Performancing Metrics

Super Phoenix: Questão de Estilo

segunda-feira, 19 de março de 2012

Questão de Estilo

Este final de semana a Phoenix esteve em Charqueadas acompanhando, ao lado da SPN, os shows de abertura da gincana. As equipes de São Jerônimo tem grande tradição nesse tipo de tarefa e todo jeronimense gosta muito de ir até outras cidades observar a apresentação de outras equipes. Sendo Charqueadas e São Jerônimo tão próximas existe, naturalmente, comparação entre tudo que acontece em uma e em outra. O show, óbvio, não é diferente.

A partir da divulgação das notas dos jurados, e da equipe vencedora, velhas e novas polêmicas surgiram para animar as, já naturalmente exaltadas discussões, sobre resultados de tarefas subjetivas. Haverá uma fórmula para atrair a atenção e as notas dos jurados? Talvez sim, talvez não. De qualquer forma, acho interessante registrar algumas diferenças que observei sobre as apresentações de São Jerônimo e Charqueadas ao longo dos anos.

Uma clássica apresentação vencedora de São Jerônimo apresenta a seguinte estrutura: ordem -> caos -> restauração da ordem -> grand finalle. Há um personagem principal, sempre feminino, e sempre representado pela rainha da equipe. As ações e emoção dos personagens são representadas em números de dança exastivamente coreografados. Figurinos e cenários são feitos para chamar a atenção pelo tamanho e pelo luxo, há um bom número de integrandes sobre o palco. Em São Jerônimo, somente pessoas nascidas ou residentes na cidade podem se apresentar.

As apresentações de Charqueadas possuem algumas características diversas daquelas vistas em São Jerônimo, não há obrigatoriedade de uma mulher no papel principal, aliás, nunca vi a rainha de uma equipe fazer parte da apresentação. Não há restrição quanto a pessoas de outras cidades se apresentarem e, o mais importante, a estrutura da apresentação não é rígida. Por opção das equipes, e por tradição cultural da cidade, o teatro faz parte há anos das apresentações. Através do uso de dublagem os personagens "falam" durante as apresentações e há várias encenações dramáticas durante o andamento do show. Claro que isso não é regra. Assisti a várias apresentações em Charqueadas emulando o jeito jeronimense de cumprir essa tarefa. Isso deve ocorrer, provavelmente, pelo fato do show de São Jerônimo ser mais antigo.

Dito isso, voltemos à sábado e a polêmica com o resultado. A TNC, que foi a vencedora, apresentou um show ao melhor estilo jeronimense. Utilizando como base uma versão reduzida da apresentação segundo colocada em São Jerônimo no ano de 2009, produzida pela Águia de Fogo, subiu ao palco e fez um show de impacto, curto, apostando nas coreografias, força do elenco e trilha sonora. A SPN,segundo colocada, fez um show ao melhor estilo charqueadense. A partir de um roteiro adaptado sobre a história do Don Quixote, fez uma apresentação lírica, utilizando recursos cênicos, dublagem e cenários simples e funcionais em seus vinte e seis minutos de apresentação.

O resultado, longe de dar uma resposta definitiva sobre qual estilo é o melhor, aponta em outra direção. Há duas, talvez três, talvez mais, formas diferentes de apresentar esse tipo de tarefa, competindo. O público vai eleger os seus melhores independente do resultado dado pelos jurados, cada equipe vai, com justiça quando há paridade entre as apresentações, dizer que foi melhor que a rival e ocorrerão centenas de discussões sobre o assunto que não levarão a lugar algum.

A única verdade absoluta que fica é que os jurados elegeram uma vencedora e essa tem mais pontos que as perdedoras na largada da gincana. Porém, isso é a matemática da competição. O que deve ficar, para quem realiza o trabalho, é a satisfação pelo trabalho feito e apresentado, a memória de como foi legal realizar o show e o aprendizado para os próximos anos.


PS I: Charqueadas merece um lugar melhor para realizar as suas apresentações. Somente quem estava de frente para o palco pode assistir as apresentações por completo. Nesse aspecto, São Jerônimo está muito, mas muito, na frente.

PS II: A comemoração pela vitória foi menor do que eu esperava. Sei lá... em SJ ganhar o show é um evento, com direito a carreata. Talvez o show não seja tão importante em Charqueadas devido as inúmeras tarefas de "mais bonito" que acontecem durante a gincana.

PS III: Esse PS está relacionado com o PS II. Sabe quanto vale um homem desfilando de suga? 500 para o 1º, 350 para o 2º. Sabe quanto vale o show? 800 para o 1º, 500 para o 2º. Fora um show cover que vale 500 para o 1º e 350 para o 2º; E uma apresentação de teatro com essa mesma pontuação. Dessa forma, tudo vale e nada vale. Um monte de pontos distribuídos em tarefas de julgamento subjetivo, ou seja, a menos que esteja claro e manifesto, como dizer com justiça, qual a melhor?
Enfim, posso estar novamente julgando a gincana dos outros a partir da visão que tenho da minha gincana. Provavelmente o pessoal de Charqueadas gosta dessas tarefas e nem se importa muito com essa questão da pontuação. [Editado depois de esclarecido que a bonificação de torcida é a mesma para todas as equipes]

PS IV: Não dá para deixar de elogiar a música King of Pride Rock [editado, pois digitei a música errada antes], que encerrou a apresentação da TNC. Baita música para iniciar ou fechar uma apresentação, embora eu prefira a montagem que a Phoenix fez em 2008 com essa mesma música na abertura do nosso show.

8 comentários:

  1. A música que a equipe tnc usou foi King Of Pride Rock :)

    ResponderExcluir
  2. Pelo que eu fiquei sabendo, a candidata a rainha NÃO pode participar da apresentação. Pode ou não pode ARNALDO????

    ResponderExcluir
  3. Tá bom, tá bom, a gente começa com Circle of Life e mixou com King of pride rock. Hoje de noite eu posto o vídeo com o nosso show. Mas, pode acreditar em mim, o nosso ficou bem legal também. rsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. Fabio, a torcida é tarefa cumprida, todas receberam 250 pontos, conforme publicada no site na Rachacuca, o troféu de melhor torcida foi só simbolico, oferecido pela Prefeitura Municipal.
    Culturalmente, nossa gincana sempre foi muito mais artística do que as demais, ai se deve a varias tarefas de palco. Solicitação das equipes e estimulada pela Liga.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, valeu pela explicação. O apressadinho ficou achando que só uma equipe ganhava os pontos. Mas daí tenho que fazer uma pergunta: quer dizer que zerar a tarefa só na hipótese de ninguém levantar os braços na hora que a torcida da equipe for chamada?

    Mas, enfim, concordo contigo. A gincana de Charqueadas sempre foi mais artística, as pessoas gostam desse tipo de tarefa e elas fazem parte da cultura do evento. Quem vem de fora é que, as vezes, acha meio diferente. Só que eu vou morrer achando que é muito ponto para tarefa de mais bonito, independente de quem ganhe essas tarefas. Não estou defendendo lado, apenas analisando de uma forma mais fria.

    ResponderExcluir
  6. Entendo ... a pontuação do show e do desfile é a maior da parte artística, 800/500/300 pontos, pois entendemos que são as tarefa que mais tempo as equipes se preparam. Na real né Fabio, se trabalha sempre com a diferença de pontos 300/200 pontos do show e desfile contra do 150/100 pontos da Rainha e Rei.

    ResponderExcluir
  7. Entendo ... a pontuação do show e do desfile é a maior da parte artística, 800/500/300 pontos, pois entendemos que são as tarefa que mais tempo as equipes se preparam. Na real né Fabio, se trabalha sempre com a diferença de pontos 300/200 pontos do show e desfile contra do 150/100 pontos da Rainha e Rei.

    ResponderExcluir
  8. Se a tarefa vale mais pela parte 'cultural' da gincana e não pela pontuação da mesma então deveria haver maior comemoração com a conquista dela realmente, nunca fui ver os shows em Charqueadas, somente em São Jerônimo realmente é um evento que acho que poderia se ainda mais valorizado do que é hoje. É incrivel em SJ a comunidade toda dentro do ginásio, é de dar inveja a qualquer Gincaneiro do estado !

    ResponderExcluir