Performancing Metrics

Super Phoenix: Quanto vale uma organizadora?

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Quanto vale uma organizadora?

Vamos começar esse post pelo básico. Afinal de contas para que serve uma organizadora de gincanas? A principal função de uma organizadora de gincanas é elaborar as tarefas que as equipes terão que cumprir durante a gincana. A qualidade com que a organizadora cumprir essa função irá influenciar decisivamente em como ela será vista pelas equipes participantes. Por qualidade entenda-se a originalidade, a clareza, as regras bem definidas, a distruibuição de pontos e de tipos de forma adequada e a apresentação das tarefas. Essas são premissas básicas. Se essas forem atendidas, passaremos a observar outros fatores como confiabilidade, segurança e firmeza na tomada de decisões, pontualidade, bom relacionamento com as participantes, capacidade de ouvir e assimilar críticas, e o zelo pelo bom andamento do evento.
Tudo isso, e muito mais, fazem uma organizadora ser conhecida e respeitada. Todas as grandes possuem essas boas características e, geralmente, essas são as mais lembradas na hora da escolha de quem vai comandar o evento.

Pode parecer bobagem, mas a escolha de uma organizadora tem influência até na importância da gincana. Gincanas em cidades menores podem se tornar grandes, graças a presença de uma boa organizadora. Por quê? Ora, porque várias pessoas irão participar, ou acompanhar via internet, devido a quem está organizando. A repercussão será grande, essa é a verdade. Isso quer dizer que a escolha de uma organizadora é de suma importância para o sucesso da gincana. Essa escolha deve ser feita com todo o cuidado. A escolha pode cair sobre uma já consagrada ou sobre uma emergente, tanto faz. Porém, os critérios para essa escolha devem ser feitos com a razão, não com a emoção ou argumentos do tipo "se essa for eu tenho mais chances de ganhar".

Um fator que sempre é lembrado nessas horas é o financeiro. Quanto devemos pagar pelos serviços de uma organizadora? Não sei. Não há uma tabela e cada um cobra o que achar melhor. As vezes se cobra menos para entrar no mercado, em outras se cobra mais, famoso "preço a não fazer". Tem de tudo, até o valor justo. Contudo, sempre tem alguém, em alguma liga, para dizer mais ou menos o seguinte "Estão pagando muito para a organizadora", "Os caras querem ficar ricos", "É um absurdo o que estão cobrando" e etc.. etc... Fora que depois da gincana sempre tem outro para dizer "a organizadora vem aqui enche os bolsos e mimimi, mimimi, ...".

Primeiro que eu não acho que alguém encha os bolsos fazendo gincana. Vamos imaginar uma organizadora que possua cinco integrantes e cobre oito mil reais pelos seus serviços. Cada integrante teria direito a um valor bruto de um mil e seiscentos reais. Ficou rico? Não. Principalmente por que o envolvimento para fazer uma gincana, uma das boas quero dizer, não é de apenas um final de semana. Envolve várias reuniões, viagens até a cidade para conhecer o local e tirar fotos, além de outros custos indiretos. Fora a incomodação, que não tem preço, e o fato de não se organizar uma gincana por mês. Acho que quem organiza faz muito mais por amor do que por dinheiro. Isso eu acho.

Segundo que cada um cobra o que acha justo e quem quer contratar decide se paga ou não. Normalmente o processo de negociação é esse mesmo, se alguém te oferecesse o mesmo que você está oferecendo pelo produto dele, você ficaria ofendido. Mas, como é você que está comprando, faz a proposta mesmo assim. Sim, estou forçando um pouco a barra.

Mas, afinal de contas, quanto vale uma organizadora?

3 comentários:

  1. Muito bom... sem dúvida é por conta desse hobby que todos nos gostamos. Fazer gincana "não tem preço". Já o valor que uma organizadora cobra, certamente será pelo trabalho (tarefas, materiais e tudo que envolve a gincana) que será apresentado.

    Abraço,
    Ricardo Monteiro
    Equipe Infinitum

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio tudo bem!

    Muito bom seu post... Não poderia deixar de compartilhar mais uma vez minha opinião.
    Realmente organizar uma gincana não tem preço... Vale lembrar que em todas organizadoras que conheço, seus integrantes possuem suas profissões, onde recebem mensalmente seu salário, e vou dizer, certo que é mais do que se ganha em uma gincana...
    Realmente o valor oscila, mas é uma questão de valorizar seu próprio trabalho, cada uma cobra o que acha que merece, sem contar que os custos são bem altos... Contando uma gincana padrão, onde se vai no mínimo em 3 reuniões, mais 2 ou 3 vezes para fazer levantamento, baile, desfile e mais gincana, se somados os quilômetros rodados, os apoios que são pagos separados, alimentação e tudo o mais, o lucro da gincana fica é todo na oficina no término da gincana, na hora de fazer uma revisão do carro hehehe... Ou seja, não sobra nada para poder embolsar!
    Os custos variam sim de organizadora para organizadora, e cada uma tem seu preço!
    Mas acima do preço, o importante é a organizadora fazer com amor e carinho a gincana, se dedicando, para que no final, consiga agradar a maioria dos gincaneiros! Este é o valor que realmente conta para quem é organizador!!!
    Abraços

    ResponderExcluir