Performancing Metrics

Super Phoenix: Identidade

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Identidade


O show de escolha da rainha da gincana é uma competição a parte. Tem alguns anos que digo e escrevo isso. É tão importante que é a única tarefa que dá direito, ao vencedor, de fazer carreata pela cidade, ou seja, tarefa com status de título conquistado. Isso eu também já escrevi. Também já escrevi que um dia a gente teria que desfazer a confusão entre show/evento e tarefa de gincana e, infelizmente, vou ter que escrever sobre isso novamente.

Serei breve porque a vida segue e tem desfile na sexta e gincana no final de semana, o show, portanto, termina hoje para a Phoenix.

Primeira coisa que TODOS deveriam saber. A ORGANIZADORA DA GINCANA, BLACKOUT, NÃO TEM NADA A VER COM O SHOW. ELA NÃO PUBLICA A TAREFA. ELA NÃO CONTROLA A TAREFA. ELA NEM PONTUA OU PUNE AS EQUIPES DURANTE A EXECUÇÃO DESSA TAREFA.

Para cuidar de todos os aspectos do show foi criada a figura do delegado. Cada equipe indica uma pessoa para resolver as dúvidas e controlar se as equipes seguem as regras estabelecidas para o show e, se for o caso, aplicar as punições.

Vou começar pelo que houve com a Poupança. Durante o cumprimento da tarefa houve um azar terrível. Faltou luz e isso prejudicou de forma irreparável a apresentação deles. Todas as outras equipes se apresentaram em condições normais.
Diante desse fato surgiram três teses (que tudo é tese):
a) Tarefa cumprida. As equipes receberiam sua colocação normal do show, ou seja, primeiro, segundo, terceiro, etc... Porém, a pontuação seria a mesma para todas;
b) A Poupança receberia pontuação de primeiro lugar. Nesse caso, materia-se a ordem do show porém, a poupança, independete de colocação receberia a mesma pontuação daquela que ficasse em primeiro lugar.
c) Não alterar nada e seguir a pontuação conforme a colocação atribuída pelos jurados.

Os delegados optaram pela alternativa "c". Vejam como o show é bem diferente de uma gincana. Vamos imaginar que nesse próximo sábado uma equipe qualquer seja prejudicada durante a execução de uma tarefa de forma irreparável, ou seja, todas as outras cumpriram normalmente a tarefa, mas uma delas, somente uma, será prejudicada. O que a organizadora deverá fazer?  O procedimento normal de uma organizadora, uma vez que a poupança não tinha como se apresentar de novo e o prejuízo era irreparável, seria, normalmente, o de "anular" a tarefa dando a mesma pontuação para todos (aliás, isso aconteceu em Taquara esse ano); Como é um show/evento a escolha foi a mais adequada para o show/evento.

O segundo fato foi a confusão gerada por ordens e contra-ordens. Com a confusão estabelecida, dispensaram a poupança de cumprir o tempo de montagem e desmontagem do cenário. Muito justo. Só que as equipes não ficaram sabendo disso e seguiram controlando o tempo deles. No final, todo mundo queria saber se haveria punição por descumprir o tempo. Daí dele explicação para entender o que aconteceu. O mesmo para os jurados que acharam que a apresentação tinha acabado uma vez que mandaram fechar as cortinas. Resumindo, como é um show/evento pessoas que não os delegados interferem na mesma em nome do "bom senso" e do que é melhor para o show/evento.

O terceiro fato foi a confusão em relação as "esperas" da Medonhos. "Espera" é uma roldana colocada no teto do ginásio utilizada para tracionar, através de cordas, o teu cenário ou, até, alguém que esteja pendurado sobre o palco. O que se diz (eu não sou delegado e nem estava acompanhando a montagem das equipes) é que a FSK teria retirado as cordas de uma das esperas da Medonhos (pode ter sido até sem querer naquela pressa de montar ou desmontar o cenário). O fato é que está no regulamento do show que há uma punição de 0,5 por fazer isso. Pois bem, fiquei sabendo que houve uma reunião dos delegados para VOTAR a punição a FSK. Votação entre equipes para decidir se iremos aplicar o regulamento!!! Não tem como dar certo. No final nem votação teve e a FSK não foi punida. Não sei se porque ela não fez o que disseram que fez, ou se foi porque se chegou a conclusão de que o melhor para o evento era que ficasse por isso mesmo. Mais uma grande diferença de tarefa de gincana para show/evento/espetáculo.

Durante uma gincana, quem decide quem pontua ou não, se há punição ou não, é a organizadora, não as próprias equipes interessadas. Esses detalhes, que passam batido quando as complicações são menores, devem ser aperfeiçoadas para os próximos anos. Regulamento para que se tem que votar para saber se ele deve ser aplicado ou não?

Teoria da conspiração. Li alguns gincaneiros de facebook levantando teorias conspiratórias no face sobre o show das equipes. Juro que não entendi nada. A organizadora não está envolvida com o show, o que houve com a Poupança foi um acidente causado por uma falha técnica que nada teve a ver com sabotagens e afins. Até porque se alguém fosse sabotar alguma apresentação pensando em resultado de gincana não seria ali. Tinha gente mais graúda para ter o disjuntor desligado.

Essa onda de favorecimento em gincanas está muito ruim. Todo mundo desconfia de todo mundo e quem ganha sempre tem que dar explicações. Eu não vi nada disso no show. O que eu vi foi que ganhou quem poderia ter ganho e perdeu que poderia ter perdido. Só isso.

Mas nem tudo foi tragédia. O show teve vários fatores positivos:

As torcidas conviveram pacificamente. Não vi, nem fiquei sabendo de qualquer confusão.
A organização dos bares estava muito melhor esse ano. A ideia dos ambulantes foi ótima.
Grande presença de público. Muita gente prestiando o evento.
O show da Ferrovia 66 foi bem legal, apesar do velhinho aqui ter achado um pouco alto.

Agora tudo é gincana. Tem desfile na sexta. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário