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Super Phoenix: Habemus Regina

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Habemus Regina





A Phoenix tem consciência das suas limitações e do que poderia aspirar no show de sábado. A meta, nunca escondemos, seria conseguir o terceiro lugar. Para conseguir esse objetivo, ou pelo menos chegar o mais perto dele, havia dois caminhos a seguir. O primeiro optar por "bater de frente" com as outras equipes, fazendo um show que utilizasse a mesma estrutura e elementos; Outro seria tentar ser o mais diferente possível deles e apostar em um estilo alternativo e apostar que os jurados iriam valorizar essa escolha. Perdemos a aposta. No show de escolha da rainha sempre corre-se o risco de ficar muito bem colocado ou muito mal colocado. Independente do quanto você invista no show. Quando você tenta ser diferente, esse risco aumenta. Portanto, nada a reclamar da nossa colocação. Corremos o risco.

Quanto as notas do quesito "Desempenho da Rainha", porém, eu não consigo imaginar o porquê dos jurados terem avaliado mal a nossa rainha, aliás, minto, eu imagino, eles consideraram que a rainha faz parte do "conjunto do show" ou que ela faz parte do "cenário"... só pode ser isto. A Débora, que dizer, a Carlota, fez uma grande apresentação!  Cantou, interpretou, apresentou o roteiro para os jurados (fato inédito onde arrancou aplausos dos doutos julgadores). A Débora literalmente se transformou na personagem, "mas ela não dançou" dirá alguém. PELO-AMOR-DE-DEUS !!! O Show não é um concurso de dança !!! Se fosse, e se fosse levado a sério esse quesito, aliás, teríamos problemas, todas as equipes, por que dançar não é só estar no rítmo e ter vontade, há de se ter técnica, postura, um bocado de estudo e, vamos dizer a verdade, somos amadores bem intencionados em uma cidade famosa por ter um grande show, mas que não tem uma academia de dança (vá entender). Antes de alguém ler isso aqui e interpretar já vou dizendo "não estou dizendo que as notas das outras foram injustas, só estou dizendo que as notas da Débora é que foram injustas". Cada um com seu problema.


Quanto a avaliação geral dos jurados, aliás, que coisa espetacular! Que gente mais sapiente, culta, decidida e capaz. Nada contra o resultado do show, que vou falar em post separado, mas contra as notas dos doutos senhores que vem de terras distantes para "avaliar" a nossa competência.

Pelo menos CINCO jurados, de um total de oito, eu disse CINCO jurados, deram notas EXATAMENTE IGUAIS.

Phoenix (não importa o quesito ) 9,8
Poupança (não importa o quesito ) 9,9
Medonhos (não importa o quesito ) 10,0
Força SK (não importa o quesito ) 10,0
Águia (não importa o quesito ) 10,0


Que dizer que para CINCO dos doutos e sapientes jurados só havia uma certeza, independente do quesito, já se sabia o último lugar e o penúltimo lugar. Quanto ao vencedor... Para esses cinco "experts", Medonhos, Força SK e Águia eram iguais. Cheguei a temer pela moedinha para decidir a vencedora.

Eu sei lá se os doutos combinaram as notas. Mas que parece, parece. Por que, em um intervalo entre 9 e 10, cinco equipes e vários quesitos, todos terem exatamente as mesmas notas mas... enfim...

Apostamos mal nossas fichas e perdemos. Derrota aceita e já assimilada. Nada apaga, porém, o sentimento de que realizamos exatamente o show que foi planejado. Nosso elenco está de parabéns por ter comprado essa ideia bastante ousada e se entregado ao tema. Vocês foram demais. Assim como demais foi o pessoal do barracão que trabalho muito nesses últimos dois meses para fazer o melhor possível. E, sempre é bom lembrar, muito obrigado a galera que trabalhou nos bastidores do show ajudando a carregar cenário, levantar (e derrubar) cortinas, e ajudar no que fosse preciso.

Agradecimento, também, mais que especial, para o pessoal da equipe SóPráNós que nos ajudou muito no show. Vocês foram demais!

Parabéns pessoal.

Para quem não viu o show, segue o nosso roteiro:

Equipe Phoenix
Tema: Carlota Joaquina
Breve Resumo:
Carlota Joaquina de Bourbon (22/4/1775-7/1/1830) nasce no Palácio de Aranjuez, na Espanha. Filha do rei espanhol Carlos VI, casa-se com o príncipe herdeiro de Portugal ainda menina – ela, com 10 anos. Logo começam suas desavenças com o marido, que culminariam em conspirações e traições.  No entanto, com o bloqueio continental decretado por Napoleão Bonaparte em 1807, é obrigada a mudar-se com a corte portuguesa para o Brasil, país que renega e chama de "terra de negros e carrapatos". Descrita como "quase horrenda" por diversos historiadores.  Ambiciosa, violenta, pretendeu logo dominar a vontade de seu marido, e dirigi-lo nos negócios internos e nos do Estado. Não se submetendo o regente, começou a olhá-lo com desprezo e desdém, convertendo o lar doméstico em contínua luta, cujos menores incidentes eram discutidos e comentados nas praças públicas. Era conhecida também por seu apetite sexual feroz, se envolvendo com soldados da guarda real, nobres da realeza e também escravos. Em 1821, por causa da Revolução do Porto, retorna a Portugal. Recusa-se a assinar a Carta Constitucional e alia-se ao clero e à nobreza para tramar a Conspiração da Rua Famosa, movimento absolutista descoberto em 1822. Como punição, é confinada na Quinta do Ramalho. Após a morte do marido, em 1826, apoia o golpe do filho Miguel contra a rainha dona Maria II, filha de dom Pedro I. Com a derrota de dom Miguel, é presa em Queluz, onde morre.

Descrição do Espetáculo:
Carlota Joaquina, produzido pela equipe Phoenix, é um musical original que satiriza a vida da princesa a partir do compromisso estabelecido entre Espanha e Portugal para o casamento com Dom João, príncipe português. O Espetáculo retrata ainda a vinda da família real para o Brasil e as peripécias da então imperatriz em terras tupiniquins.

Resumo das Cenas:
1° - O Aviso do Casamento: Carlota com então 10 anos de idade é avisada sobre a aliança da Espanha e Portugal, dessa forma o casamento acontece e de forma nada planejada Dom João assume o trono de Portugal. A falta de sintonia do casal real é o ponto central da cena.
2° - Ameaça Napoleônica: Com o bloqueio continental decretado por Napoleão a única saída encontrada por Dom João é Fugir com a família a parte da corte portuguesa para o Brasil em uma longa viagem.
3° - Chegada da Família Real ao Rio de Janeiro: A Decepção de Carlota com o lugar é evidente, porém alguns nativos agradam os olhos de Carlota.
4° - Eu te odeio Juan: Nessa cena Carlota lembra quando ainda tinha 10 anos de idade e critica duramente a postura e atitudes do Rei, porém como quem tem telhado de vidro não deve jogar pedra no telhado dos outros, Carlota recebe a resposta em alto em bom tom. A Imperatriz deixa claro também as suas intenções políticas em terras tupiniquins.
5° - Dessa terra eu não levo nem o pó: Carlota não tem vergonha de expor o seu “amor”, de maneira bem humorada ela canta e festeja a possibilidade de deixar terras tupiniquins e retornar para Portugal.

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