundo sinta-se satisfeito e motivado a participar. É difícil sim, mas no mundo gincaneiro se for muito fácil perde a graça, certo???

Blog : Vocês já organizaram gincanas municipais e em escolas. Há alguma diferença nelas, do ponto de vista da organização ?
Depende. Numa escola as tarefas precisam ser elaboradas pensando na faixa etária, com menos dificuldades, podemos dizer. Algumas escolas não permitem que pessoas de fora participem, ou, ainda, não permitem acesso à sua área externa por parte dos alunos. Nesses casos, as tarefas precisam ser pensadas de uma forma diferente. Em outras escolas, por exemplo, o aceso é permitido, tornando-se quase que uma gincana municipal. Nesses exemplos, a maneira de pensar não vai mudar muito, comparando-se com uma gincana municipal, até porque os apoios são quase os mesmos das grandes gincanas. em resumo: em qualquer gincana tudo precisa ser pensando e repensado, corrigido e verificado, e assim vai.

Blog : Qual a expectativa de vocês para a gincana de Nova Petrópolis?
As expectativas muito boas. Será a maior gincana que já organizamos, então, estamos ansiosos por isso. Tudo está sendo preparado para que os gincaneiros de Nova Petrópolis possam se divertir, dar risadas, confraternizar, competir e tudo mais. Queremos que todos saiam satisfeitos ao final da gincana.

Blog : Muita gente estará de olho acompanhando a Formiga nessa próxima gincana, isso muda alguma coisa no planejamento de vocês?
Olha, no nosso planejamento não muda, não, pois a gincana é elaborada para o pessoal das equipes de Nova Petrópolis. Sabemos, entretanto, que muita gente estará olhando e isso certamente contribuirá, e muito, para o crescimento do evento e da nossa equipe. Será uma honra para nós, sem dúvida.

Blog : Vocês estão sendo cogitados para organizar a gincana de Rolante. Esse seria o próximo grande passo da Formiga, organizar as maiores gincanas do estado? Vocês podem antecipar se realmente há chance de organizarem lá?
Organizar as maiores gincanas do estado é sempre o grande objetivo de quem escolhe entrar nesse ramo. Recebemos um contato de Rolante. Isso já um grande motivo para nós ficarmos mais felizes e focar cada vez mais no nosso trabalho. Mas outros lugares também pedem a nossa avaliação. Cada lugar é um lugar e deve ser pensado de uma forma. Sermos cogitados para organizar as principais gincanas é uma consequência de um trabalho bem feito. Então, no momento, estamos concentrados totalmente na cidade de Nova Petrópolis, para que tudo seja feito corretamente, sem falhas.

Blog : O que é uma boa gincana, na opinião de vocês?
Uma boa gincana, para nós, reúne vários tipos de aspectos. As tarefas precisam ser elaboradas de uma forma abrangente. Charadas, objetos, esportivas, tarefas de rua, de arte, de mobilização devem necessitar da participação de todo o tipo de pessoas. Mulheres, homens, crianças, idosos, famílias e tudo mais. A equipe precisa se sentir uma equipe, tentar fazer com que uma charada mobilize mais de uma pessoa, por exemplo. A gincana precisa integrar as equipes com a comunidade, com cidade.

Blog : Já aconteceu com vocês de organizarem um gincana em que uma das equipes é muito superior as outras? A organizadora, nesse caso, se preocuparia com isso na hora de montar a gincana? Sendo mais claro, dá para fazer a gincana de forma a "equilibrar" a disputa ou as equipes que devem trabalhar para melhorar e assim competir em pé de igualdade?
Já aconteceu conosco, sim. Já ocorreram situações em que havia uma equipe totalmente preparada para o evento e outra que não conhecia muito esse tipo de prova. Porém, temos a visão de sempre nivelar a nossa gincana por cima. Não podemos "equilibrar" o evento para que ele possa ter "graça", vamos dizer assim. Se uma equipe é superior às demais, merece vencer. A equipe precisa conhecer onde está se metendo (hehehe), preparar-se para todos os tipos de tarefas, formar a sua estrutura "fria" (equipamentos), e sua estrutura "quente" (pessoas). Mas no inicio é assim mesmo. Toda equipe que começa hoje em dia, numa gincana da maneira que ela é, sofre com a alta demanda de tarefas, isso é normal.

Blog : Como fazer para se conseguir um bom julgamento em tarefas subjetivas como caracterizações, melhor desfile, etc...?
Nesse caso, os critérios a serem avaliados devem estar bem claros para as equipes. Não contratamos ninguém para avaliar as nossas tarefas, portanto, tem que haver muita calma no momento das avaliações, para que tudo possa ser o mais correto possível.

Blog : Qual a visão que vocês tem sobre o momento atual das gincanas no nosso Estado?
As gincanas estado a fora estão aumentando. Diversos municípios onde não havia gincanas estão se rendendo a esse evento. É um grande momento de integração e confraternização entre pessoas e comunidades. Porém, nossas gincanas estão ficando um tanto quanto parecidas, com mudança de endereço somente. Entendemos, porém, que é a seqüência natural das coisas: Gincanas extremamente competitivas. Num universo de 30 mil pontos, gincanas estão sendo decididas por uma tarefa, no ultimo lote, no detalhe. Isso torna os eventos mais emocionantes e motiva mais as equipes que por ventura perdem a entrarem com ainda mais vontade no ano seguinte. Pessoas de outras cidades viajam centenas de Km em busca de uma gincana ou de uma simples tarefa. Isso integra as nossas culturas, divulga o município e engrandece o evento gincana. Isso é uma honra para todos nós que somos gincaneiros.

Blog : Como fazemos para entrar em contato com a Formiga?
Bom, temos o nosso site no endereço www.equipeformiga.com.br e lá estão os meios para que entrem em contato conosco.
Lembramos que a Gincana de Nova Petrópolis dar-se-á nos dias 2 e 3 de abril, com inicio às 9 da manhã do dia 2 e término às 14 horas do dia 3. Equipes TRUPE, TIARAJÚ e ARRIBA ARRIBA serão as participantes....

Um grande abraço a todos, e esperamos que tenham gostado da entrevista.
EQUIPE FORMIGA – PORTÃO/RS

Um comentário:

  1. Boa entrevista!

    Quer queira quer não é uma pequena prévia/idéia do que encontraremos em Nova Petrópolis!

    heheheh

    Boa Fábio, acho que não teria momento mais oportuno para essa entrevista do que agora! :D

    Abraços!
    Denis Nunes. (sem acento no e.) :)

    ResponderExcluir