Performancing Metrics

Super Phoenix: Sobre o show 2013

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Sobre o show 2013


O primeiro post foi sob a ótica peculiar de um torcedor da Phoenix sobre o que aconteceu no show. Neste tentarei descrever o show sendo o mais neutro possível.

O que eu acho mais legal no show das equipes é a reação de quem nunca esteve aqui ao assistir ao show pela primeira vez. Só então as pessoas entendem o porquê da gincana de São Jerônimo ser uma das maiores do estado e referência para um monte de gente. Esse é o grande ponto a favor do show das equipes e talvez seu maior mérito. Somente quem vem até aqui assistir ao vivo entende o que é o tal show e por que a gente fica tão aflito com ensaio geral, com fazer o cenário, etc... A coisa é grande meus amigos.

No post anterior já falei sobre o show da Phoenix e sobre a atuação dos jurados. Agora chegou a hora de breves comentários sobre cada equipe e o resultado do show.
(na ordem do resultado)

Força SK
- Eleito pelos jurados como o melhor show da noite.
"Em uma misteriosa floresta no interior de um vulcão, existe um mundo extraordinário. Um lugar onde tudo é possível." Não era o Varekai, mas lembrava. O show dos caras foi pura competência técnica. Eu estou gostando cada vez mais dos shows desses caras, por que eles não ficam presos a uma fórmula e tentam ser diferentes. Isso tem que ser valorizado. A cena "estilo anúncio do próximo rei Leão" foi bem legal, talvez a melhor da noite. Eles ousaram em reduzir a velocidade no final do show e eu achei que ali eles correram riscos, pois a Águia tem uma estrutura de show que, ao contrário, acelera no final. Mas nada disso, os jurados já estavam conquistados e eles, já no primeiro ano, podem fazer carreata e gritar "é campeão". Vencedora com méritos.

Águia de Fogo
A Águia tem, como já disse antes, uma estrutura de show mais conhecida por quem está acostumado a assistir aos shows da gincana. É uma bela estrutura e que é muito bem executada sem dúvida... O cenário evoluiu em relação aos últimos anos e estava muito bonito. A história também foi bem contada e fizeram um grande show. Gostei muito da trilha sonora. Gostei do Skank no final, embora fazer/realizar coreografia para rock seja bem mais complicado por que a energia da música é bem diferente de um som mais pop (lembrei na hora do final com o U2 que me passou a mesma impressão). Enfim, digo novamente, um grande show. A surpresa foi terem perdido o show justamente nas notas de elenco e rainha, mas uma hora aqueles jurados teriam que parar de dar 10 para três equipes e teria que haver um desempate.

Medonhos
A Medonhos me surpreendeu pelo tamanho do seu show. Eu achei que seria menor que os outros anos mas, nada disso, vieram com um show grande, cheio de efeitos, cenários que viraram, abriram, tinha neve, efeitos, enfim, tudo para impressionar os jurados. Deu certo. Quase, mas quase mesmo, ganham o show. E por menos que isso, quase nada, ficam em segundo lugar. Acho que a diferença para a Águia foi um décimo. Parabéns para eles.

Poupança
Cara, que azar. A Poupança fez o seu melhor show dos últimos cincos anos com certeza, talvez até mais. A ideia da projeção foi genial, de usar o espaço ao lado do palco também, o cenário estava muito legal. Tudo ia muito bem para a Poupança até que aconteceu uma coisa inédita nos shows, faltou luz! Segundo me disseram, o gerador que fornecia luz para o palco teve um problema e a energia foi cortada no final da apresentação da Poupança. A situação foi tão inusitada que ninguém sabia o que fazer. Depois de muito conversa, a poupança começou de onde tinha parado e fez novamente o final da sua apresentação, mas, daí, já não foi a mesma coisa.
Eu nem sei dizer o que passou pela cabeça do elenco e da equipe em uma hora dessas. Aqui posso deixar os parabéns para a Poupança pelo show. Impossível dizer o quanto esse problema afetou as notas dos jurados. Eu lamentei muito o que aconteceu por que todo mundo sabe o trabalho que dá fazer esse show, o quanto de carinho todo mundo tem por colocar seu show em cima do palco. Enfim, realizaram um ótimo show e tiveram azar.
(sobre todos os desdobramentos desse, e de outros eventos paralelos, inclusive a teoria da conspiração, haverá post separado)

Todos os anos é mais ou menos a mesma coisa. Quem vence o show comemora e tem a certeza de que o seu show foi o melhor. Quem perde acha que houve injustiça e que os jurados são cegos e etc... Isso faz parte do foclore da gincana e, de certa forma, ajuda a alimentar uma rivalidade sadia que fez o show chegar onde chegou. Está muito complicado de participar de forma competitiva. A equipe que quiser seguir esse caminho terá que trabalhar duro, muito duro, ter recursos, tempo, vontade, e muita paciência. Eu acredito que o resultado foi justo dentro daquilo que os jurados valorizaram como atributos para eleger a campeã, o show de maior impacto. Os quesitos não foram observados com praticamente nenhum rigor. Apesar disso, ou seja, mesmo que os jurados tivessem observado os quesitos com rigor, não haveria melhor vencedora do show do que a Força SK. Que a força esteja com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário