Performancing Metrics

Super Phoenix: Mérito

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mérito

Causa e consequência! Persevera e triunfarás! Sucesso só vem antes do trabalho no dicionário! Todos nós temos a tendência a acreditar que os frutos do nosso trabalho são obtidos diretamente das nossas boas ações, ou seja, se venci é por que fui dedicado, motivado, trabalhador, inteligente e, portanto, merecedor da vitória. Ocorre que talvez a relação entre sucesso e fracasso, vitória ou derrota, não seja tão direta quanto a gente gostaria de imaginar que fosse. Há uma boa dose de aleatoriedade, de eventos sobre os quais não temos controle, que nos afetam sem que a gente perceba. Como esse é um blog sobre gincanas, trarei esse assunto para esse universo.

É evidente que aquele que trabalha, que "faz por onde", está mais perto do sucesso do que aquele que nada faz para ajudar a sua "sorte". Isso, talvez, não precise ser explicado. O que necessita ser compreendido é que além do trabalho e dedicação há fatores que irão influenciar no teu desempenho para os quais você não tem controle. Imagine uma equipe que passou o ano inteiro fazendo gincanas internas, participando em várias cidades, estudando organizadoras, simulando possíveis tarefas, enfim, fazendo tudo o que a cartilha diz que deve ser feito para vencer. Ela irá vencer? Não se sabe. Por que, do outro lado, também pode haver alguma outra equipe que se preparou na mesma medida. Pode acontecer de escolherem uma organizadora que não se conhece, podem inventar um novo regulamento, pode acontecer de você entregar tarefas em envelopes trocados, perder um horário, entregar o objeto errado, entregar uma tarefa no local errado. Esse é o famoso SE. SE eu tivesse chegado antes... SE eu tivesse conferido antes de entregar... SE eu tivesse ido ao local certo... E o SE, normalmente, faz parte do resultado de quem perdeu. O SE é o aleatório de almeida.

Óbvio que todas as equipes que vencem tem seus méritos. Nem que seja o mérito de ter tido menos azar que as outras. rsrsrsrs. Só que quando se vence, não se deve deixar que a vitória obscureça o fato de que muitas vezes ganha quem erra menos e não quem acerta mais. O trabalho deve ser diário e deve fazer parte da rotina de uma grande equipe, porém não deve ser só trabalho. Se for só trabalho deixará de ser uma diversão e passará a ser negócio. Antes de trabalhar vamos pensar em nos divertir, que o resultado virá ao natural... ou não. Por que na verdade, o resultado não é o mais importante, o mais importante é o que a gente é e a imagem que a gente tem. Eu prefiro que a Phoenix tenha uma imagem positiva, daqui há dez anos, mesmo vencendo menos, do que vencer todas e ter uma imagem ruim. Romântico? Nem tanto.

Há dois vencemos em São Jerônimo e não acho que tenhamos trabalhado mais ou sejamos melhores do que as outras equipes. O que eu sei é que trabalhamos bastante, nos dedicamos e tivemos a sorte do Aleatório de Almeida não ter nos derrubado. Poderia ter acontecido em 2010, onde conseguimos entregar duas tarefas no local errado. Poderia ter acontecido com o regulamento esse ano. Aliás, quer influência maior do Aleatório de Almeida do que o resultado do show? Quem diria, antes do show, que estavamos entre as três? Só o Seco. Todas as equipes trabalharam bastante, todas foram a todos os lugares e fizeram o possível para vencer. Infelizmente, só uma chegaria em primeiro e deu o acaso de ser a gente, poderia ser outra. Não será nada absurdo termos uma nova vencedora no ano que vem.

Portanto, o mérito da vitória, existe, é inegável, mas faz parte do jogo um pouco de sorte, de imponderável, de contar com os favores do Aleatório de Almeida. O ano ainda não acabou e o senhor Almeida ainda irá visitar Rolante e Gravataí. Que as equipes dessas cidades estejam preparadas para minimizar suas ações ou para aceitar que tem coisas que a gente não pode mudar independente de merecermos ou não.

Até +

10 comentários:

  1. Acho que assim, tem que te preparar, montar uma boa equipe e dividir bem as tarefas, mas isto não garante que tu vai ganhar, só aumenta as tuas bastante as tuas possibilidades. E a sorte geralmente vem em consequencia de um bom trabalho. Mas quanto a ganhar com boa imagem ou ruim não vejo assim, se ganho é por que teve mais astucia e se não foi beneficiado pela organizadora, ganho por que teve méritos. Se a organizadora ratio(sem intensão é claro) e eles conseguiram alguma informação que beneficio sua equipe, ponto pra eles, se ligaram na falha e foram mais espertos. Cabe a organizadora blindar suas informações para não vazar nada.
    Em gincana todo mundo é ninja ninguem é ingênuo, ratio ja era....

    ResponderExcluir
  2. Grande Daniel. Tem uma frase, acho que é do Tiger Woods, que diz "Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho". Tá, é uma boa frase e tem sua dose de razão. Mas é só uma boa frase. Óbvio que a prática, principalmente em um esporte, está relacionada ao desempenho. Mas uma gincana está longe de ser esporte. Tem muita sorte envolvida, inclusive ter aquele objeto na tua casa, que os outros não vão conseguir.

    Quanto a questão da imagem, tu levou o assunto para um lado que eu não estava pensando quando escrevi. Não estou falando da gincana de A ou B, mas do geral. Mesmo o acaso de conseguir algo antes faz parte do que falei, acaso. Até onde eu conheço todas as organizadoras são honestas. Nunca vi equipe sendo favorecida com tarefas antes ou durante a gincana. Se alguém viu que fale e prove.

    ResponderExcluir
  3. Cara, que tão bem escrito. Admiro muito a equipe de vocês. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. É o que eu sempre digo: Integração Interequipal. O que vem depois é consequência!!! Hehehe

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Mestre Fabio... Claro que tem que dar a liga, mas de que adianta a sorte se não tiver organizado? Dai entrega errado, lugar errado, sem a idenficação necessária? Entendeu, tem que estar o mais preparado possível, isto vai garantir a vitória, não! Mas eleva as tuas possibilidades consideravelmente, ai se tiver os Deuses conspirando a teu favor, é só correr para o abraço!!!!
    Quanto a imagem eu falo de um modo geral sim, todos tentam ser os mais espertos.
    O que mancha a imagem de uma equipe na minha opinião, é ser agressiva, no sentido literal da palavra, faltar com o respeito, ser desleal, isto sim mancha a imagem de um equipe!!!
    E quanto a organizadora nunca vi, nenhuma que não fosse honesta. Mas não descarto que um dia isto possa acontecer...

    ResponderExcluir
  7. Pois então, é exactamente sobre isso a que eu me refiro no post. Dá para ganhar 100 vezes seguidas e mesmo assim as outras equipes não te acharem o "lado negro da força". rsrsrsrs. Isso eu dizendo, claro.

    Evidente que cada equipe tem o seu perfil de comportamento. Tem que ser assim e acho ninguém que mudar seu jeito de ser por causa de A ou B.
    Opinião, claro.

    Quanto mais justa for uma competição, melhor ela será e para quem dela participa. É isso.

    Mas eu acho que a gente está se dibicando, dizendo a mesma coisa. rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  8. É que na verdade tu é mestre né, e eu um simples aprendiz, ainda bem no fim das coisas, nossas opinões seguem para o mesmo caminho, sinal que o Daniel San aqui ta aprendendo direito as coisas com o mestre Sr. Fabio Miyagi. eheheh Abraço

    ResponderExcluir
  9. Começo a captar agora a grandiosidade das gincanas no RS, coisa que só ouvi falar nos últimos meses. De repente a organização dos eventos do meu esporte (paintball) se tornou uma coisa tão pequena que chegou a bater uma tristeza agora... hehehe
    Conseguir comemorar 5 aniversários de uma equipe, seja do que for, é uma grande conquista. Parabéns a todos!!!

    ResponderExcluir
  10. ADÃO
    A mensagem é a seguinte galera: nada vale a a pena quando a dignidade é pequena, tudo fica melhor quando quando apesar da derrota a amizade fica maior

    Filósofo desconhecido,rsrsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir